Páginas

domingo, 5 de setembro de 2021

Auxílio Emergencial: quem vai poder sacar quinta parcela nesta semana

 


Mais uma semana começa, e muita gente está relatando dúvidas sobre as próximas liberações do Auxílio Emergencial. As questões existem justamente por causa do feriado do próximo dia 7 de setembro. Afinal, a Caixa Econômica Federal vai seguir fazendo os pagamentos do benefício neste período?

Por causa da data cívica, haverá sim uma alteração no calendário nos próximos dias. Apenas três grupos de trabalhadores informais irão ganhar o dinheiro de sacar o benefício. Nesta segunda-feira (6), por exemplo, a liberação vai acontecer para aqueles usuários que nasceram no mês de abril. Eles poderão fazer o saque nas agências.

Depois do feriado, essas liberações voltam na quinta-feira (9). De acordo com o calendário oficial do programa, vai ser a vez daqueles que nasceram no mês de maioNa sexta-feira (10) poderão sacar esse dinheiro aqueles informais que fazem aniversário no mês de junho. Esses são portanto os três grupos que receberão o montante.

Vale sempre lembrar que essas pessoas estão com esse dinheiro da quinta parcela do Auxílio Emergencial na conta há algumas semanas. É que os informais acabam tendo que seguir dois calendários. O primeiro é o da liberação digital. É neste momento, que eles precisam usar o app Caixa Tem ou o Internet Banking para fazer as movimentações.

O segundo calendário mostra as datas das liberações dos saques. E é justamente isto o que está acontecendo neste momento. Essas pessoas estão recebendo o direito de pegar o dinheiro em espécie em agências e caixas eletrônicos. A partir daí eles podem fazer o que quiserem com o montante.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal começou os pagamentos do Auxílio Emergencial ainda no ano passado. A ideia inicial era ajudar os informais que estavam em situação de vulnerabilidade por causa da pandemia do novo coronavírus.

Mais de um ano depois do início dos repasses, essa lógica continua a mesma. No entanto, o projeto acabou diminuindo de tamanho. Pelo menos quando se considera a quantidade de usuários es valores dos pagamentos do programa.

De acordo com o Ministério da cidadania, o Auxílio chegou na casa de quase 70 milhões de pessoas no ano passado. Hoje, esse número é de 37 milhões. Os valores dos repasses também caíram de algo em torno de R$ 600 para no máximo R$ 375 agora.

Novo Bolsa Família

Vale lembrar ainda que o Auxílio Emergencial está em sua reta final. Pelo menos de acordo com as informações oficiais, o programa deverá fazer ainda mais dois pagamentos. A expectativa é que ele chegue ao fim no próximo mês de outubro.

Logo depois, a ideia do Governo Federal é começar os repasses do novo Bolsa Família. O programa, que deverá passar a se chamar Auxílio Brasil, tem estreia prevista para o próximo mês de novembro.

No entanto, esse novo projeto deverá atender menos gente do que a atual versão do benefício. E de acordo com as informações de bastidores, os valores médios dos pagamentos também não deverão subir muito em relação ao que se vê no atual programa emergencial.

Nenhum comentário: