Páginas

segunda-feira, 7 de maio de 2012

COLUNA SPAÇO - FLORÂNIA E O SERIDÓ EM NOTÍCIA

Coluna semanal no Jornal Correio do Seridó 
Por Josimar Tavares 


Festa Cultural:
A cultura é um patrimônio importante de um povo, porque resulta dos conhecimentos compartilhados entre as pessoas de um lugar. Na sexta-feira dia 27, Florânia foi tomada pelo colorido e a beleza de diversas manifestações culturais, era o encerramento da semana alusiva aos 90 anos de nascimento do Pe. Sinval Laurentino de Medeiros.


Músicas, danças, teatro e a poesia fizeram de Florânia a capital da cultura, o povo saiu às ruas para verem as bandas passarem, a Filarmônica Marciano Ribeiro (Ten. Laurentino Cruz), Filarmônica Juventude Solidária (Florânia) , Fanfarra Sebastião Cruz Filho, Florânia, dançaram com Irmandade do Rosário ( Jardim do Seridó ), Boi Kalemba ( São José do Campestre ) Boi de Reis ( São Vicente ), ouviram o batuque das danças indígenas e africanas vindos de Tem. Laurentino Cruz, ouviram as poesias do Pe. Sinval pelo Grupo de Teatro de Jota Júnior e cordel pelos professores do Centro de Educação Infantil.


Novela:
Walter Negrão, autor de novelas como Araguaia e  Desejo Proibido, já entregou a Globo a sinopse de “O Caribe é Aqui”, Titulo provisório da substituta da próxima trama das seis. A história deverá ser ambientada no Rio Grande do Norte.


Drogas I:
O enfrentamento do crack, um dos problemas sociais  mais desafiadores da atualidade é tema da mais nova campanha de conscientização   realizada pela Assembleia  Legislativa do RN. A casa recebeu apoio de diversas instituições, entre elas a Igreja Católica através do Bispo Dom Jaime Vieira Rocha.


Drogas II:
Momento oportuno para a Igreja do Seridó arregaçar as mangas e mobilizar suas pastorais em favor da vida. Adolescentes e Jovens espalhados pela terra de Sant’Ana  estão gritando por “SOCORRO”, precisando de apoio para seguirem o caminho do bem.
Onde está a Pastoral da Juventude?


Convênio:
Convênios assinados entre a Governadora Rosalba Ciarlini e o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, dentro do Programa “Água para Todos”, darão condições para a adoção de medidas estruturantes significativas para o enfrentamento de período de seca. Serão investidos  recursos no valor de cerca de R$ 26 milhões para obras de infraestrutura  hídrica.


Turismo:
Este colunista e representantes dos diversos segmentos turísticos de Serra de Santana estaremos reunidos nos Chalés do Cajueiro (Lagoa Nova), no próximo dia 08, terça-feira para discutirmos os “Caminhos da Serra”, projeto que visa dar visibilidade as riquezas: cultural, natural e gastronômica de Serra de Santana.


Cidadania: 
Em mais uma ação de cidadania, promovida pela Assembleia Legislativado RN, cerca de  cinco mil pessoas no município de Acari  receberam atendimento através de várias ações em parceria com outras instituições.  O Presidente da Assembleia, Ricardo Motta esteve presente no evento.


Educação: 
Transtorno, frustração e desrespeito aos estudantes e profissionais da Escola Estadual Teônia Amaral (Florânia) pelo Governo do Estado, a comunidade movida com tristeza pela paralisação das obras de reforma deste estabelecimento de ensino, saíram as ruas para gritarem pela absoluta incompetência  e ausência de planejamento, daquilo que é realmente fundamental para o desenvolvimento de qualquer povo, a educação.


Índio:
Pelas contas do IBGE, no Censo de 2010 no nosso RN 2.597 pessoas se declara como índios. Eles estão espalhados pelos municípios de Natal, Canguaretama, João Câmara, Goianinha, Assú e Baía Formosa. Precisamos rever a história dos povos indígenas em nosso estado.


Feras:
Alunos da Escola Estadual 11 de Agosto, de Umarizal, foram os vencedores da Feira Internacional de Empreendedorismo Produtivo, Ciências e Cultura do Equador. Concorreram com estudantes de países como Peru, Equador, Uruguai e Argentina.


Sociais


Festas:
Com muita sofisticação e animação Toinho Silveira comemorou seu aniversário e 36 anos de jornalismo, em uma grande festa na última sexta-feira, dia 04 de maio, no Olimpo Recepções. Um abraço a este amigo de longas datas.


Parabéns:
Os  vivas da semana serão para os aniversariantes...
•Aluízio Freire Bezerra;
•Universitário Rafael Tomaz Medeiros;
•Sérgio Medeiros Filho;
•Marcos Henrique Medeiros Santos;
•Wanderson Araújo Morais;
•Mônica Maria de Medeiros Silva;
•Maria Lúcia da Silva;
•Esmael Targino;


Seridó:
Alunos da Escola Nossa Senhora das Graças (Florânia) dando continuidade ao projeto Desbravando o Seridó, visitaram alguns municípios percorrido pelo Pe. Sinval Laurentino de Medeiros durante as comemorações alusivas aos 90 anos de seu nascimento. Os municípios visitados foram Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Acari.


Nenhum comentário: