Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2021

América de Natal completa 106 anos


No dia 14 de julho de 1915, era fundado do América Futebol Clube, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. O Alvirrubro potiguar completa 106 anos nesta quarta-feira, 14 de julho. Para comemorar o aniversário, a diretoria americana realizou uma missa em Ação de Graças durante a manhã

O América é detentor de 36 títulos do Campeonato Potiguar e de uma Copa do Nordeste, em 1998. O Alvirrubro foi o último time norte-rio-grandense a participar da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, em 2007. No entanto, hoje, 14 anos, depois o cenário é diferente.

O clube rubro já está quarta temporada na Série D do Brasileirão, a última do futebol nacional. E tem a missão de conquistar o acesso para a Série C e garantir o calendário do ano de 2022. 

Na atual edição, a equipe ocupa a 4ª colocação do grupo A3, com 8 pontos. Na próxima rodada, o desafio será contra o Sousa, da Paraíba. A partida está marcada para o sábado (17), às 15 horas, na Arena das Dunas. Em caso de vitória, o time pode chegar à segunda colocação da chave.

Veja um pouco da história do América Futebol Clube, em conteúdo publicado no site oficial do clube:

Por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, o América de Natal foi fundado em 14 de julho de 1915, uma quarta-feira, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

Em 15 de julho de 1915, a primeira diretoria do clube que foi eleita por aclamação, foi a seguinte:

Presidente: Getúlio Soares
Secretário: Mário Monteiro
Tesoureiro: Clóvis Fernandes Barros
Guardião do Material: Manoel Coelho Filho

A primeira partida realizada pela nova equipe de Natal ocorreu no dia 26/09/1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC. Nessa partida, o América de Natal atuou com: Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Barros, Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.

Já a primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal ocorreu em 15 de Setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.

Nenhum comentário: