Páginas

domingo, 22 de maio de 2022

Holanda detecta mais casos de varíola dos macacos, dizem autoridades de saúde

 


Autoridades de saúde holandesas anunciaram mais casos de varíola dos macacos neste sábado (21), um dia após a confirmação do primeiro caso.  

“Encontramos vários pacientes na Holanda com varíola dos macacos”, disse o Instituto Nacional de Saúde (RIVM, na sigla em inglês) em comunicado.

O RIVM não deu um número exato ou detalhes sobre as pessoas infectadas, mas disse que mais informações serão divulgadas após o fim de semana.  

Mais de 100 casos de varíola dos macacos, uma infecção viral mais comum na África ocidental e central, foram relatados na Europa esta semana, com autoridades alemãs descrevendo o surto como o maior de todos os tempos na região. 

Onde se originou a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos (Monkeypox) recebeu este nome em 1958, quando “dois surtos de uma doença semelhante à varíola ocorreram em colônias de macacos mantidos para pesquisa”, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doença (CDC), dos Estados Unidos.

No entanto, o principal portador da doença, a varíola dos macacos, ainda é desconhecido, embora “suspeite-se que os roedores africanos participem da transmissão”, disse a agência.

O primeiro caso conhecido de varíola em pessoas foi “registrado em 1970 na República Democrática do Congo, durante um período de esforços intensificados para eliminar a varíola”, disse o CDC.

Nenhum comentário: