Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2021

Prefeito lança programa Natal Limpa e Sustentável

 


Com o objetivo de promover boas práticas relacionadas ao meio ambiente, integrando toda a sociedade em ações de preservação e educação ambiental sustentáveis, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, lançou nesta terça-feira (08), em uma solenidade virtual, o projeto Natal Limpa e Sustentável. 

Neste primeiro momento, o foco da iniciativa estará voltado ao estímulo e orientação da população quanto ao descarte correto do lixo eletrônico. 

Para tanto, a gestão municipal vai disponibilizar 25 pontos fixos de coleta, localizados em áreas públicas de todas as regiões da cidade. Os dois primeiros pontos já estão instalados no Palácio Felipe Camarão e na sede da Urbana. O Natal Limpa e Sustentável é promovido pela Prefeitura de Natal em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana); Natal Reciclagem e Trunk Circular.

Além disso, o evento marcou também o lançamento do serviço ECOZAP, onde através do número 99666-4010, os cidadãos podem agendar a coleta domiciliar de aparelhos eletroeletrônicos em desuso. Esse trabalho será executado pela empresa Natal Reciclagem que é parceira da Urbana no projeto. Outra inovação é o portal www.natallimpaesustentavel.com.br. 

A plataforma contém ainda orientações sobre como deve ser realizado o descarte correto de resíduos, o que pode e o que não pode ser descartado, os pontos onde o material pode ser despejado e outros serviços. Além do ECOZAP, o cidadão pode também agendar a coleta domiciliar de resíduos eletroeletrônicos pelo site, preenchendo um formulário. O serviço será realizado sem custos, menos para empresas.

“Vamos avançar muito com a nossa política em defesa do meio ambiente, buscando o desenvolvimento sustentável da nossa cidade para proporcionar melhoria na qualidade de vida da população. 

O projeto Natal Limpa e Sustentável é mais uma ação que mostra o compromisso da gestão em promover a preservação dos nossos ecossistemas, a criação de um ambiente mais harmônico que gere mais qualidade de vida para seus habitantes. Temos o Planta Natal, o Natal Mais Verde, estamos reformando praças e logradouros, executando obras de drenagem e esgotamento sanitário, incentivando o uso de meios de transportes limpos e investindo na criação de espaços de convivência, lazer e voltados à prática esportiva. Vamos intensificar esse trabalho ainda mais”, detalhou Álvaro Dias.

Ele aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento à população para participar e se envolver nessas práticas ambientalmente corretas: “A gestão também vai executar campanhas educativas em seus canais oficiais para orientar e estimular a sociedade a defender, cuidar e preservar a natureza. Essa é uma responsabilidade compartilhada e com todos fazendo a sua parte teremos avanços importantes”, concluiu.

Essa primeira edição do Natal Limpa e Sustentável vai se concentrar nos órgãos da administração municipal, uma vez que são locais favoráveis ao processo de sensibilização e que produzem grandes quantidades de resíduos sólidos, serão práticas simples do dia a dia que farão toda a diferença. Na sequência, a ideia é envolver a sociedade civil organizada por meio das organizações não governamentais, empresas, condomínios residenciais, conselhos comunitários, igrejas, escolas e outros organismos. 

O que é classificado como lixo eletrônico: Celulares, Carregadores, Notebook, Nobreak, Estabilizador, Tablet, CPU, Monitor, TV, Impressora, Modem, CR-ROM, Telefone, DVD; Vídeo cassete; Rádio; Caixa de som, Placas de circuito Conectores, Gravador, Scanner; Microfone; Microondas, Liquidificador, Secador de cabelo, Ventiladores, Pendrives, Central telefônica, Fios, Cabos elétricos, Fone de ouvido, Teclado e mouse, Controle remoto, Câmera fotográfica, Decodificador, Geradores, Ipod, Mp3, Lanterna, Autofalante, Triturador, Antena, Receptor, Webcam. É importante esclarecer que Pilhas; Lâmpadas; Tonners; Sucata de tubo CRT não poderão ser descartados nos pontos disponibilizados.


Nenhum comentário: