Páginas

domingo, 18 de setembro de 2011

Irmandade dos Negros do Rosário cobra do Poder Público para projetos sociais


 
O presidente da Câmara Municipal de Caicó, Leleu Fontes, visitou neste final de semana a Irmandade dos Negros do Rosário, no bairro João XXIII, em Caicó. Ele atendeu um convite do atual rei do grupo, Joanilson Araújo dos Santos, o “Saci Fotógrafo”.

“Ele nos pediu ajuda para que, através do Poder Público, possamos encontrar mecanismos legais para ajudar os Negros do Rosário. Participamos de uma reunião na sexta-feira (16), às 18h30, onde conhecemos alguns a estrutura física e os projetos sociais realizados na sede da Irmandade, como o grupo de capoeiristas e as crianças da Escola Municipal Professor Mateus Viana, que participam de um projeto de danças regionais”, disse Leleu.

Em 1771, os negros livres e cativos reúnem-se para criar a Irmandade do Rosário dos Homens Pretos do Seridó. Essa agremiação irá congregar homens e mulheres, em prol do bem comum de seus associados, trabalhando também o sincretismo religioso unindo a dança trazida da África e o catolicismo europeu. Para que essa história não se perca, Saci está organizando uma galeria com todos os registros fotográficos da Irmandade, a partir da década de 20, para criar um memorial a ser aberto na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em outubro.

Leleu ficou impressionado com a história de luta e superação dos membros, que esperam contar com o apoio do Poder Público e dar andamento a novos projetos, principalmente na área de educação e inclusão digital. “Em Caicó, nos propomos a ser esse elo de ligação na sociedade, inclusive participando ativamente dos festejos alusivos a Nossa Senhora do Rosário. E abriremos as portas da Câmara para realização de uma sessão solene, onde receberemos a corte da Irmandade, para que ela apresente sua história e seus rituais”, garantiu o presidente.

Por Assessoria de imprensa 

Nenhum comentário: