Páginas

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Governo solicita apoio a prefeitos e governadores para aplicação segura das provas do CPNU 2

 


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) comunicou formalmente os governadores e prefeitos das cidades onde serão aplicadas as provas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), marcadas para 5 de outubro (provas objetivas) e 7 de dezembro (provas discursivas).

Por meio de ofício assinado pela ministra Esther Dweck, a pasta solicitou a colaboração dos gestores locais para que evitem a realização de grandes eventos na mesma data do certamebem como o apoio com a coordenação de serviços de mobilidade urbana e de controle de tráfego. O MGI salientou também a importância do pleno funcionamento de sistemas de fornecimento de água e energia. Todas as recomendações da pasta visam assegurar a fluidez no deslocamento dos participantes e a segurança nos locais de prova.

A segunda edição do CPNU conta com mais de 760 mil candidatas e candidatos com inscrições homologadas em todas as regiões do país, incluindo todas as capitais. O elevado número de participantes e a abrangência nacional tornam a aplicação simultânea uma operação de grande escala, que demanda articulação entre diferentes esferas de governo.

Para viabilizar a execução do concurso, o MGI e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), responsáveis pela coordenação do CPNU 2, atuam em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), instituição que realizará a execução do certame. A estrutura de apoio envolve ainda órgãos das administrações públicas federal, estadual e municipal, em uma rede que inclui forças de segurança, órgãos de trânsito, instituições de ensino, entre outros.

O ofício também informa que a equipe técnica do ministério está à disposição dos gestores locais para prestar esclarecimentos e colaborar com as articulações necessárias à boa condução do processo.

Horário das provas

Conforme especifica o edital do CPNU 2, a s provas objetivas e discursivas serão aplicadas seguindo o horário oficial de Brasília.

Para cargos de Nível Superior:

- Prova Objetiva: 5 de outubro, das 13h às 18h

- Prova Discursiva: 7 de dezembro, das 13h às 16h

Para cargos de Nível Intermediário:

- Prova Objetiva: 5 de outubro, das 13h às 16h30

- Prova Discursiva 7 de dezembro, das 13h às 15h

Os locais de aplicação das provas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível a partir do dia 22 de setembro na área do candidato, dentro da página da FGV.

Alcance nacional

Com 761.528 pessoas inscritas de 4.951 municípios brasileiros, o “ Enem dos concursos” se consolida, em sua segunda edição, como uma política pública que democratiza o acesso ao serviço público federal com equidade, inclusão e inovação, promovendo um serviço público com a cara do Brasil.

A segunda edição do CPNU contempla 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades. As regiões Sudeste (247.838) e Nordeste (229.436) concentram o maior número de inscrições, seguidas pelas regiões Centro-Oeste (150.870), Norte (84.651) e Sul (48.733). A ampla distribuição territorial das inscrições demonstra o alcance nacional do certame e reforça a proposta de ampliar o acesso ao serviço público federal em todo o país.

As mulheres representam 60% das pessoas inscritas e são maioria entre os inscritos em todas as regiões do país, demonstrando a aceitação pelas políticas afirmativas do certame para ampliar a diversidade no serviço público. No Rio de Janeiro, por exemplo, as mulheres correspondem a quase dois terços dos inscritos: foram 68.317 candidatas, o que representa 63% das 108.828 inscrições homologadas no estado. Caso o percentual de mulheres classificadas para a discursiva em determinado cargo ou especialidade fique abaixo de 50%, será aplicado um ajuste técnico na nota mínima, desde que existam candidatas não eliminadas. O critério não interfere na classificação final, que segue sendo por mérito. Nenhum homem previamente classificado será excluído, garantindo equilíbrio sem prejuízo à equidade ou à competitividade.

Além disso, o CPNU 2 é o primeiro concurso a aplicar integralmente os percentuais da nova Lei de Cotas, que ampliou a reserva de vagas para cotas em concursos públicos para 30%, sendo 25% para pessoas negras, 3% para pessoas indígenas e 2% para quilombolas. Foram homologadas 252.596 inscrições nas cotas, consolidando o CPNU como uma das maiores políticas públicas de inclusão no acesso ao serviço público federal. As candidaturas de pessoas negras somam 210.882 – o equivalente a 27,7% dos mais de 760 mil inscritos.

Cronograma oficial

Prova objetiva: 5/10/2025

Divulgação da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025

Envio de títulos: 13 a 19/11/2025

Prova discursiva: 7/12/2025

Verificação de cotas: 30/11 a 8/12/2025

Resultado final previsto: 30/01/2026

Saiba mais e acesse o edital completo AQUI

Nenhum comentário: