Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2022

IBGE recebe observadores internacionais na realização do Censo 2022

 


O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, vai receber até 26 de setembro, em cinco estados, representantes de institutos de estatísticas e organizações internacionais de 19 países para participar do Observa Censo 2022.

É uma ação de compartilhamento de experiências, metodologias, novas tecnologias e boas práticas em geral que o IBGE vem desenvolvendo ao longo dos anos e que foram implementadas no Censo deste ano.

A vinda dos observadores internacionais é produto de uma parceria do IBGE com o Fundo de População das Nações Unidas; a OIT, Organização Internacional do Trabalho; e a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Também participam como observadores a Organização Internacional para as Migrações, o Acnur, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, o Unicef, Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância, e o Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía.

O Observa Censo começou com seminários virtuais entre as partes. E, agora, desta segunda até a próxima sexta, dia 23, é a semana da fase de campo, quando os visitantes estrangeiros estarão divididos entre Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Cabo Frio (RJ) e Florianópolis (SC).

E os representantes dos organismos internacionais estarão em Boa Vista e Pacaraima, Roraima.

Os observadores vão receber uniforme e material de recenseador do IBGE e vão acompanhar o dia a dia da pesquisa, nas visitas aos domicílios, com a aplicação do questionário do Censo.

O encerramento do Observa Censo será no dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro, com um seminário presencial, onde os observadores poderão compartilhar as experiências e impressões sobre o trabalho realizado durante as visita

 

Nenhum comentário: