Páginas

terça-feira, 24 de abril de 2012

Deputado Gustavo Carvalho defende fiscalização de hospitais do RN




Preocupado com as constantes e inúmeras reclamações de pacientes que utilizam os serviços dos Hospitais Regionais do Rio Grande do Norte, que reclamam da péssima qualidade dos serviços prestados a população, causados pela falta de médicos, enfermeiros, medicamentos, leitos e equipamentos. O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho (PSB), defendeu, durante sessão dessa terça-feira, a criação de uma Comissão Especial de Saúde para vistoriar todas as unidades de saúde do território potiguar.

Segundo o parlamentar, somente com a criação de uma comissão especial, formada por parlamentares, para vistoriar todos os hospitais do estado será possível o desenvolvimento de políticas públicas e assim contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados a população. "Precisamos conhecer a realidade do Rio Grande do Norte, saber quantos pacientes possuímos, quantos hospitais públicos funcionam, quantas são as clínicas particulares e as conveniadas e como esta a satisfação desses pacientes”, comentou o parlamentar
Na mesma sessão, o deputado Gustavo Carvalho, mostrou preocupação com uma nota do Sinfarn (Sindicato dos Farmacêuticos do RN) e do CRFRN (Conselho Regional de Farmácia do RN), órgãos de representação da profissão farmacêutica, que através de nota veiculada nos meios de comunicação do RN, mostrou indignação com o descaso com a saúde pública do RN através de denúncia feita pelos farmacêuticos hospitalares e bioquímicos que trabalham em hospitais da Rede Estadual de Saúde como o Santa Catarina, Walfredo Gurgel e Giselda Trigueiro.

A denúncia diz respeito ao desabastecimento crítico e as condições precárias de trabalho das unidades. Além de medicamentos, faltam materiais de uso rotineiro como luvas e produtos de limpeza. Sem copos descartáveis, alguns profissionais têm que passar pelo absurdo de dar o medicamento com seringas para que o paciente possa tomá-lo. A categoria está em greve, juntamente com os demais servidores da Rede Estadual de Saúde, por melhores condições de trabalho e de atendimento ao usuário.

“Vamos ver em loco a situação de importantes unidades de Saúde em vários municípios do nosso estado como Apodi, Pau dos Ferros, Assu, Caico, Mossoró e outros que vem apresentando deficiência no serviço prestado à população, como falta de médicos, medicamentos, leitos e servidores, precisamos saber quais as deficiências, e assim buscar uma solução em regime de emergência junto ao Governo do Estado. Desta forma, fica mais fácil traçar um diagnóstico de cada unidade”, finalizou o parlamentar.



Marcio Morais marciomoraisrn@gmail.com

Nenhum comentário: