A revitalização do bairro da Ribeira e do Centro Histórico são prioridades para a gestão da Prefeitura de Natal. Um dos marcos desse processo é o projeto da requalificação da Pedra do Rosário. 

Na tarde desta quinta-feira (01), o prefeito Álvaro Dias se reuniu em Brasília com o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização e presidente substituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leonardo Barreto. Na ocasião, o prefeito solicitou agilidade nos pareceres e autorizações do órgão no Estado para que a gestão possa caminhar com as etapas do processo licitatório da obra, previsto para ser realizado no início de 2023.

“Foi um encontro resolutivo onde apresentamos o pleito para que o Iphan no RN possa emitir seus pareceres com mais agilidade. O presidente do Iphan Nacional foi bastante receptivo, entendeu a importância do projeto para Natal e prometeu atuar para que esses entraves sejam vencidos”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

A obra de Requalificação da Pedra do Rosário prevê a recuperação e modernização do espaço, que atualmente encontra-se interditado por questões de segurança. Engloba a reurbanização da avenida que margeia a linha férrea, a construção das praças do Pôr do Sol e Djalma Maranhão e a renovação dos murais de grafite da av. do Contorno. Serão construídos ambientes para contemplação e convivência, turismo e cultura. A segunda etapa do projeto é a construção da Estação Pedra do Rosário, integrada à linha do trem para utilização cotidiana de equipamentos e passeios turísticos férreos.  

“Esse projeto vai marcar o início da revitalização da Ribeira. Ali temos uma área com uma rica história. Quanto aos aspectos naturais como o bonito pôr do sol, a possibilidade de contemplar o rio Potengi, dentre outras características, isso nem se fala. O potencial é enorme. Vamos criar mais um polo turístico na cidade, oferecendo novas opções de lazer, entretenimento, arte e cultura para os natalenses e visitantes”, destacou Álvaro. 

A secretária municipal de Habitação, Shirley Cavalcanti, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, o consultor-geral do Município, Genildo Pereira, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal (Arsban), Rossini Fernandes, acompanharam o prefeito nos compromissos em Brasília.