Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

No Agreste, Fátima e o PT debatem desenvolvimento região e eleições



Políticos, gestores, dirigentes e a militância petista de todo o Agreste se reuniram neste sábado (10), em Santo Antônio, no Seminário “O PT Debate o RN”. Presença da deputada federal Fátima Bezerra, do deputado estadual Fernando Mineiro, da vereadora Goreth Orrico e demais vereadores da região. 

“A pesquisa Datafolha, divulgada, mostra que a presidenta Dilma está no rumo certo. A retomada do crescimento da popularidade e da avaliação positiva do governo são os primeiros sinais de que a série de iniciativas tomadas pela presidenta (reforma política, educação, mobilidade e saúde) em resposta às vozes da rua foram bem aceitas pela população”, ressaltou a deputada Fátima ao falar sobre a conjuntura política nacional.


Fernando Mineiro destacou em sua fala o caos em que se encontra o governo do Estado, liderado pela governadora Rosalba, do DEM. Petista lamentou que hoje, infelizmente, todos os setores de responsabilidade do executivo estadual passam por problemas.

No debate sobre o desenvolvimento regional, Fátima Bezerra pontuou os avanços na área da educação nos últimos dez anos, dos governos Lula e Dilma. “Muito foi feito nesses dez anos. O Agreste, por exemplo, foi contemplado com dois IFRNs, um em Nova Cruz e outro em Canguaretama.

Desafio agora é a retomada do papel na UFRN na região. Nesse sentido, já foi realizado debates e audiências com a presença da reitora Ângela Paiva. Iniciativa que resultou na elaboração de um novo plano de expansão do ensino superior no RN. Documento encontra-se em analise no MEC”, informou a deputada.

Participaram do seminário o presidente do PT-RN, Eraldo Paiva, o secretário de Relações Institucionais Olavo Ataíde, além do vereador Dário do Sindicato; da vereadora Márcia Nelo, de São José de Campestre; do vereador Eduardo Pereira (Gugu), de Serra de São Bento; do diretor regional do SINTE, Marcelo Assis, dentre outros.


Emoção, orgulho e alegria marcaram a inauguração do novo PSF em Florânia


Num clima de grande alegria e emoção, o prefeito Júnior de Januncio inaugurou na noite de sexta-feira (09), o novo PSF em Florânia. Visivelmente emocionado e orgulhoso, Júnior agradeceu o apoio de sua equipe e o esforço da Secretária de Saúde, Iluska Alves.
O novo PSF recebeu o nome do saudoso médico Dr. José Aurélio de Medeiros, que tanto contribuiu com a saúde floraniense. A emoção também tomou conta do médico Dr. Giordano Bruno, que agradeceu o empenho do prefeito Júnior de Januncio e citou algumas ações que tem garantido melhor qualidade a saúde pública no município.

Fonte: Blog do

Tonny Washington 
Florânia

Prefeito Padre Jocimar Dantas faz entrega de laptops a alunos da Zona Rural


Aconteceu na noite desta sábado (10) na Unidade Escolar Manoel Regino dos Santos na comunidade Quipauá, Zona Rural de Jardim do Seridó a solenidade de entrega de laptops para os alunos do ensino fundamental daquela localidade, beneficiados pelo Programa Um Computador por Aluno do Governo Federal. Os estudantes também contarão em breve com internet Wi-Fi (sem fio) para fazer as suas atividades pedagógicas.  


A entrega foi feita pelo Prefeito Padre Jocimar Dantas (PMDB) e pela secretária municipal de Educação, Marecilda Bezerra. Na ocasião, os pais assinaram um termo de responsabilidade, assumindo um compromisso de acompanhar os seus filhos para o zelo do equipamento. “Enquanto o aluno estiver matriculado nesta unidade escolar, o computador estará com ele, inclusive, pudendo levar para a sua casa”, disse Marecilda.  


Ainda participaram do evento à diretora do Centro Municipal de Ensino Rural Mariinha Sampaio, Milena Souza; a ex-diretora, Sônia Azevedo (passará a ser professora universitária); professoras da escola: Maria das Vitórias e Maria das Dores; presidente do Conselho Escolar, Elite Menezes; representante dos alunos, Lucas Medeiros e o vereador, Francisco José (PMDB).

Na oportunidade também foi comemorado o Dia dos Pais. O Prefeito Padre Jocimar falou da importância da educação e os avanços da tecnologia. “Eu só vim ter acesso a um computador quando eu tinha os meus quinze anos de idade e hoje estas crianças estão tendo essa oportunidade. Quero pedir aos pais que incentive os seus filhos ao estudo, pois só assim alcançarão os seus objetivos e finalizo desejando um Feliz Dia dos Pais”, declarou.

Professores da rede estadual decretam greve por tempo indeterminado


Destaque na Tribuna do Norte - Os professores da rede estadual de ensino confirmaram as expectativas e decretaram greve na manhã desta segunda-feira (12), durante assembleia da categoria na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. Os professores têm nove pontos em pauta de reivindicações ao Governo do Estado. Aulas já estão suspensas.
Entre os pedidos dos professores está o pagamento das horas de trabalho excedente aos professores, pagamento da carga suplementar e das gratificações dos diretores e vice-diretores, que foi cortada no mês de julho, além do pagamento aos professores recém ingressos que estão sem receber. A decisão pela greve é uma forma de pressionar o Governo a abrir negociação com a categoria.

Wilma prestigia cultura no fim de semana


A presidente do PSB Wilma de Faria prestigiou lançamentos de livro neste fim de semana, além de show humorístico dos potiguares Mafaldo Pinto e Gleydson Almeida, que imita a ex-governadora através do personagem “Ilma de Farinha”.
Na sexta-feira (09), Wilma foi ao lançamento do livro "O bem jurídico-penal", de André Mauro Lacerda Azevedo e Orlando Faccini Neto, e depois seguiu para São Gonçalo do Amarante, onde ao lado do prefeito da cidade, Jaime Calado, assistiu ao espetáculo humorístico.

Já na manhã desse sábado (10) Wilma foi ao lançamento da antologia "Escritoras do Rio Grande do Norte". Organização de Constância Lima Duarte e Diva Maria Cunha Pereira de Macedo.


Greves: Policiais e servidores do ITEP fazem ato conjunto


Categorias farão passeata até o Alecrim onde farão panfletagem à população


Com o início da greve do ITEP na manhã desta segunda-feira (12), se somando a dos policiais civis, que entram para a segunda semana de paralisação, as categorias decidiram em assembléia esta manhã que farão mobilizações nas unidades das instituições para fortalecer a mobilização, além de fazerem ato público à tarde.

A partir das 14h, eles se reúnem novamente na sede do SINPOL, onde devem sair em passeata em direção ao Alecrim. Uma concentração deve ocorrer na Praça do Relógio, quando informarão à população sobre as razões que levaram os servidores do ITEP e agentes e escrivães a deflagrarem estas greves. Também informarão sobre os serviços que estão suspensos.
  
SOLICITAÇÃO
Diante das tentativas frustradas de negociação com a comissão governamental presidida pelo secretário de Administração Alber da Nóbrega, canal suspenso na semana passada, o SINPOL tenta mais uma vez ser recebido por quem pode, se assim quiser, avançar no diálogo com os servidores do ITEP e policiais civis, ou seja, a governadora Rosalba Ciarlini ou secretário-chefe da Casa Civil Carlos Augusto Rosado.

VERDADE
O SINPOL prova, através de ofícios, que diferente do que o Governo do Estado vem informando: a greve do ITEP foi, sim, informada. Os comunicados sobre a paralisação por tempo indeterminado foram protocolados no dia 7 de agosto passado, um dia após a aprovação pela assembleia da categoria, ao secretário chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado, ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha e ao diretor geral do ITEP, Nazareno de Deus.

Presidente da Câmara participa de homenagem pelos 25 anos da ENAP


Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, participou nesta segunda-feira (12), em Brasília, da solenidade que marcou os 25 anos da criação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) na gestão do então ministro da Administração, Aluizio Alves. Durante a solenidade também foram comemorados os 25 anos da aula inaugural da primeira turma do curso de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, também prestigiou a solenidade.

Ao discursar para uma plateia de gestores públicos, Henrique Alves reforçou o papel dos servidores de carreiras que gerenciam as principais políticas do governo desde a criação da ENAP por Aluizio Alves. “Quero expressar a minha grande alegria e emoção por entre esses homens figurar o nome de meu saudoso pai, Aluízio Alves. Como integrante do primeiro governo democrático no Brasil, depois de longos e difíceis anos de ditadura militar, Aluízio contribuiu, e isso a história me permite dizer, como poucos, para o grande legado advindo do restabelecimento do regime democrático”, ressaltou o presidente da Câmara.
Henrique Alves ainda destacou a transição política que resultou na Constituição de 1988. “As novas gerações não conheceram as angústias e o medo do retrocesso autoritário que atormentou os brasileiros na década de 80. Da mesma forma, entre os mais velhos, muitos se esquecem da coragem e da luta dos homens e mulheres que se empenharam na grande obra de conciliar os sonhos com a construção do consenso necessário para a feitura da Constituição cidadã”. 

Foi a partir da constituição de 1988 que as transformações vividas pelos brasileiros atualmente começaram. “As grandes transformações por que o País passou nesses últimos anos, como o desenvolvimento econômico, a melhor distribuição de renda, a incorporação de grandes contingentes da população ao consumo e a dignidade, só puderam prosperar no ambiente democrático e inclusivo construído pela geração do retorno à normalidade institucional”, disse o deputado, destacando que desde a constituinte, o debate político, livre e democrático pôde construir o caminho de mais de vinte e cinco anos de avanços econômicos e sociais por que têm passado o Brasil.
Uma das conquistas externadas por Henrique Alves nesses 25 anos foi o ingresso no serviço público através do concurso. 
“Nesse contexto, um dos avanços importantes por que passou o País nos últimos anos foi a institucionalização dos princípios de impessoalidade e da meritocracia para a gestão da coisa pública”. O presidente citou o trabalho dos gestores públicos como exemplo. “A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, criada na passagem de Aluízio Alves pelo Ministério da Administração, é uma ferramenta fundamental para o trabalho de construção de um serviço público de qualidade para o Estado e principalmente para o povo brasileiro”.

Henrique Alves encerrou seu discurso ressaltando mais uma vez a figura do pai. “Aprendi com meu pai que além de honestidade, amor à coisa pública e dedicação, o verdadeiro homem público deve ter a coragem para mudar o país, mas mudar com a convicção dos que vislumbram na mudança a melhoria de vida de toda a população, principalmente daquele mais necessitado e que clama pela ação do Estado para dar dignidade a sua vida e a vida dos seus e dos nossos filhos”.

Ao final do seu pronunciamento, Henrique recebeu uma placa concedida pela ENAP em reconhecimento à iniciativa de Aluizio Alves criando a Escola Nacional de Administração Pública e o apoio que deu ao seu funcionamento durante todo o período em que dirigiu o Ministério da Administração.

A solenidade foi encerrada com uma palestra do professor da UnB, Gileno Marcelino, norte-rio-grandense que integrou a primeira equipe de profissionais formada pelo então ministro da Administração Aluízio Alves para comandar, em 1988, a criação da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Gileno abordou o tema: “A reforma administrativa no contexto da reforma política”.

Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
Twitter: @HenriqueEAlves
Fotos: J Batista
-----
Henrique dedica programa desta terça à saúde e segurança pública

O deputado Henrique Eduardo Alves anunciou que vai dedicar o seu programa de rádio desta terça-feira, dia 13, a gestões que desenvolveu envolvendo duas questões fundamentais para a população do RN:

1 – O credenciamento do Hospital do Câncer de Mossoró para atendimento radiológico;  e

2 – A assinatura de convênio entre o Governo do RN (através da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social) e o Governo Federal (via Ministério da Justiça) com o objetivo de promover o monitoramento eletrônico – 24 horas por dia - das mais movimentadas áreas comerciais de Natal.

O programa “Trabalho de Henrique” está sendo divulgado no portal www.henriqueeduardoalves.com.br, de segunda a sexta-feira, logo nos primeiros minutos de cada dia. O seu conteúdo está disponível para transmissão por todas as emissoras interessadas.

Fátima Bezerra debate Região Metropolitana na UFRN


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) participou, na manhã de hoje (12), da abertura do “Seminário do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal – A Agenda Metropolitana”. Deputada foi uma das debatedoras do evento que acontece até a quarta-feira (14), no auditório da reitoria da UFRN.

Na ocasião, a reitora da UFRN coordenou a Conferência de abertura “Construir a Agenda Metropolitana”, que teve como expositor Luciano Siqueira, vice-prefeito de Recife.
“Sabe quando foi a última vez que o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano se reuniu? Abril de 2010. É um absurdo. Enquanto isso os problemas e desafios se acumulam. Como resolver se não há discussão e planejamento integrado?”, questionou Fátima que foi autora, quando era deputada estadual, da Lei que criou a Região Metropolitana. 

Seminário é uma realização do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com o Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal.
Presenças: deputado estadual Kelps Lima, vereador George Câmara, além de demais representações do executivo e legislativo, gestores, estudantes, acadêmicos, e da sociedade civil.

Prefeitura está concluindo obras de pavimentação na Zona Oeste de Caicó

9251
A Secretaria de Infraestrutura de Caicó está concluindo uma das obras de mobilidade mais importantes para a Zona Oeste. Trata-se da pavimentação a paralelepípedo da Rua Maria Manaia, que liga os bairros Paulo VI, Adjuto Dias e Walfredo Gurgel. De acordo com José Teixeira, secretário de Infraestrutura, já foram concluídos 98% da obra, faltando apenas um pequeno acabamento após a galeria da Rua Manoel Avelino da Silva, que é a extensão da Maria Manaia.

A obra tem uma grande importância, principalmente encurtar a distancia e facilitar o acesso entre os três bairros, que anteriormente era dificultado devido as grandes crateras que existiam na área, e pela ausência de investimentos dos governos anteriores”, disse José Teixeira.

A obra foi uma cobrança da própria população dos três bairros ao prefeito Roberto Germano, que através de parcerias do Município com o Governo do Estado, garantiu a construção da mesma.
No mesmo bairro, a prefeitura de Caicó também vem intensificando a construção do Ginásio Poliesportivo, no bairro Walfredo Gurgel. As duas obras, na opinião de José Teixeira proporcionará, além de facilidade na mobilidade, o lazer para crianças, jovens e adultos das três comunidades. Por Assessoria de imprensa

Florânia vai celebrar a Festa do Santíssimo Sacramento

9256
A Paróquia de São Sebastião de Florânia vai celebrar a Festa do Santíssimo Sacramento. Nascida em 2009 como uma Festa Missionária, se estende por 10 dias, mostrando que Jesus Cristo, presente na Eucaristia é maior que tudo e todos.
O tema da Festa de 2013 será: “No Sacrário da Vida Jesus quer habitar: A Família” e como Lema: “Fica conosco senhor” e acontecerá de 15 a 25 de agosto e ao longo das noites, os pregadores se revezarão na discussão da importância da Família. O Jornal Correio do Seridó dará cobertura a festa com a presença do colunista social, Josimar Tavares. 


Presidente do PMDB de Caicó homenageia ex-ministro Aluízio Alves

9262

Em seu discurso na sessão desta segunda-feira (12) na Câmara Municipal de Caicó, o presidente Lobão Filho (PMDB) fez uma homenagem ao ex-ministro Aluízio Alves, que se estivesse vivo teria completado 92 anos de vida neste domingo (11). Lobão relembrou as campanhas políticas feitas ao lado de Aluízio, e fez questão de destacar a importância que Aluízio teve no desenvolvimento do nosso Estado.
Ninguém chega a ser deputado federal, governador, ministro de Estado se não tiver compromisso com seu povo e com o estado. Aluizio era assim, simples e comprometido com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Uma de suas maiores obras foi ter despertado nas pessoas o sentimento de esperança por dias melhores”, disse.  Por Assessoria de imprensa

Secretária de Assistência Social fala sobre os Cursos do Pronatec em Caicó

Em entrevista ao repórter Paulo Júnior (Jornal Correio do Seridó), a Secretária Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Soraya Dias anunciou a realização de vários cursos do Pronatec, no município de Caicó, zona urbana e rural.
Soraya disse que os cursos do Pronatec vem acontecendo desde fevereiro, com a participação dos parceiros IFRN, SENAI, SENAC e SENAR e já foram capacitadas mais de 500 pessoas.

Foi feito um novo convênio com a Escola Agrícola de Jundiaí, através da UFRN e serão ofertados novos cursos. 

No Distrito da Palma serão realizados os cursos de Auxiliar de Técnico de Agropecuária, Bovinocultor de Leite. Na zona urbana, os cursos serão de Auxiliar de Cozinha e Costureiro, que vão funcionar na Escola Profissional de Caicó, que fica nas imediações do Hospital do Seridó.

Já no IFRN, serão ministrados a partir do dia 16 de agosto, os cursos de Eletricista Predial (baixa tensão), Auxiliar Administrativo, Costureiro, Operador de Computador, Desenhista de Moda, Instalador e Reparador de Redes de Computador, Cuidador de Idosos e de Ligas. Os cursos já estão pactuados e começam neste mês.

Será feito um levantamento até o final do ano para ver quantas pessoas foram absolvidas no mercado de trabalho. “Fizemos um convênio como SINE e nós vamos ter essa parceria via SINE e Prefeitura de Caicó com os empresários de Caicó, para ver qual a necessidade que nós teremos para incluir essas pessoas”, disse Soraya Dias.
Ela confirma que a preocupação é que as pessoas participem, se capacitem e se profissionalizem, mas que tenha uma absolvição dentro do mercado de trabalho, que é a linha de entendimento do Pronatec.

O público alvo, de imediato, são os beneficiários do Programa Bolsa Família.

“A preocupação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome é com as pessoas que são beneficiárias. Eles precisam ter um entendimento que esses recursos, eles vão receber temporariamente. Não é uma aposentadoria, não é um benefício de prestação continuada. É um programa que venha a atender a necessidade imediata das pessoas que estão sem trabalhar e sem nenhum vínculo empregatício, direta ou indiretamente”, ressaltou a Secretária Soraya Dias.

De acordo com ela, além de receber a ajuda do Governo Federal, as pessoas precisam entender que precisam se capacitar para trabalhar. Só poderá fazer a inscrição, a pessoa que tiver o NIS – Número do Identificador Social. A clientela dos cursos abrange a faixa etária de 16 a 59 anos.

Prefeito Urbano Faria participa da Audiência Pública sobre o Plano Plurianual

Aconteceu no dia 09 de agosto, a Audiência Pública sobre o Plano Plurianual 2014/2017 e a Lei do Orçamento Anual do Município para o Exercício de 2014. 

O Município de Serra Negra do Norte está melhorando a implantação do Orçamento Participativo, através do Trabalho de Conclusão de Curso da contadora municipal Clara Monise, onde a população é convidada a apresentar suas prioridades nas audiências e através de link que será disponibilizado no Site Oficial.

Serra Negra do Norte faz adesão ao Programa PROERD


O Prefeito de Serra Negra do Norte, Urbano Faria ao lado do instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), o Sargento Luiz Carlos. O município de Serra Negra do Norte fez adesão ao programa e seu início será em setembro deste ano. O PROERD é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.

É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo anos do ensino fundamental. 

Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que as crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável. 

O programa também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis , durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro.

CE vota obrigatoriedade de ofertas de cursos de extensão para idosos


Você está aqui: Portal de notícias

Congresso

O fortalecimento da participação política feminina foi um dos principais temas da sessão solene do Congresso nesta segunda para celebrar os 25 anos da União Brasileira de Mulheres.
Foto: Sérgio Vale / Governo do Acre

Clima
Em reunião na terça, a Comissão de Ciência e Tecnologia deverá votar, em turno suplementar, o substitutivo apresentado por Rodrigo Rollemberg ao PLS 490/2009, como forma de unificar o número do telefone de emergência em todo o território nacional.

Nenhum comentário: