Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Projeto de Lei do vereador Cláudio Sandêgi, sancionado pelo Poder Executivo, instituiu a data de 21 de novembro como o Dia da Ordem Demolay

Projeto de Lei do vereador Cláudio Sandêgi, sancionado pelo Poder Executivo, instituiu a data de 21 de novembro como o Dia da Ordem Demolay

o Capítulo Príncipe do Seridó completou, ontem (21 de novembro), 30 anos de sua instalação, em Caicó. São 30 anos de trabalhos realizados por estes jovens caicoenses que contribuíram com a sociedade caicoense, seridoense e potiguar. 
 
Reconhecendo a importância da Ordem DeMolay, o vereador Cláudio Sandêgi apresentou, recentemente, projeto de Lei instituindo no município de Caicó, o dia da Ordem DeMolay, a ser celebrado , anualmente no dia 21 de novembro. O Projeto virou Lei Municipal Nº 4.457 de 02 de julho de 2011, sancionado pelo prefeito Rivaldo Costa.

A Ordem DeMolay é a uma organização filosófica e fraternal, para jovens do sexo masculino, com idade compreendida entre os 12 e 21 anos, fundada nos Estados Unidos da América em 1919 pelo maçom Frank Shermann Land. 

É uma organização patrocinada oficialmente pela Maçonaria desde 1921, que na maioria dos casos sede seu espaço para as reuniões dos “Capítulos”, denominação das células da organização em nível municipal.
 
A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.
A Ordem DeMolay tem como base de seus fundamentos 7 princípios fundamentais: O Amor Filial, a Reverência pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.
 
No Brasil, distribuídos em mais de setecentos capítulos, os milhares de DeMolay’s regulares de todos os estados da federação se reúnem frequentemente. No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba, Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam, Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal. O nosso município tem um Capítulo DeMolay instalado desde 1981.
O Capítulo “Príncipe do Seridó, nº 004” foi o primeiro fundado no Norte-Nordeste brasileiro e o quarto no Brasil. Teve sua Instalação ocorrida no dia 21 de novembro de 1981, sendo patrocinado pela Loja Maçônica "Regeneração do Seridó, nº 01". A partir dos Oficiais do Capítulo “Príncipe do Seridó”, inúmeros outros Capítulos foram fundados nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Maranhão e, inclusive, no Estado da Bahia.

Fotos: XXI Congresso Estadual da Ordem Demolay que foi realizado em Caicó, ano passado

Fonte: Assessoria de Cláudio Sandêgi 

Nenhum comentário: