Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

EAJ/UFRN oferta 20 vagas de emprego para profissionais da área agrícola


A Escola Agrícola de Jundiaí da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está ofertando 20 vagas de emprego temporário para profissionais da área agrícola. As inscrições seguem abertas até o dia 05 de outubro. 

De acordo com a instituições, são vagas para 19 Técnicos Agrícolas e 01 Engenheiro Agrônomo para atuar em 20 municípios do Rio Grande do Norte. Os candidatos, além de remuneração mensal, terão direito à estadia e alimentação. Poderão se inscrever os profissionais que tiverem concluído o curso há no máximo dois anos. Maiores informações podem ser consultadas no site da EAJ (https://eaj.ufrn.br).

Os selecioados vão atuar nos seguintes projetos de agroresidência: “Residência agrícola em unidades de produção das áreas de olericultura e fruticultura como objeto de treinamento profissional para alunos e recém-egressos de cursos das ciências agrárias”, e “Difusão de tecnologias no cultivo orgânico de hortaliças e assistência técnica para 438 agricultores familiares no sertão, agreste e litoral do Rio Grande do Norte”.

Globo já acertou com novo apresentador do Big Brother Brasil


Se nada mudar, a Globo já decidiu quem vai substituir Tiago Leifert no comando do Big Brother Brasil a partir de 2022. Segundo informa o colunista Flávio Ricco, do R7, Tadeu Schmidt é nome certo para a atração.

De acordo com a publicação, tudo leva a crer que o apresentador do Fantástico vai ocupar o lugar. A decisão só mudaria se acontecesse algo de última hora, como o desejo do próprio para não assumir o desafio. Antes do dominical, Tadeu chegou ser repórter de outras atrações da Globo, como o Esporte Espetacular, Globo Esporte, Jornal Nacional e Bom Dia Brasil.

O nome de Schmidt para ocupar o lugar de Leifert no reality já vem sendo especulado há alguns dias. Consultada, a Globo informou que “não estão definidas ainda as apresentações nem do BBB nem The Voice Brasil em 2022”.

O apresentador entrou na briga pela vaga com Marcos Mion, Ana Clara Lima, André Marques e até Pedro Bial. Quem citou o ex-apresentador do reality show foi Sonia Abrão. No A Tarde É Sua, ela pediu a volta do veterano por pelo menos uma temporada.

Eu traria o Bial de volta para essa temporada. Claro, não é para assumir o programa para sempre. Ele deixou muita saudade“, declarou.

Para dar aquele agito mesmo e falar ‘meu Deus’. Então, Pedro Bial para o BBB 2022. Como ele se sentiria anos depois de ter deixado o programa? As coisas mudaram bastante. Teria o discurso de sempre?“, questionou. “Como seria essa volta?“, indagou. “Imagina!“, completou.

A famosa também deu sua opinião sobre o futuro de Tiago Leifert: “Eu acho que ele volta para a própria Globo. Ele precisava desse tempo e a emissora acabou não dando, foi engatando uma coisa atrás da outra. E não é que a Globo deu de malvada, mas surgiu toda essa saída antes do tempo de Faustão… Uma série de coisas que não poderia abrir mão“.

A Globo informou que “Tiago Leifert apresentará a décima temporada do The Voice Brasil na TV Globo até o dia 23 de dezembro. Os novos apresentadores de 2022 do Big Brother Brasil e do The Voice Brasil ainda serão definidos“.

A emissora ressaltou que “por diversas vezes substituiu colegas em seus programas e, mais recentemente, encarou a missão de comandar as tardes de domingo durante uma licença médica de Fausto Silva e, depois, no Super Dança dos Famosos“. Por RD1 

CONSOLIDAÇÃO: Estudo da Kantar IBOPE Media indica que consumo de rádio aumentou e alcança 80% dos brasileiros



A nova edição do Inside Radio traz insights sobre o perfil do ouvinte, a expansão do consumo via web, o boom dos podcasts e as tendências de investimento publicitário no meio

O rádio está em todos os ouvidos. Seja no dial ou via streaming, e até por telas, o rádio não deixa de acompanhar a evolução do consumo de mídia pelos brasileiros. De acordo o Inside Radio 2021, estudo da Kantar IBOPE Media sobre o cenário do meio, 80% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas, ouvem rádio – um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Cada ouvinte passa, em média, 4 horas e 26 minutos ouvindo rádio.

Em 2021, todas as regiões aferidas pela Kantar IBOPE Media registraram aumento no alcance do meio. A Região Sul é a que mais se destaca, com 85% das pessoas declarando ouvir rádio, seguida por Nordeste (81%) e Centro-Oeste e Sudeste (ambas com 80%).

Como o rádio atinge grande parcela da população, o perfil do ouvinte é bem equilibrado: 52% do público são mulheres e 48% homens. As pessoas de classe C são as que mais consomem esse tipo de mídia, com 43% do total, seguidas de perto pelas classes A e B (40%). Em relação à idade, os públicos que se destacam são as pessoas acima de 60 anos (21%), de 30 a 39 anos (20%) e de 40 a 49 anos (19%).

De forma geral, os brasileiros preferem usar o rádio comum (80%), mas o consumo pelo celular aumentou em relação ao último ano: passou de 23% para 25% em 2021. Em casa (71%), no carro (24%), durante trajetos (8%) e no trabalho (2%) são os locais citados para o consumo do meio.

“O rádio se expande através da sua capacidade de unir o melhor de dois mundos: a credibilidade e o companheirismo do dial com o dinamismo do online”, explica Giovana Alcantara, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Regionais da Kantar IBOPE Media.

O aumento contínuo do consumo do rádio online mostra o potencial do meio para buscar outros formatos de transmissão: 10% da população declara ter ouvido rádio pela internet nos últimos 30 dias. Esse publicou passou por dia, em média, 2 horas e 44 minutos conectados ao rádio.

Entre os ouvintes de rádio web, o celular é o device favorito para o consumo do meio (66%), seguido pelo computador (37%) e por outros equipamentos (8%). Já o perfil do ouvinte web apresenta características distintas: ligeiramente mais masculino (51%), com uma concentração na classe AB (67%) e mais jovem, com 57% dos ouvintes entre 20 e 39 anos.

“Essa audiência conectada, que gosta de ouvir rádio pelo celular ou no computador, também precisa ser compreendida pelas emissoras e anunciantes. Recentemente anunciamos o Extended Radio, nossa solução que possibilita a análise do consumo de rádio em seus diferentes formatos, apresentado uma visão completa do consumo no dial e online”, comenta Giovana.

Novos formatos e o poder da publicidade

É inegável o espaço que o áudio, a matéria prima do rádio, tem nas nossas vidas – é uma presença importante desde as nossas primeiras palavras até se tornar esse formato de conteúdo quase onipresente. “A tecnologia tem sido uma grande aliada do áudio e tem indicado caminhos importantes para disseminação de conteúdo”, comenta Giovana. “Por exemplo, notamos que algumas emissoras têm criado canais no YouTube, investindo em transmissões do estúdio ao vivo, produzido programas exclusivos… Ou seja, quando se fala em áudio, o Rádio não se resume a só uma frequência no FM e o YouTube já não é mais um canal, apenas, para ver videoclipes ou ouvir música”, complementa.

De acordo com o estudo, entre as pessoas com acesso à internet, música ou outros tipos de áudio no YouTube é o conteúdo mais escutado online (59%), seguido de música em apps de streaming, como Spotify, Deezer e Google Play (37%), podcasts (31%) e rádio online com a mesma programação do dial (18%).

Além da música, os podcasts também tem conquistado mais espaço – 31% dos ouvintes com acesso à internet ouviram podcasts nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano. “Os podcasts oferecem a possibilidade de falar sobre os mais diferentes temas, desde aqueles de interesse geral até aos mais segmentados: são uma ferramenta para falar com todos, independentemente dos interesses, a qualquer hora e em qualquer lugar”, explica Giovana.

Com essas diferentes possibilidades de formatos para impactar o público, também se criam mais oportunidades para marcas e anunciantes. De acordo com o Inside Radio, os comerciais que surgem entre os programas e as músicas são o formato que mais capta a atenção dos ouvintes (50%), seguido por promoções durante a programação das emissoras de rádio (28%).

No primeiro semestre de 2021, quase 5 mil anunciantes investiram em publicidade no rádio. Desses, 2376 anunciantes veicularam anúncios exclusivamente no meio.

O Inside Radio 2021 está disponível na íntegra para download no site da Kantar IBOPE Media.

Entre os diferentes setores que direcionaram seus recursos de mídia para o rádio, Serviços ao Consumidor (30,6%), Comércio (26,8%) e Financeiro e Securitário (7,8%) se destacam. Juntos, os três segmentos concentram quase 2/3 do investimento total em anúncios veiculados no meio de comunicação.

Sobre o Inside Radio

Para descobrir esses e outros insights, a Kantar IBOPE Media analisou o comportamento do ouvinte de rádio em 13 regiões metropolitanas do País, responsáveis por 75% do investimento de mídia no Brasil: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Distrito Federal.

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Mais informações em www.kantaribopemedia.com.

Fluminense entra na briga por Daniel Alves e envia proposta ao ex-lateral do São Paulo

 


O Fluminense é mais um clube na briga por Daniel Alves. A diretoria tricolor fez uma proposta ao lateral-direito de 38 anos, que está sem clube desde que rescindiu na semana passada com o São Paulo.

Além do Flu, outros três clubes do Brasil e dois do exterior sinalizaram interesse no campeão olímpico. Flamengo e Athletico-PR estão entre eles. O rubro-negro carioca tem uma estratégia montada e monitora a situação, enquanto o Furacão efetuou proposta pelo atleta e aguarda o desenrolar.

Como Daniel Alves disputou apenas 6 jogos pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro, ainda pode ser inscrito por outro clube na competição deste ano. O prazo de inscrições, porém, se encerra na próxima sexta-feira, dia 24/09.

Em João Pessoa: Seleção goleia a Argentina no segundo amistoso disputado na Paraíba

 


No segundo amistoso da seleção brasileira feminina contra a Argentina na Paraíba, mais uma vitória para a equipe comandada por Pia Sundhage. Em João Pessoa, em jogo disputado no Estádio Almeidão, o Brasil goleou por 4 a 1, com destaque para um golaço de falta da camisa 10 Marta. Também balançaram as redes Kerolin, Debinha e Yasmim. Mariana Larroquette fez o único gol da Argentina.

“Desde o primeiro momento que a gente chegou aqui a gente sentiu esse calor humano, mesmo não podendo estar tão próximo do público por causa dos protocolos da Covid-19. A gente só tem a agradecer”, afirmou Marta em entrevista a imprensa.

O Brasil já tinha vencido a Argentina por 3 a 1, sexta-feira, em Campina Grande. Os dois jogos marcaram o início do novo ciclo de preparação da seleção feminina, visando à Copa América de 2022, que será classificatória para a Copa do Mundo de 2023. A próxima data Fifa de amistosos será em outubro, mas a CBF ainda não anunciou os adversários.

Sobre o jogo

O Brasil pôs as cartas no gramado, a bola no chão e resolveu ser imponente diante da Argentina desde o início. O resultado disso, na primeira etapa, foi uma série de boas jogadas criadas e dois gols marcados. O primeiro saiu aos 19 minutos, quando Kerolin aproveitou a saída errada da goleira Oliveros em escanteio da direita e mostrou oportunismo ao chapar a bola com tranquilidade para o gol.

Imagem reprodução – (Foto: CBF)

O segundo gol foi uma verdadeira pintura da maior jogadora do futebol feminino. Aos 36 minutos, Marta cobrou falta com maestria e colocou a bola no ângulo de Oliveros, que só assistiu a mais um golaço da camisa 10 em sua carreira. Do lado da Argentina, a equipe pouco conseguiu fazer, com apenas duas finalizações a gol até o intervalo.

No segundo tempo, o Brasil ampliou o placar logo aos dois minutos: a lateral-esquerda Yasmin, que substituiu Tamires na volta do intervalo, cruzou na medida para Debinha subir entre as zagueiras e marcar de cabeça o terceiro da seleção, confirmando sua vocação artilheira na era Pia Sundhage. Debinha é a maior artilheira do Brasil nos dois anos de trabalho da treinadora sueca, agora com 16 gols em 24 partidas.

Outra novata que entrou no intervalo, a zagueira Lauren, de 19 anos, errou no domínio da bola em seu primeiro lance no jogo, e Larroquette aproveitou para fazer o gol argentino, aos cinco. Mas no minuto seguinte, Yasmin recebeu de Marta na esquerda e fechou a goleada com um bonito chute cruzado.

Quadro de reflexão com Galvão Freire é sucesso no Programa 90 Minutos com Gláucia Lima na Rádio Seridó FM 100,7

 


Um dos destaques do Programa 90 Minutos com Gláucia Lima é o quadro Momentos de Sabedoria, com a participação do professor Galvão Freire.

São momentos de reflexão, onde Galvão traz diariamente temas variados, com mensagens de fé, otimismo e esperança. O quadro vem ganhando notoriedade a cada dia, contribuindo para a autoestima dos ouvintes e propagando o bem através das ondas da Seridó FM.

Momentos de Sabedoria é a receita diária para fortalecer a fé do ouvintes, trazendo ensinamentos baseados na Palavra de Deus para ajudar as pessoas a enfrentarem a luta e a lida do dia-a-dia.

RN atinge 85% da população adulta vacinada contra covid-19 com a primeira dose

 


O Rio Grande do Norte atingiu, nesta segunda-feira (20), a marca de 85% da população adulta vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose. O percentual corresponde a 2.261.159 moradores do estado com 18 anos ou mais, segundo o RN+ Vacina.

De acordo com o RN+ Vacina, 48% da população adulta está totalmente vacinada, ou seja, mais de 1,27 milhão receberam a dose única ou a segunda dose, completando o esquema vacinal. No estado, já foram aplicadas mais de 3,53 milhões de doses, administradas pelas salas de vacinação distribuídas nos 167 municípios potiguares.

A adesão à ampla campanha de vacinação reflete também nos dados da pandemia em estado potiguar. A plataforma Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS/UFRN), mostra que houve uma redução na média móvel de novos casos dos últimos sete dias em relação ao mês de agosto. No dia 15 de agosto, a média móvel registrava 153,17 casos. Já no dia 15 de setembro, a média móvel dos últimos 7 dias marcava 46,71 casos. A redução também acontece nos óbitos motivados pela doença. Em 15 de agosto, a média móvel era de 4,29. No mesmo dia deste mês, a média móvel de óbitos por Covid é de 1,29.

A taxa de ocupação dos leitos críticos no RN é de cerca de 26%, conforme aponta o Regula RN por volta do meio-dia de hoje. Na Região Metropolitana a taxa é 32,4%; Região Oeste é 13,0%; e, Região Seridó com taxa de 17,6%.

A campanha estadual de vacinação tem sido conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e secretarias municipais de saúde, conscientizando e mobilizando a população sobre a eficácia das vacinas no combate ao contágio e disseminação do coronavírus, bem como, da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) distribuindo os imunizantes em parceria com órgãos de segurança estaduais.

Atraso na D2

Mais de 145 mil pessoas estão em atraso com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no RN. Diante da confirmação de casos com variante Delta no estado, inclusive com registros de óbitos, a Sesap convoca e alerta a população para a completude do esquema vacinal, buscando a unidade de saúde ou posto de vacinação mais próximo de sua residência para tomar a segunda dose da vacinas contra Covid. É importante ressaltar que a imunização só é completada 15 dias após a aplicação da segunda dose. 

Recebimento e Distribuição

Neste domingo a Sesap recebeu 105.300 doses do imunizante Pfizer e, no final da tarde deste dia 20, receberá mais 41.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz. O total de 146.550 doses será destinado para ampliação da cobertura vacinal no RN de crianças e adolescentes de 12 a 17 anos, além da destinação para aplicação da segunda dose e dose de reforço em idosos a partir 70 anos de idade, iniciando pelo mais velhos de forma escalonada e decrescente. A distribuição acontecerá nessa terça-feira (21), às 13h.

RN cria setor de proteção a grupos em situação de vulnerabilidade


O Governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta segunda-feira (20), a criação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) dentro da estrutura organizacional da Polícia Civil. O departamento será criado através de Projeto de Lei Complementar (PLC) elaborado pelo Executivo e enviado para apreciação e votação na Assembleia Legislativa. 

Segundo o Estado, o novo departamento é um avanço na política de segurança pública, com foco no indivíduo, voltado a pessoas em vulnerabilidade e exclusão social determinada por fatores como idade, gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual e condições físicas.

"Estamos dando hoje um passo muito importante. Estamos dizendo não à barbárie e sim à civilização.  Eu, como governadora, e vocês, como agentes públicos, temos o dever de zelar pela Constituição e pelos direitos nela escritos", afirmou a governadora professora Fátima Bezerra, no auditório da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), em Natal.

A criação do DPGV coloca o Rio Grande do Norte ao lado de outros quatro Estados que também criaram departamentos em defesa das pessoas em vulnerabilidade: Rio Grande do Sul, Sergipe, Pará e Ceará. O novo setor também vai fortalecer as políticas públicas de proteção referentes ao acolhimento, à resolutividade e à geração de dados sobre a violência.

“O DPGV vai ampliar o trabalho que já é feito pelos núcleos de feminicídio, de combate à violência contra policiais, de pessoas desaparecidas. Com ampla articulação intersetorial dentro do governo, vamos também coibir que o próprio Estado pratique violência. E, ainda, vamos criar mais delegacias para proteger e cuidar das pessoas fazendo o Estado cumprir o seu papel”, destacou a governadora. 

A delegada geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, disse que o DPGV vai permitir fazer o trabalho policial com mais cidadania e promover a pacificação social. "Cada vez mais vamos combater o crime com firmeza, mas também com cidadania e sensibilidade", afirmou. A delegada Paoula Maués, que vai coordenar o DPGV, lembrou que o novo departamento surge da necessidade de tratar segmentos da população em situação de vulnerabilidade no contexto da violência e que este trabalho será feito de forma integrada com outros órgãos do Governo e da sociedade, inclusive com as universidades. 

Titular da Secretaria de Estado da Mulher, da Juventude, do Idoso e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda disse que o DPVG "representa grande avanço com foco no indivíduo. A violência é uma realidade na vida de muitas pessoas, seja ela movida pelo ódio ou pela intolerância. Hoje, o único estado governado por uma mulher, mostra que não aceita a intolerância e vai passar a atuar com várias delegacias na defesa dos direitos das pessoas, de suas histórias, de suas vidas".

Morador de rua por 27 anos, hoje coordenador do Movimento em Defesa da População de Rua, Vanilson Torres afirmou que o DPGV é "muito importante por haver muita gente sofrendo violência nas ruas, inclusive muitas mulheres. Somos vistos como descartados urbanos. Em nome dos movimentos de população de rua no estado e nacional, defendemos políticas públicas estruturantes como esta para que seja exercido o direito de existir". 

Funcionamento

Caberá ao DPGV:  
- Oferecer atendimento humanizado e qualificado 24h; 
- Integrar as políticas públicas voltadas aos grupos em situação de vulnerabilidade; 
- Padronizar os procedimentos policiais; estabelecer fluxos de atendimento, oferecendo celeridade e segurança jurídica; 
- Produzir dados estatísticos precisos e confiáveis; contribuir para a efetivação dos direitos humanos.

Atuação das especializadas:
- No Atendimento à Mulher – DEAM; 
- Na Proteção da Criança e Adolescente – DPCA; 
- No Atendimento à Pessoa Idosa - DEPI;
- No Enfrentamento a Crimes Raciais, Intolerância e Discriminação - DCRID;
- Na Proteção de Pessoas com Deficiência - DEPPD;
- Pronto Atendimento a Grupo em Situação de Vulnerabilidade - DPPA (as três últimas serão criadas junto com o DPGV).

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos por Covid-19 nesta segunda

 


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

20/09/21

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19: 29 leitos

▪️

#vacinasalvavidas

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Sine-RN oferece 28 vagas de emprego nesta segunda-feira; veja as ocupações

 


A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece 28 vagas de emprego nesta segunda-feira (20). As oportunidades são para Natal e Região Metropolitana, além de Santa Cruz, Mossoró e regiões.   

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

QUANTIDADE DE VAGAS

Natal e Região Metropolitana
(Vagas Permanentes)
ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 01
ASSISTENTE DE VENDAS     01
AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO   02
CABELEIREIRO UNISSEX      02
CONTROLADOR DE PRAGAS  01
DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO)      02
INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS          01
MANICURE   03
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL    01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL  04
TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA    01
VENDEDOR PRACISTA  02

Mossoró e Região
AUXILIAR ADMINISTRATIVO 01
COZINHEIRO GERAL    01
ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO   01
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA     01
PADEIRO   01
VENDEDOR PRACISTA  01

Santa Cruz e Região
VENDEDOR PRACISTA  01
Total          geral = 28

Aberto prazo para adesão ao Exame Nacional de Residência

 


A partir desta segunda-feira (20) até o próximo dia 24, instituições de saúde de todo país poderão aderir à edição de 2021 do Enare, Exame Nacional de Residência.

O exame é realizado pela Ebserh, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação.

O Enare é o processo seletivo de seleção de residentes em saúde e na edição deste ano terá mais vagas nas áreas médica, multi e uniprofissional.

Neste ano, o Ministério da Saúde se pronunciou favorável à adesão de mais de 150 instituições vinculadas à pasta.

As provas serão aplicadas nas capitais e em mais 20 municípios a serem definidos. Outra etapa é a análise curricular, que representa 10% do total da nota do candidato.

No Enare, o candidato utiliza a nota alcançada para concorrer à modalidade em que deseja atuar. O sistema fica aberto por um tempo determinado para que cada candidato registre o local de sua preferência.

Um dos objetivos do exame é diminuir a ociosidade de vagas, principalmente nas regiões mais vulneráveis, e contribuir para a ampliação da formação de especialistas.

A primeira edição do Enare em 2020 teve mais de 4 mil inscritos disputando 304 vagas. Os profissionais foram selecionados para oito hospitais universitários federais e um hospital militar.

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 2

 

A Caixa Econômica Federal faz hoje (20) o pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família com final 2 do Número de Inscrição Social (NIS). O recebimento do auxílio é realizado da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular do programa social.

Para quem recebe por meio da Poupança Social Digital, os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas lotéricas, fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code.

O dinheiro ainda podem ser sacado com o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

Amanhã (21), a Caixa inicia o pagamento do ciclo 6 do auxílio emergencial para os trabalhadores informais e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que não fazem parte do Bolsa Família.



Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial

 


Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em dezembro podem sacar, a partir de hoje (20), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 31 de agosto.

O calendário é organizado em ciclos de crédito em conta e de saque em espécie, de acordo com o mês de nascimento. O saque pode ser feito nas agências da Caixa, lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Para a retirada do dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora.

Agora, os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem o pagamento de tarifas, e ainda podem ser movimentados por meio do aplicativo Caixa Tem. Com ele é possível pagar boletos e contas, como água e telefone, fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br .

Regras

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não houve nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício. 

Brasil goleia o Panamá e vai invicto às oitavas do Mundial de Futsal


Depois de vencer o Vietnã e a República Tcheca, o Brasil conquistou sua terceira vitória no Mundial de futsal da Lituânia. Neste domingo, em Klaipeda, a seleção brasileira desperdiçou muitos gols, mas bateu o Panamá por 5 a 1, avançando invicta às oitavas de final.

Apesar do placar com cara de goleada, foi o jogo em que o Brasil teve mais dificuldades neste Mundial. O Panamá não chegou a assustar, mas os brasileiros só deslancharam no fim do jogo, com dois gols nos 20 segundos finais. Rocha, Gadeia, Leozinho, Arthur e Pito anotaram os gols brasileiros, e Maquensi descontou para os panamenhos.

Com 100% de aproveitamento, o Brasil confirmou o favoritismo e fechou o Grupo D do Mundial na primeira posição. A seleção brasileira agora deixa Klaipeda e vai para Kaunas para o jogo das oitavas de final, na quinta-feira, às 11h30 (de Brasília). O adversário da próxima fase, porém, só vai ser definido ao fim da fase de grupos, nesta segunda-feira. A tendência é que o Brasil encare Japão, Paraguai ou Sérvia, mas Guatemala e Estados Unidos também podem ser uma barreira no caminho rumo ao título.

O jogo

Apesar de já ter a vaga nas oitavas asseguradas e até ter a liderança bem encaminhada, o Brasil não poupou seus titulares. O técnico Marquinhos Xavier escalou Dyego, Ferrão, Gadeia, Rodrigo e o goleiro Gitta para dar melhor ritmo ao grupo já de olho nas oitavas de final.

O jogo começou morno, com o Brasil dominando as ações, mas desperdiçando muitas chances de gol. No chute colocado de Gadeia, na triangulação para Ferrão, no chute de longe de Rodrigo, na bola escorada para Leozinho, no calcanhar de Dieguinho, na bomba de Rocha… O goleiro panamenho Peñaloza foi bastante exigido.


Nenhum comentário: