Páginas

sábado, 29 de março de 2025

Trilhas Potiguares seleciona mais três municípios para edição 2025

 


Mais três municípios potiguares foram selecionados para participar das ações do projeto de extensão Trilhas Potiguares na edição de 2025. 

Antes na suplência, Passa e Fica, Água Nova e Campo Grande passam a se juntar aos outros 15 municípios anunciados para participar do projeto no dia 17 de março. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFRN, o Trilhas supera o número de municípios atendidos em 2024, passando de 14 cidades para 18 no total. 

A ordem de seleção do projeto, que faz interface entre a UFRN e o interior do estado, segue critérios socioeconômicos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios são avaliados pelos organizadores como forma de escolher as cidades participantes. Outros critérios também são considerados: participação em anos anteriores, condições de trabalho e segurança oferecidas, e a não ocorrência de desistência após a assinatura do convênio em edições anteriores do projeto.

Passa e Fica (a 101 km de Natal), situado na região do Agreste Potiguar, já havia recebido o Trilhas Potiguares em 2012, enquanto Campo Grande (a 270 km de Natal), que se localiza no Médio Oeste, sediou ações do projeto em 2022. Já Água Nova (a 409 km de Natal) vai receber pela primeira vez o Trilhas Potiguares.

Ação do Trilhas Potiguares em escola na cidade de Frutuoso Gomes, que está incluído na lista de municípios participantes em 2025. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN.

A expansão para o alcance de m “Ficamos sempre muito felizes com a chegada de novos municípios, pois essa situação indica que nosso programa está caminhando no rumo certo, ganhando mais visibilidade, despertando interesse e gerando oportunidades para firmarmos novas parcerias”, expressa Ricardo Fonseca, coordenador-adjunto do Trilhas Potiguares e servidor da Coordenadoria de Ações Comunitárias da Proex.

“Cada novo município que se junta ao Trilhas Potiguares é uma oportunidade de fortalecer ainda mais essa rede de aprendizado e colaboração que estamos construindo”, afirma o coordenador. 

A chegada a outras cidades no interior vem somada à ida do Trilhas Potiguares a outros países. “Além disso, estamos em plena articulação para levar nosso programa, neste ano, a Moçambique, na África, buscando promover a dialogicidade e a troca de conhecimentos em nível internacional. Esse movimento de expansão só vem a reforçar o poder da extensão universitária em vencer barreiras”, completa. 

Trilhas Potiguares em Moçambique, em 2017. Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN.

Nenhum comentário: