Páginas

domingo, 28 de agosto de 2022

Papa Francisco nomeia 20 novos cardeais; dois são brasileiros

 


Dois arcebispos brasileiros, junto com outros 18, foram nomeados cardeais, neste sábado, pelo Papa Francisco, na Itália: o arcebispo Dom Leonardo Steiner, de Manaus, no Amazonas, e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília.

A cerimônia do chamado Consistório foi transmitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na ocasião, diante de membros da igreja católica e demais autoridades, o Papa Francisco se dirigiu aos 20 novos cardeais e destacou a importância da humildade.

Os recém-nomeados passam integrar o Colégio de Cardeais, entidade de conselheiros e administradores do papa. Esse é o oitavo Consistório presidido pelo Papa Francisco. O Colégio de Cardeais é composto pelos religiosos que participam da eleição de novos papas, o conclave, e dos que podem ser eleitos. Para isso, não podem ter mais de 80 anos.

Antes de os novos cardeais lerem o juramento para exercer a nova missão, o Papa Francisco citou o nome de cada um dos empossados, incluindo o dos dois brasileiros.

Dom Leonardo Steiner tem quase 72 anos e nasceu em Forquilhinha, interior de Santa Catarina, e se tornou arcebispo de Manaus em 2020. Dom Paulo Cezar Costa tem 55 anos e nasceu em Valença, Rio de Janeiro. É arcebispo de Brasília, também desde 2020, e um dos mais novos a se tornarem cardeais.

Neste domingo, Dom Paulo Cezar vai presidir a missa no altar da tumba de São Pedro. Lá estão os restos mortais do primeiro Papa, no Vaticano.

Nenhum comentário: