Páginas

quinta-feira, 14 de junho de 2012

NOTÍCIAS DA CNBB - CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL




“Todos com fome de justiça, equidade, sustentabilidade ecológica e co-responsabilidade!”. É com esta afirmação que a Cáritas Internationalis, uma confederação mundial de 164 organizações solidárias, da qual e Cáritas Brasileira faz parte, inicia o documento que declara o posicionamento da entidade com relação a Rio+20.
O futuro na perspectiva da Caritas defende o enfoque no desenvolvimento humano, por meio do respeito e da realização dos direitos humanos. Erradicar a fome, a pobreza e a exclusão são prioridades fundamentais para a Cáritas.
“Conclamamos a uma mudança de paradigma, a uma nova civilização do amor pela humanidade, que coloque a dignidade e o bem-estar de homens e mulheres no centro de toda ação. Todo compromisso que se assuma na cúpula da Rio+20 deve validar esta perspectiva. Conclamamos os líderes do mundo a enfrentar este desafio, com valentia e confiança, a fim de que esta cúpula seja uma mensagem de esperança para a humanidade, sobretudo para os pobres e excluídos.”
Cinco elementos são apontados no documento como fundamentais para um caminho de mudança: um futuro sem fome; um futuro com visão; um futuro de cuidados com a nossa casa: A criação; um futuro com o novo marco econômico verde; e um futuro que respeite mulheres e homens criados à imagem de Deus: um novo contrato social.


A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeou hoje, 13 de junho, para a diocese vacante de Araçuaí (MG), o padre Marcello Romano, 47 anos.
O padre Marcello Romano foi administrador diocesano de Guanhães (MG) até a nomeação do monsenhor Jeremias Antônio de Jesus, no último dia 30 de maio.
Monsenhor Marcello nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG), em agosto de 1965. Estudou Filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São bento, no Rio de Janeiro (RJ), e, posteriormente, Teologia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Rosário”, da diocese de Caratinga (MG).
Ele foi vigário paroquial da Paróquia São Miguel e Almas, em Guanhães; reitor do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinho; coordenador da Comunidade Vocacional Bom Jesus, Coordenador da Pastoral Vocacional, Promotor de Justiça na Causa de beatificação do Servo d Deus Cônego Lafayette da Costa Coelho, Assessor da Catequese Diocesana e membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e Vigário Geral.


Reuniram-se em São Paulo (SP), nos dias 8 a 10 de junho, um grupo de catequetas, acompanhados pelo arcebispo de Uberaba (MG) e integrante da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética da CNBB, dom Paulo Mendes Peixoto, e o assessor desta Comissão, padre Décio José Walker, a fim de fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas.
Muitos temas foram tratados e, no dia 9, houve o momento para fundar a Sociedade Brasileira de Catequetas, “sonho alimentado há muito tempo por muitas pessoas”, destacou o padre Décio.
Foi eleito como presidente desta nova organização o padre Luiz Alves de Lima. O padre Luís Gonzaga Bolinelli foi escolhido como secretário. Estes coordenarão o processo de constituição da Sociedade com seus estatutos próprios.

A equipe coordenadora do 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação publicou o regulamento do concurso que escolherá o hino do evento. Pelo regulamento, as composições devem ser enviadas à Coordenação do Mutirão, na arquidiocese de Natal (RN),  até o dia 30 de agosto deste ano.
O concurso é destinado a compositores e intérpretes, residentes nos estados do Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE) e Alagoas (AL), que compreendem o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cada concorrente poderá inscrever, no máximo, três músicas. A letra deve ter como base o tema do Mutirão, que é: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
O resultado será divulgado dia 30 de outubro. O regulamento se encontra disponível no site:www.arquidiocesedenatal.org.br. Os interessados podem obter mais informações com a coordenação do 8° Muticom, através do e-mail: contato@muticom.com.br .
O 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em parceria com outras instituições, será sediado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.

Nenhum comentário: