Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Tradição de mais de 30 anos atravessa gerações em São José do Seridó

Uma tradição centenária no sertão nordestino é o quebra jejum, quando famílias pobres pedem doações durante a semana santa. 
Nos dias atuais esta tradição já acontece timidamente e pouquíssimas pessoas pedem o quebra jejum nas fazendas e sítios. Em São José do Seridó,  uma tradição tem atravessado gerações e nos dias atuais continua como há 30 anos atrás. O produtor rural Manoel Sabino Filho, o Pai Velho, todos os anos doava o leite da quinta e da sexta-feira santa para as famílias do município. 

Naquela época,  filas enormes de pessoas iam até a fazenda Bonita buscar 2 litros de leite. Mas seus filhos não deixaram a tradição do pai se acabar e continuam fazendo a doação, só que agora eles transportam o leite para a zona urbana e a secretaria de ação social do município, seus funcionários e voluntários da comunidade realizam a distribuição. 

Pai Velho (Im Memorian) e pai do atual prefeito da cidade e do ex-presidente da câmara, Jaedson Dantas. A coordenação da entrega do leite trazendo desde o sitio até o local de entrega e de Jussiê Dantas. Todos os irmãos doam todo o leite para essa doação.

Por Carlos Felipe 

Nenhum comentário: