Páginas

terça-feira, 24 de maio de 2022

Bolsonaro demite presidente da Petrobras após 40 dias no cargo e anuncia novo nome

 


Em pouco mais de 40 dias, o governo federal trocou o presidente da Petrobras. O anúncio foi dado em nota pelo Ministério das Minas e Energia, na noite desta segunda-feira (23). Deixa o cargo José Mauro e assume Caio Mário Paes. 

Na nota, o governo federal agradece ao presidente atual pelos resultados alcançados e anuncia: "O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University”.

O governo condiciona os fatores geopolíticos como causadores dos altos preços da gasolina e diesel como motivadores da troca dos nomes e chama para si a responsabilidade da troca ao se declarar acionista majoritário que é da empresa. “Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos.”

Desde que está na presidência, Bolsonaro trocou quatro vezes o presidente da estatal, antes de Paes de Andrade, passaram pelo cargo Roberto Castelo Branco, Joaquim Silva e Luna e José Mauro Ferreira Coelho.

Petrobras 

A estatal emitiu nota informando do recebimento do ofício emitido pelo Ministério das Minas e Energia, solicitando a convocação de uma assembleia Geral Extraordinária para destituição de José Mauro do cargo e eleição de membro do Conselho de administração para indicar o novo presidente, Caio Mário Paes. No comunicado, a empresa informa que a demissão de Mauro Ferreira do cargo implicará também na destituição dos membros do conselho eleitos no processo anterior  ocorrido em 13 de abril. “Tendo em vista que José Mauro Ferreira Coelho foi eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária realizada em 13 de abril último.”

Ainda não há data para a Assembleia Geral Extraordinária que deve escolher os membros do Conselho e anunciar o Caio Mário Paes como novo presidente da Petrobras.

 

Nenhum comentário: