Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MP Eleitoral pede ao TSE cassação do governador do Pará

 


O Ministério Público Eleitoral no Pará enviou ao Tribunal Superior Eleitoral um pedido de cassação do governador do estado do Pará, Helder Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale, por abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação social na campanha eleitoral de 2018, inclusive com a disseminação de fake news. 

O Ministério Público pede ainda as perdas dos direitos políticos por 8 anos do governador e do vice. Também de sócios, proprietários e dirigentes da RBA, Rede Brasil Amazônia de Comunicação entre os quais está o senador Jader Barbalho.

Segundo o MP, houve privilégio à chapa de Helder Barbalho nos veículos da RBA, algumas concessões públicas, e também a divulgação apenas de notícias negativas sobre o candidato adversário, Márcio Miranda.

A manifestação do MP Eleitoral ao TSE foi feita em recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral que considerou improcedentes ações feitas pelo também candidato a governador Márcio Miranda e sua coligação.

Nós tentamos contato com o governador Helder Barbalho e com a assessoria do senador Jader Barbalho, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos retorno.

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta


A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes, mas já poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta.

“É interessante lembrar que os participantes se deslocam até o local onde existe computador – a escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente – e que devem levar caneta preta porque vão fazer redação em papel ainda este ano. Foi uma opção para não ter uma mudança ainda tão radical”, explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, em entrevista à Agência Brasil. 

Ao todo, 96.086 pessoas se inscreveram no exame, mas com o cancelamento das provas no Amazonas, por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, esse número caiu para 93.217 inscritos em 104 cidades brasileiras. Os inscritos no Amazonas farão o exame impresso na data da reaplicação, dias 23 e 24 de fevereiro.

Assim como no Enem impresso, no primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. 

Vídeo explicativo

Os locais de prova estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, na Página do Participante. Também está disponível um vídeo que explica em detalhes como será o exame. Para garantir a segurança, os participantes receberão, no dia da prova, um código que precisarão digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizarem as provas.

Os computadores só terão acesso às provas. Os candidatos não terão acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível clicar em qual deseja acessar. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo.

“É importante que todos vejam esse vídeo com calma, mais de uma vez, para que cheguem na prova com tranquilidade. O sistema é muito interativo e muito amigável, mas se tiver visto o vídeo antes, vai ser muito melhor”, recomenda, Mussi. 

Chegar cedo no Enem digital também pode fazer diferença. Antes de começar o exame, os participantes terão que ler uma série de instruções na tela. “O participante, chegando com antecedência, sentando no computador, terá a opção de ler as instruções da prova já. Não poderá acessar a prova, mas poderá, com calma, ler as instruções”, diz. 

Medidas de segurança 

As medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus no Enem digital são as mesmas do Enem impresso. Por causa da pandemia, também será obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo de prova e haverá álcool em gel disponível nos locais de aplicação. Os participantes poderão levar máscaras extras para trocar durante o exame e o próprio álcool em gel, caso queiram. Candidatos com sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer aos locais de prova. Eles terão direito a fazer o exame na reaplicação, em fevereiro.

Mussi explica que nos laboratórios de informática também serão cumpridas regras de distanciamento. “O computador pode até estar um ao lado do outro, mas, seguindo medidas sanitárias, haverá separação entre cada computador, utilizando uma cabine como se fosse cabine de votação. Teremos separação física entre os participantes, mesmo que os computadores estejam um ao lado do outro”.

Dificuldade 

As notas do Enem digital poderão ser usadas para concorrer a vagas no ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Esses participantes vão concorrer junto com os cerca de 2,5 milhões de candidatos que fizeram a versão impressa do Enem nos dois últimos domingos, dias 17 e 24, e com aqueles que fizerem o exame na data da reaplicação. Segundo Mussi, o nível de dificuldade das provas é o mesmo. As questões do Enem são escolhidas em um banco de itens. Todas elas foram pré-testadas e classificadas conforme a dificuldade. O sistema de correção, que utiliza a chamada teoria de resposta ao item (TRI), também ajuda a garantir a isonomia dos candidatos. 

Mussi diz que os participantes podem fazer as provas do Enem impresso para se preparar, mas que as questões do exame que começam neste domingo (31) não abordarão necessariamente os mesmos assuntos. As provas e os gabaritos estão disponíveis na página do Inep. “Não quer dizer que possa utilizar as provas anteriores e achar que vão cair questões parecidas com aquelas. O que significa é que as questões que vão cair serão do mesmo nível de dificuldade”, esclarece. 

Divulgação das provas

Segundo Mussi, o Inep vai divulgar os cadernos de provas do Enem digital logo após o fim das aplicações, no dia 31 e no dia 7 de fevereiro. Eles estarão disponíveis no site do Inep. Ao contrário do Enem impresso, já que a prova será no computador, os participantes não poderão levar os cadernos de prova. Os candidatos podem, no entanto, anotar as respostas na folha de rascunho. Os gabaritos oficiais serão divulgados até 10 de fevereiro. 

A aplicação piloto deverá ser o início das mudanças no Enem. A intenção é que o exame seja totalmente digital até 2026.

Prefeitura de Natal anuncia pagamento da folha de janeiro


A Prefeitura de Natal anunciou o pagamento da folha de janeiro para esta quinta-feira (28). Os servidores de todas as categorias entre ativos, inativos e pensionistas. A quitação de 100% da folha de janeiro vai colocar R$ 66,5 milhões em circulação na economia da capital potiguar.

"A Secretaria Municipal de Administração (Semad) está enviando ao longo do dia as informações bancárias à instituição financeira responsável pelo pagamento e os servidores poderão movimentar o dinheiro em suas contas correntes nesta sexta-feira (29)", informou a prefeitura.

Apesar das dificuldades financeiras e das consequências negativas advindas da pandemia, a gestão municipal mostra respeito aos homens e mulheres que compõem o quadro do funcionalismo público municipal, reconhecendo o excelente serviço desempenhado por todos. Vamos seguir com esse trabalho minucioso de corte de despesas, acompanhamento de gastos e incremento de receitas para continuar entregando ao natalense uma gestão equilibrada que gere desenvolvimento”, ressaltou o prefeito Álvaro Dias.



Estudo constata infecção simultânea por duas linhagens do coronavírus

 


Um estudo feito com pacientes do Rio Grande do Sul constatou que uma pessoa pode ser infectada ao mesmo tempo por diferentes linhagens do novo coronavírus, que causa a covid-19.

A pesquisa foi feita pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Feevale e pela Rede Vírus.

A constatação foi feita ao analisar amostras de 92 pacientes do Rio Grande do Sul. Pelo menos duas pessoas registraram a chamada coinfecção, ou seja, a infecção simultânea por linhagens diferentes do novo coronavírus. Segundo os pesquisadores, a coinfecção com a variante E484K não havia sido descrita até o momento.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a coinfecção é preocupante porque mistura genomas de diferentes linhagens, permitindo recombinações que resultam na evolução do vírus. Apesar disso, os dois pacientes tiveram apenas quadro leve e moderado e estão se recuperando sem necessidade de hospitalização.

Também foi constatada a circulação de cinco linhagens diferentes do vírus no estado, entre eles uma nova, inicialmente denominada de VUI-NP13L. Neste momento, pesquisadores estão estudando essa nova linhagem, o que inclui o isolamento viral e a investigação sobre neutralização ou anticorpos presentes em pacientes infectados e recuperados.

Segundo nota divulgada pelo LNCC, o estudo gera preocupações devido à possibilidade de dispersão dessa linhagem para outros estados e países vizinhos.

Mossoró adia início das aulas na rede municipal para 1º de março


Previstas para serem iniciadas na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, as aulas na rede municipal de Mossoró só devem começar no dia 1º de março. A decisão foi tomada nessa quarta-feira (27) após reunião entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação.

A mudança ocorreu porque a secretaria alegou a falta de condições estruturais de algumas unidades de ensino devido a pandemia do coronavírus. Desta forma, uma nova proposta de calendário letivo foi apresentada ao conselho.

“O Conselho Municipal de Educação foi sensível a nossa proposta e aprovou a prorrogação por mais um mês para o retorno das atividades pedagógicas nas nossas unidades de ensino. Com esse tempo a mais poderemos reestruturar algumas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino, garantindo ambiente adequado aos alunos, professores e funcionários. Esperamos também que em março a situação sanitária em relação à Covid-19 esteja mais sob controle”, explicou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

No mesmo calendário também ficou definido uma nova data para a realização da Semana Pedagógica, que acontecerá de 18 a 26 de fevereiro.

“Em breve detalharemos a modalidade de ensino e os protocolos de segurança que deverão ser tomados como forma de prevenção à Covid-19. Estamos elaborando esse processo com muita responsabilidade pensando na saúde e no bem estar da comunidade escolar”, finalizou a secretária de Educação.

Natal é o oitavo destino mais procurado do mundo em prêmio do TripAdvisor


Na edição de 2021 da pesquisa Traveler’s Choice Awards, prêmio que observa as avaliações de usuários/internautas do maior site de conteúdo de viagens do mundo, Natal ocupa a 8ª posição na categoria Destinos em Alta. A capital potiguar tem a melhor posição do Brasil em toda a lista.

“Portal para as deslumbrantes praias do Rio Grande do Norte, a cidade de Natal fica no alto da costa atlântica do Brasil, na foz do Rio Potengi. Fuja do agito nas praias escondidas de Pipa e Pirangi ou corra para o agito de Genipabu e Tibau do Sul. A cidade é cercada pelo Parque Estadual das Dunas. Você pode rodar com um buggy por dunas de areia de mais de 10 metros ou passear de dromedário. A cidade tem o ar mais puro do continente, de acordo com a NASA, e abriga ainda o maior cajueiro do mundo”, descreve o TripAdvisor.

O site ainda coloca “268 para se fazer em Natal“, em uma lista que passa por passeios de buggy pelo litoral, mergulho nos parrachos, excursões por pontos históricos e naturais, além de dicas de praias, lagoas e locais para fazer compras.

Além disso, o Rio Grande do Norte está entre os cinco destinos mais buscados para o Carnaval em 2021, segundo novo levantamento da CVC. Natal desponta ao lado de Fortaleza, Porto Seguro, Rio de Janeiro e Maceió como o lugar preferido dos viajantes para o feriado que vai de 13 a 16 de fevereiro. 

O diretor-presidente da Empresa de Promoção Turística Potiguar, Bruno Reis, avalia as duas conquistas. “Desde metade do ano passado vemos nossos destinos potiguares se destacarem na preferência dos viajantes brasileiros. É um apontamento claro, concreto, da assertividade de nossa estratégia digital e parceria com players do mercado do turismo. Mostra também o impacto do primeiro estado brasileiro a receber o selo Safe Travels, da WTTC, e o reposicionamento do destino RN com maior presença online”, pondera Reis.

À frente de Natal, estão: Cabo San Lucas (México), Córsega (França), Doha (Catar), Sanya (China), Gatliburg (Tennessee, EUA), Queenstown (Nova Zelândia) e Tulum (México). O top 10 é finalizado com Kas (Turquia) e Guadalupe (França). O segundo destino brasileiro da lista é Campos do Jordão, em São Paulo, em 20º lugar.

Dívida pública pode alcançar até R$ 5,9 trilhões em 2021


Depois de encerrar 2020 levemente acima de R$ 5 trilhões e em nível recorde, a Dívida Pública Federal (DPF) deverá chegar ao fim de 2021 entre R$ 5,6 trilhões e R$ 5,9 trilhões. Os números foram divulgados hoje (27) pelo Tesouro Nacional, que apresentou o Plano Anual de Financiamento (PAF) da dívida pública para 2021.

De acordo com o PAF, que apresenta metas para a dívida pública para este ano, o governo criou um espaço para aumentar a fatia de títulos prefixados (com taxas de juros fixas e definidas antecipadamente) e reduzir a participação dos papéis corrigidos pela taxa Selic (juros básicos da economia). Isso ajudaria a acomodar a perda de interesse dos investidores nos títulos vinculados à Selic, que está no menor nível da história, em 2% ao ano, e abaixo da inflação acumulada em 12 meses (4,52%).

Segundo o documento, a fatia dos títulos prefixados deverá encerrar o ano entre 38% e 42% da DPF. A parcela vinculada à Selic deverá cair para uma faixa entre 28% e 32%. Atualmente, cada um dos dois tipos de papéis registra participação de 34,8%.

A proporção da dívida pública corrigida por índices de preços deverá ficar entre 24% e 28%. Hoje está em 25,3%. Já a participação da dívida corrigida pelo câmbio, considerando a dívida pública externa, deverá encerrar o ano entre 3% e 7%. O percentual atual está em 5,1%. Os números não levam em conta as operações de compra e venda de dólares no mercado futuro pelo Banco Central, que interferem no resultado.

No ano passado, o PAF inicialmente previa que a Dívida Pública Federal poderia encerrar 2020 em R$ 4,75 trilhões. Por causa do impacto da pandemia de covid-19, o limite foi elevado para R$ 4,9 trilhões em agosto.

Composição
Em 2020, a DPF teve redução de títulos corrigidos por taxas flutuantes, que caíram de 38,9% em dezembro de 2019 para 34,8% no mês passado. Segundo o Tesouro, isso se deveu à queda da taxa Selic (juros básicos da economia), que estão abaixo da inflação e provocaram fuga de investidores desses papéis. O percentual ficou abaixo do mínimo estabelecido pelo PAF de 2020, que estimava que a participação encerraria o ano entre 36% e 40%.

A participação de papéis prefixados (com juros definidos no momento da emissão) subiu de 31% em 2019 para 34,8% em 2020, levemente desenquadrado em relação às metas do PAF. O documento previa que a proporção deveria encerrar 2020 entre 30% e 34%. Com a queda da Selic, os investidores migraram para os títulos prefixados.

A fatia de títulos corrigidos pela inflação caiu levemente, de 26% para 25,3%, dentro do intervalo estabelecido entre 23% e 27%. A dívida corrigida pelo câmbio, considerando a dívida pública externa, fechou 2020 em 5,1%, também dentro da margem de 3% a 7% estimada no PAF.

Em tese, os títulos corrigidos por taxas flutuantes aumentam o risco da dívida pública, porque a Selic pressiona mais o endividamento do governo quando os juros básicos da economia sobem. No entanto, com a queda recorde dos juros básicos no ano passado, o aumento da participação desses papéis beneficiou o Tesouro porque ajudou a segurar o pagamento dos juros da dívida pública.

Quando o Banco Central reajusta os juros básicos, a parte da dívida interna corrigida pela Selic aumenta imediatamente. A taxa de juros dos papéis prefixados é definida no momento da emissão e não varia ao longo do tempo. Dessa forma, o Tesouro sabe exatamente quanto pagará de juros daqui a vários anos, quando os papéis vencerem e os investidores tiverem de ser reembolsados.

Prazo
O Plano Anual de Financiamento também abriu uma margem para diminuir o prazo da DPF. No fim de 2020, o prazo médio ficou em 3,6 anos. O PAF estipulou que ficará entre 3,2 e 3,6 anos no fim de dezembro. O Tesouro divulga as estimativas em anos, não em meses. Já a parcela da dívida que vence nos próximos 12 meses encerrará 2021 entre 24% e 29%. Atualmente, está em 27,6%.

Segundo o Tesouro, o governo tem dois mecanismos de segurança para garantir a capacidade de financiamento em caso de crise econômica que não permita ao Tesouro lançar títulos no mercado. Em primeiro lugar, o governo tem reservas internacionais suficientes para pagar os vencimentos da dívida pública externa em 2021, que totalizam R$ 34,65 bilhões. Além disso, o governo tem um colchão de R$ 881,3 bilhões para cobrir pouco mais de seis meses dos vencimentos da dívida pública interna.

Por meio da dívida pública, o Tesouro Nacional emite títulos e pega dinheiro emprestado dos investidores para honrar compromissos. Em troca, o governo compromete-se a devolver os recursos com alguma correção, que pode seguir a taxa Selic, a inflação, o câmbio ou ser prefixada, definida com antecedência.

Caixa paga hoje R$ 248 milhões do auxílio emergencial


A Caixa Econômica Federal paga hoje (28) mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. 

A operação foi autorizada [https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/governo-aprova-auxilio-emergencial-para-196-mil-pessoas-que-contestara] pelo Ministério da Cidadania após análise de contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

Para esse pagamento, não há calendário de acordo com o mês de nascimento. Todos os beneficiários receberão, de uma só vez, todas as parcelas a que têm direito. Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem quanto para saques e transferências para outros bancos.

Com o Caixa Tem é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e transferir os recursos sem o pagamento de tarifas.

Para o saque em espécie, é preciso fazer o login no aplicativo Caixa Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. Esse código deve ser utilizado para a retirada do dinheiro, que pode ser feita nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou mesmo nas agências.

Beneficiários

O grupo de beneficiário inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de mais 5 mil que tiveram os pagamentos reavaliados neste mês.

Entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Mais 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, terá direito à quarta e à quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão receber somente a quinta parcela.

Blocos do Rio lançam campanha Unidos pelo Distancimento


Todos os anos eles fazem a festa de milhões de foliões pelas ruas do Rio de Janeiro, mas desta vez estão pedindo para que o seu público fique em casa, para evitar uma explosão de casos de coronavírus após o carnaval.

Dezoito grandes blocos, como Cordão do Boitatá, Sargento Pimenta, Monobloco e o incomparável Cordão da Bola Preta lançaram a campanha Unidos pelo Distanciamento.

Mesmo que a festa oficial já tenha sido cancelada, eles estão reforçando o pedido para que as pessoas não se aglomerem em festas e desfiles clandestinos, como explica a presidente da Sebastiana, uma das principais associações de blocos cariocas, Rita Fernandes. “A gente precisa esperar esse ano, deixar passar o carnaval na sua casa, festejando, da forma que puder, com seus amigos ou familiares para controlar a pandemia e no ano que vem fazer um grande carnaval”.

A campanha também lançou uma camiseta, com uma ilustração original do artista Rodrigo Habib. A venda será revertida para os trabalhadores que fazem o carnaval acontecer e que, segundo Rita Fernandes, vivem momentos complicados. Outras iniciativas também estão sendo planejadas. “Serão oferecidas oficinas online como de percussão em casa, instrumentos musicais com material reciclado, maquiagem para carnaval. É uma forma de a gente tentar ajudar aquelas pessoas que estão paradas”.

As camisas custam 55 reais e estão disponíveis no site da empresa Dimona, parceira da iniciativa. Todo o lucro será revertido para a campanha. No momento da compra é possível escolher o bloco do coração que vai receber a quantia referente às camisetas adquiridas.

Atlético-MG segue no páreo, e atacante Hulk planeja definição de futuro ainda esta semana



Livre no mercado, e após longa passagem pelo futebol chinês e europeu, o atacante Hulk está no Brasil e analisa propostas e convites para um novo desafio na carreira. O Atlético-MG é um dos clubes interessados, reforçando o desejo de ter o atleta de 34 anos. O nome do Galo está na mesa, e Hulk tende a definir o próximo passo profissional nos próximos dias.

O ge apurou que esta segue sendo a expectativa do jogador, que analisa as propostas ao lado da advogada Marisa Alija, responsável pelas negociações envolvendo o ex-jogador do Shanghai SIPG. Hulk ficou sem contrato desde que não renovou no clube chinês. Alija, recentemente, teve uma conexão com o Galo de outra forma, ao representar o atacante Robinho no acordo trabalhista com o Alvinegro.

O Galo já havia sinalizado interesse no atacante já no fim de 2020, quando estava definido que Hulk não permaneceria na China. Pelo porte do jogador, não se trata de uma negociação simples e, para retornar ao Brasil, Hulk coloca um grande peso no projeto esportivo a ser apresentado.

O jogador fez carreira primeiro no Japão, depois de sair do Vitória, e foi comprado pelo FC Porto em 2008, ficando quatro temporadas em Portugal até ser negociado com o Zenit, da Rússia. De lá, virou superstar no futebol chinês. De acordo com sua assessoria pessoal, Hulk tem 575 jogos e 306 gols em números oficiais. Ele segue de férias na Paraíba.

Para o Atlético, seria uma opção para 2021, tendo em vista o quase certo retorno da Libertadores no calendário do clube. No ataque, o clube conta com Eduardo Vargas e Eduardo Sasha na função de centroavantes, além de Marrony e também Diego Tardelli (que segue sem atuar, e com contrato a vencer).

Japão enfrenta obstáculos para vacinar a tempo da Olimpíada


A vacinação no Japão enfrenta obstáculos logísticos que podem adiar ainda mais a campanha ainda lenta, dizem especialistas e autoridades, complicando os planos de imunização de larga escala contra o o novo coronavírus (covid-19) a tempo para a Olimpíada.

O Japão, que já é o último grande país industrializado a iniciar a vacinação, provavelmente será prejudicado pela falta de contêineres e gelo seco e pela dificuldade de recrutar pessoal médico, disse à Reuters mais de uma dúzia de pessoas envolvidas na campanha de vacinação.

O primeiro-ministro, Yoshihide Suga, diz que as vacinas são cruciais para se realizar uma Olimpíada bem-sucedida depois do adiamento do ano passado. As primeiras vacinas para profissionais de saúde devem ser administradas no final de fevereiro, o que deixa somente 145 dias até o começo dos Jogos, no dia 23 de julho.

O Japão precisará entregar cerca de 870 mil injeções por dia para inocular metade de sua população até lá, e cada pessoa precisa de duas doses.

"O plano do governo coloca um fardo grande nas municipalidades individuais ao distribuir as vacinas", disse Koji Wada, conselheiro da reação governamental à covid-19. "Grandes áreas metropolitanas, como Tóquio, podem ter a infraestrutura para realizar as vacinações tranquilamente, mas áreas mais rurais... podem ter mais dificuldade."

O Japão adquiriu vacinas da Pfizer suficientes para 72 milhões de pessoas, mais da metade da população. O governo está comprando cerca de 20 mil refrigeradores especiais e encomendando quantidades enormes de gelo seco para transportá-los.


Calendário de pagamento de 13º salário atrasado desagrada Fórum dos Servidores

 


O calendário de pagamento apresentado pelo governo do RN, que prevê a quitação do 13º salário de 2018 em maio e novembro deste ano, não agradou ao Fórum Estadual de Servidores. Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Rio Grande do Norte (Sinsp-RN) se disse decepcionado com a proposta.

"Mais uma vez o governo do Estado gerou expectativa no anúncio do pagamento dos salários atrasados ao marcar audiência com o Fórum estadual dos Servidores, mas decepcionou toda a classe após não trazer nenhuma certeza para a mesa de reunião", afirmou.

De acordo com o Executivo, o salário de quem recebe acima de R$ 3,5 mil será pago integralmente. No entanto, as faixas salariais que vão recebem em maio e em novembro ainda não foram definidas. Para quem ganha até R$ 3,5 mil, a programação está mantida e a folha do 13º salário de 2018 será finalizada nesta sexta-feira (29).

"Saímos dessa reunião decepcionados, pois esperávamos medidas concretas e não ideias vagas repletas de incertezas. O Sinsp tinha a expectativa que o governo viesse aqui hoje e afirmasse que iria pagar tudo que ainda falta já em fevereiro”, declarou a presidente do Sinsp, Janeayre Souto.

O pagamento será feito com recursos próprios, segundo explanou o governo no encontro dessa quarta-feira (27). Por outro lado, o pagamento de dezembro de 2018 vai depender de recursos extras oriundos do governo federal.

"A governadora afirmou que nas próximas semanas o Fórum dos Servidores e secretários de Estado vão dar início ao planejamento de como será realizado esse pagamento, e definir o formato menos nocivo para os servidores", concluiu o Sinsp.

Nenhum comentário: