Neste domingo (21) acontece a tradicional Cavalgada de Sant'Ana. A concentração será no Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel. A partir das 7 horas, haverá o café da manhã e forró pé de serra para todos os cavaleiros, amazonas e pessoas que irão prestigiar o evento. De lá, a cavalgada percorre várias ruas de Caicó até chegar no pátio da Catedral de Sant’Ana, onde o Padre Jerônimo Batista ministra a bênção e, em seguida, será servida a feijoada do Vaqueiro.
No mesmo local, acontece o LEILÃO DA FESTA e venda de comidas regionais. Além dos cavaleiros que residem na zona rural, participam da Cavalgada de Sant’Ana pessoas que residem em Caicó, cidades vizinhas e apreciadores da vaquejada.
De acordo com o padre Jerônimo Batista de Araújo, pároco da Catedral de Sant'Ana, em Caicó, a cavalgada surgiu do deslocamento dos fiéis que moravam na zona rural para a cidade, a fim de participar da festa.
Em 2023, a Cavalgada de Sant’Ana ganhou notoriedade nacional na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O detalhe é que uma das questões elaboradas contava parte da história da Cavalgada de Sant'Ana - uma das principais atividades realizadas anualmente na festa da excelsa padroeira do Seridó.
A Cavalgada de Sant'Ana é uma expressão da devoção dos vaqueiros à padroeira da Diocese de Caicó. Nas décadas de 1950 a 1970, esse evento, então denominado Cavalaria, era celebrado pelas pessoas que residiam na zona rural do município de Caicó.
A Festa de Sant’Ana de Caicó é uma realização da Paróquia de Sant’Ana e Diocese de Caicó, com apoio do SESC RN e Assembleia Legislativa do RN. Patrocínio: Programa Cultural Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Casa do Sertanejo, Del Rayssa, Eletrocenter, João Paulo Auto Peças, Café Santa Clara, Frisco, LigZarb Supermercados, Armil Mineração do Nordeste, Casa Grande Mineração, Slup Sorvetes, Grupo Top Peças e Serviços e TIM Mc Telecom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário