Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2021

Mortes por covid-19 no Brasil sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões


As mortes pelo novo coronavírus subiram para 436.537, conforme a nova atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite dessa segunda-feira (17). Nas últimas 24 horas, foram registrados 786 novos óbitos. 

Há 3.704 mortes em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

A quantidade de pessoas que tiveram covid-19 foi para 15.657.391. Entre ontem e hoje, foram confirmados por autoridades de saúde 29.916 diagnósticos positivos. 

Ainda há no país 1.068.421 casos em acompanhamento. O termo é empregado para as pessoas infectadas e com casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia totalizou 14.152.433. Isso equivale a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus.

Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcionários das equipes de saúde para realizar a alimentação dos dados. Às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pelo envio dos dados acumulados.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (104.295). Em seguida vêm Rio de Janeiro (48.024), Minas Gerais (37.557), Rio Grande do Sul (26.724) e Paraná (24.792). Já na parte de baixo da lista, com menos óbitos, estão Roraima (1.571), Acre (1.620), Amapá (1.622), Tocantins (2.727) e Alagoas (4.508).

Em número de casos, São Paulo lidera com 3.096.845, seguido por Minas Gerais (1.465.668), Rio Grande do Sul (1.032.330) e Paraná (1.025.645). Os estados com menor número de casos são Acre (80.561), Roraima (100.084) e Amapá (109.272).

Vacinação

Até o momento, foram distribuídos a estados e municípios 85,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 53,2 milhões de doses, sendo 36 milhões da 1ª dose e 17,1 milhões da 2ª dose.

*Agência Brasil

Papa Francisco envia carta em solidariedade a Leniel Borel, pai do menino Henry


O papa Francisco enviou uma carta ao engenheiro Leniel Borel, pai do menino Henry Borel, de apenas 4 anos, que foi morto em 8 de março, em um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Na mensagem, o pontífice se solidarizou com o pai e a avó do garoto, Noeme Camargo, classificou a morte dele como “massacre” e afirmou que a “loucura humana” foi a causa da tragédia.

De acordo com Leniel, a carta assinada pelo monsenhor Luigi Roberto Cona, assessor para Assuntos Gerais da Secretaria do Vaticano, e com data de 24 de abril, foi enviada a vizinha de uma tia dele. “A Afra Dinini Roessler mora na Alemanha há 10 anos, mas vem na casa dela aqui no Brasil duas vezes por ano. Ela recebeu a carta e duas fotos do papa, assinada por ele. Após receber, ela enviou para minha casa aqui no Brasil”, disse o engenheiro ao site Metrópoles.

“O papa Francisco incumbiu-me de assegurar a sua paterna vizinhança e solidariedade ao pai Leniel Borel e à avó Noeme Camargo, confiando-os à proteção da Virgem Maria com os desejos bons que cada um traz no coração: deixem-se reconhecer como amigos de Jesus; a todos chamem amigos e, de todos, sejam amigos”, diz Luigi Roberto Cona.

“O Santo Padre conta com a senhora Noeme e o senhor Leniel para contrastarem a cultura da indiferença e do ódio que sentem crescer ao seu redor; não se deixem contaminar pelo ódio, transformando-se à sua imagem e semelhança. Sejam do número das pessoas que se recusam a entrar no circuito do ódio, que se recusar a odiar aqueles que lhes fizeram mal, dizendo-lhes: ‘Não teres o meu ódio!’. Deste modo ajudarão a para o mal, como fez Abraão quando pediu a Deus para não exterminar os justos com os culpados (cf. Gênesis 18, 23-32)”, diz parte da mensagem.

Em outro momento, o papa afirma ser um milagre o que permite ao pai e à avó de Henry “viver em paz” e “ajudar a salvar o mundo de si mesmo”.

O crime

Henry Borel morreu no dia 8 de março, vítima de uma sessão de tortura e agressão por parte do padrasto, o Dr. Jairinho, segundo apontam as investigações da Polícia Civil.O inquérito foi concluído nesta segunda-feira e indiciou Dr. Jairinho e Monique Medeiros por homicídio duplamente qualificado.

O vereador foi denunciado ainda por tortura nos dias 2 e 12 de fevereiro, a mãe da criança por omissão quanto à tortura do dia 12. Devido à finalização do inquérito, Monique perdeu a chance de ser ouvida novamente pela polícia depois de sustentar em seus primeiros depoimentos que o menino teria sofrido um acidente doméstico. Por Jornal O Dia


Hospital Regional do Seridó anuncia alta hospitalar para mais 03 pacientes confirmados Covid-19 nesta terça

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 03 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar nesta terça-feira (18) no referido Hospital.

Município de residência dos pacientes:
📍Caicó – 01
📍Parelhas – 01
📍Acari – 01

Os pacientes ficarão em isolamento domiciliar monitorados pela secretaria de saúde do seu município.

altahospitalar #vencendoacovid

PL2564/20

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com


Com terceira menor taxa do país, Sesap-RN alerta população para vacinação contra influenza


Está em curso em todas as salas de vacinação do Rio Grande do Norte a 23ª Campanha de Vacinação Contra Influenza, que teve início no dia 12 de abril e segue até 09 de julho.

Com a baixa procura pela população, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta os potiguares a buscarem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município para tomarem o imunizante contra a gripe.

Segundo dados da plataforma RN Mais Vacina, até a manhã desta terça-feira (18), cerca de 82 mil potiguares receberam a vacina da influenza, correspondendo a pouco mais de 6% de 1.295.751 de pessoas do público-alvo. A taxa é a terceira menor do Brasil, à frente apenas de Rio de Janeiro e Roraima, de acordo com os dados do Ministério da Saúde.

No atual estágio da Campanha, entre 11 de maio de 08 de junho, estão sendo vacinados idosos com 60 anos e mais e professores. Porém, as pessoas inclusas na 1ª fase (crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde) e que ainda tomaram a vacina contra a influenza devem procurar as salas de vacinação para tomar o imunizante. 

A próxima etapa da campanha, de 09 de junho a 09 de julho, contempla o seguinte público-alvo: pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação e liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Intervalo entre vacinas

Como a campanha de vacinação contra influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19, é importante que seja priorizada a aplicação do imunizante contra a Covid.  Vale salientar que, as pessoas contempladas nos grupos prioritários para a vacinação contra influenza e ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, ao buscarem uma UBS, deverão, preferencialmente, tomar a vacina contra a Covid e agendar a administração da vacina contra a influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Recomendações

A Sesap recomenda para os municípios a adoção de todas as medidas de prevenção à transmissão da Covid-19 nas ações de vacinação contra a influenza. Para isso, é aconselhável evitar a formação de filas e aglomerações, como destinar local específico para a vacinação de idosos; optar por locais abertos e ventilados; ofertar as doses em locais como escolas e igrejas; e, realizar a vacinação domiciliar para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, de acordo com as condições de cada município.

Rio Grande do Norte registra 32 mortes por Covid e 851 casos de coronavírus nas últimas 24 horas

 


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira 18. Foram mais 851 casos confirmados, totalizando 251.928.

Até segunda-feira 17 eram 251.077 infectados. Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.867 no total, sendo 12 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (03), Macaíba (01), Ceará-Mirim (01), São Pedro (01), Santa Cruz (01), Pendências (01), Currais Novos (01), Jardim de Piranhas (01), Itaú (01) e São Rafael (01). 

A Sesap ainda registrou outros 20 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.213. 

Na segunda-feira 17 o número total de mortes era 5.835. Casos suspeitos somam 82.009 e descartados 494.149. Recuperados são 150.64


RN recebe lote com 10.530 doses de vacina da Pfizer



O Rio Grande do Norte vai reforçar sua campanha de vacinação contra a Covid-19. Após receber lotes de Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz durante a madrugada, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encerrou a tarde com mais um carregamento de imunizantes a ser entregue aos municípios potiguares. As 10.530 doses da Pfizer foram recebidas no Aeroporto Internacional Aluízio Alves às 15h.

O lote de vacinas será, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para a primeira dose de pessoas com comorbidades, com deficiência permanente e grávidas. Por conta do esquema diferenciado de armazenagem, a distribuição das doses ainda será coordenada junto aos municípios. 

Na tarde dessa segunda-feira (17), a Sesap encaminhou a Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaiba e Extremoz um lote com mais de 18 mil vacinas da Pfizer. A opção por deixar as doses na Região Metropolitana se dá por conta da infraestrutura da rede de frio da área, pois a vacina precisa ser mantida a -20ºC para uma validade de duas semanas.

Com esse carregamento, o RN ultrapassa as 100 mil doses recebidas em apenas um dia. Durante a madrugada foram as 38.200 unidades da Coronavac, que devem encerrar o déficit da 2ª dose em atraso, e 55.300 doses da Astrazeneca, destinadas também para completar o esquema vacinal dos potiguares.

A plataforma RN+ Vacina registra, até a tarde desta terça, que foram aplicadas 904.278 vacinas em todo o estado, tendo atingido 599.965 mil potiguares com ao menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.

Receita Federal lança aplicativo para agendar atendimento presencial


Já está disponível para download, nas lojas Google Play e Apple Store, o aplicativo Agendamento da Receita Federal. A ferramenta permite ao contribuinte agendar horário para atendimento presencial na Receita Federal.

Com o app, é possível selecionar o serviço desejado e escolher a unidade mais próxima do contribuinte.

A marcação da data e do horário é feita de forma simples: não é necessário fazer cadastro, basta informar o CPF ou CNPJ.

Antes, o contribuinte escolhia a unidade de atendimento sem saber se ela oferecia o serviço que precisava, o que causava transtorno ao cidadão e aumento das filas no atendimento.

A ferramenta permite sincronizar o horário escolhido com a agenda pessoal, compartilhar data e horário em outras mídias, visualizar no mapa a unidade de atendimento selecionada e traçar rotas até a unidade escolhida.

Muitos serviços da Receita Federal já podem ser feitos de forma remota, em um dos canais de atendimento virtual.

No atendimento presencial, que exige o agendamento, o contribuinte pode inscrever e atualizar dados cadastrais de pessoa física; obter cópia de Declaração de Imposto de Renda; consultar dívidas e pendências de pessoa física e de Microempreendedor Individual, além de parcelar débitos, emitir documentos de arrecadação e entregar documentos, requerimentos, defesas e recursos que não possam ser apresentados pela internet.


Sine-RN tem 36 vagas de emprego nesta terça-feira; veja oportunidades


A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece 36 vagas de emprego nesta terça-feira (18). As oportunidades são para Natal, Região Metropolitana, Mossoró e João Câmara.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788, 98106-6367 e 98107-4226. O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h.

VEJA AS OFERTAS DE VAGAS DE EMPREGO POR OCUPAÇÃO:

NATAL e GRANDE NATAL

AUXILIAR DE COZINHA     01
COZINHEIRO GERAL  01
MARCENEIRO DE MÓVEIS   04
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL     02
MECÂNICO DE LAVADORA E SECADORA 01
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO  01
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS       01
MECÂNICO DE MOTOR A GASOLINA      01
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA       01 
ENCARREGADO DE OBRAS       01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL     01
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS       02
OPERADOR DE CALDEIRA  01

– Pessoas com Deficiência-

AUXILIAR DE LIMPEZA      02
GARI      10
SERVENTE DE OBRAS 02

MOSSORÓ e Região

CONSULTOR DE VENDAS   01
AUXILIAR DE ESTOQUE     01

Total      02

JOÃO CÂMARA e Região

FARMACÊUTICO   02

Total      02

Total geral: 36 vagas


Governo revisa as contas e salário mínimo pode chegar a R$ 1.155,55



O ministério da Economia revisou as contas hoje (18), e divulgou o Boletim Macrofiscal , com as projeções para a economia neste ano. A expectativa de inflação subiu, e com ela, a previsão para o salário mínimo em 2022. 

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, teve alta de 4,4% para 5,05%. O salário mínimo, que havia sido previsto por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada ao Congresso em abril, pode subir de  R$ 1.147,00 para R$ 1.555,55.

Para corrigir o salário, o governo usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O aumento, no entanto, não significará ganho real, pois, a inflação acompanhará o crescimento dos vencimentos. 

Será o terceiro ano seguido que o piso salarial do país não terá aumento acima da inflação. Trata-se de um projeto do governo Jair Bolsonaro (sem partido), que acabou com a política de ganhos reais que vigorou no Brasil por mais de duas décadas.

De acordo com informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo serve de referência para 50 milhões de pessoas no Brasil, das quais 24 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

MC Kevin tentou pular da varanda após sexo para não ser flagrado, diz modelo

 


A modelo fitness Bianca Dominguez, que estava no quarto do hotel na Barra da Tijuca de onde o funkeiro MC Kevin caiu do quinto andar neste domingo , afirmou, nas redes sociais, que a morte do artista “foi um acidente” e pediu para que não se acredite em “pessoas querendo ganhar fama”. Em seu perfil no Instagram, ela também escreveu ter visto “tudo”, disse não crer no que estava acontecendo e pediu orações. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito.

“Não estou nada bem. Ainda estou em choque e triste demais. Não tem nome para isso”, desabafou Bianca, muito abalada, em declaração ao Globo.

Bianca já prestou dois depoimentos na 16ª DP (Barra da Tijuca), onde um inquérito foi aberto para apurar o caso. Embora Kevin estivesse hospedado com a mulher, a advogada Deolane Bezerra, no quarto 1302 do estabelecimento, ele teria ido à suíte 502, onde estavam outros amigos. Lá, ele teria feito sexo com Bianca e, com medo da mulher, que bateu na porta, decidiu pular para o apartamento ao lado pela varanda. Na tentativa, o cantor acabou caindo de uma altura de 15 metros.

De acordo com o jornal Extra, Bianca disse para a polícia que conheceu MC Kevin e o amigo, Victor Elias Fontenelle na praia. Ela teria ido com os dois para o hotel. Lá, Bianca fez sexo com Victor e, depois, a moça teria ido com Kevin para a varanda. Receoso de que sua mulher chegasse e fizesse o flagrante da traição, o funkeiro teria tentado pular para o apartamento de baixo.

Socorrido por equipes do quartel do Corpo de Bombeiros do bairro, o jovem foi levado ao Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul, mas não resistiu aos ferimentos.

Além da modelo e da viúva, pelo menos outras quatro pessoas, entre amigos e homens que trabalham na equipe da produção de shows do artista, estão sendo ouvidos pelo delegado Henrique Damasceno. Algumas das testemunhas citaram que Kevin ingeriu drogas e bebida alcoólica durante o fim de semana. Um exame toxicológico no corpo do artista foi solicitado a profissionais do Instituto Médico Legal (IML).

Uma perícia também foi feita pelo Instituto Carlos Éboli nos dois quartos e ainda na área onde o funkeiro caiu. A Polícia Civil tenta esclarecer se Kevin teria se jogado da sacada. Outra linha de investigação aponta que ele caiu acidentalmente após tentar se esconder da esposa.

O exame de necropsia do corpo do funkeiro indicou que a causa da morte foi trauma craniano provocado por ação contundente. O cantor morava em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, mas estava na capital fluminense porque havia feito um show em uma boate em Vila Valqueire, na Zona Norte do Rio, na noite de sábado.


Presidente Jair Bolsonaro lança hoje o programa gigantes do asfalto


O presidente Jair Bolsonaro participa, nesta terça-feira (18), às quatro da tarde, da Solenidade de lançamento do programa Gigantes do Asfalto, que prevê ações voltadas ao setor de transporte de cargas para desburocratizar e facilitar a vida dos caminhoneiros.

A Caixa vai anunciar o financiamento de projetos de investimento em infraestrutura para a melhoria da qualidade das condições de trabalho dos caminhoneiros, como construção de pontos de parada e a oferta de taxas mais atrativas para renovação de frota.

Caixa paga nesta terça-feira auxílio emergencial a nascidos em fevereiro

 


Trabalhadores informais nascidos em fevereiro recebem hoje (18) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 1 poderão sacar o benefício.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente.

Na última quinta-feira (13), a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último domingo (16) e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).

Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês, com base no dígito final do NIS.

O pagamento da segunda parcela aos inscritos no Bolsa Família começa hoje e segue até o dia 30. O auxílio emergencial somente será depositado quando o valor for superior ao benefício do programa social.

Em todos os casos, o auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas).



Anvisa conclui que frascos de CoronaVac não estão com menos doses

 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborou ofício concluindo que não há indícios de que frascos da vacina CoronaVac estejam sendo fabricados com volume menor de doses. Uma investigação foi realizada pela Anvisa após queixas de que as vacinas produzida pelo Instituto Butantan estavam sendo entregues em frascos contendo quantidades menores que as dez doses previstas.

Avaliação sobre a aspiração da vacina CoronaVac realizada pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) apontou que 44,4% dos frascos analisados renderam menos que as dez doses. A experiência contou com participação de profissionais de nove municípios.

No ofício, a Anvisa relata que, para o caso específico da CoronaVac, que tem um volume declarado de 5 mL, deve haver 0,5 mL de excesso em cada frasco. Diante disso e com a justificativa de aumentar o rendimento do processo produtivo em até 8%, no início de março, o Butantan fez uma redução no volume de enchimento do frasco de 6,2 mL para 5,7 mL, com uma tolerância de 0,2 mL, representando uma faixa de 5,5 a 5,9 mL.

“Os lotes fabricados a partir desta data apresentam-se visualmente com volume inferior aos lotes fabricados anteriormente. Tal alteração foi prontamente notada pelos profissionais de saúde, que observaram a redução visual no volume do frasco. Contudo, tal redução não necessariamente representa um desvio no produto”, disse a Anvisa no documento.

A Anvisa realizou uma inspeção no Butantan, em abril, e concluiu que os resultados estavam dentro das especificações. “Com base no resultado da inspeção investigava concluiu-se que falhas no processo de envase não parecem ser a causa do volume inferior reportado nas queixas técnicas”, concluiu a Anvisa.

Resposta do Butantan

O Instituto Butantan informou, em nota, que a inspeção da Vigilância Sanitária Municipal de São Paulo, com apoio remoto do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado e da Anvisa realizada em 20 de abril não encontrou nenhuma inadequação na linha de envase da CoronaVac, confirmando as boas práticas de fabricação.

Segundo explicou o instituto, cada frasco da vacina contra o novo coronavírus contém nominalmente 10 doses de 0,5 ml cada, totalizando 5 ml, e adicionalmente ainda é envasado conteúdo extra, chegando a 5,7 ml por ampola. Esse volume, aprovado pela Anvisa, é suficiente para a extração das dez doses.

“Todas as notificações recebidas pelo instituto até o momento relatando suposto rendimento menor das ampolas foram devidamente investigadas, e identificou-se, em todos os casos, prática incorreta na extração das doses nos serviços de vacinação. Portanto, não se trata de falha nos processos de produção ou liberação dos lotes pelo Butantan”, diz a nota do instituto.

No ofício feito pela Anvisa, consta que o Butantan se pronunciou sugerindo que a causa do volume inferior seria um somatório de fatores, como a utilização de seringas com volume acima de 1 mL e técnica de aplicação inadequada. Com isso, a empresa protocolou junto à Anvisa alteração no texto de bula, incluindo a indicação da utilização de seringas de 1 mL para a aplicação da vacina e um QR code com tutoriais para profissionais de saúde.

O ofício acrescenta que “corrobora para a validade dessa hipótese o fato de que também há notificações de volume faltante referentes às vacinas Fiocruz/Covishield/AstraZeneca”.

“Diante dos fatos apresentados, conclui-se que não há indícios que corroborem para a hipótese de que o IB [Instituto Butantan] esteja fabricando a vacina CoronaVac com volume inferior ao preconizado. Portanto tal hipótese foi descartada e as investigações referentes ao produto foram concluídas”, finaliza a Anvisa no ofício.

Nenhum comentário: