Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Fátima Bezerra e a reitora Ângela debatem expansão da UFRN no MEC

Em pronunciamento realizado na segunda-feira (07), na tribuna da Câmara dos Deputados, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) considerou como “muito positivo” a audiência ocorrida na última semana entre a reitora da UFRN, professora Ângela Paiva e o Secretário Executivo do MEC, Henrique Paim. A audiência foi articulada pela deputada e teve como foco a expansão do ensino superior no RN.

Henrique Paim adiantou que por determinação da Presidenta Dilma Rousseff, está sendo elaborada a fase dois do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e sugeriu que a UFRN apresente um novo plano que trate da ampliação do seu papel no RN.


A professora Ângela reforçou que esse debate já foi iniciado e que pretende em breve apresentar ao MEC uma proposta para aumentar o número de vagas com a criação de novos cursos, ampliando a presença da UFRN no campus central e nos campi do interior.

A deputada Fátima registrou as conquistas no governo Lula e no governo Dilma, citando como exemplos a transformação da ESAM em UFERSA, que está ampliando o seu raio de atuação, e o significativo crescimento da UFRN que duplicou o número de vagas nesse período, saltando de 12 mil (2002) para mais de 36 mil vagas em 2012. Entretanto, Fátima destacou a imperiosa necessidade de avançar nessa área.

No Brasil temos apenas 14% dos nossos jovens (19 a 24 anos) com acesso a universidade. No Nordeste esse percentual e de apenas 7%, o que torna a realidade mais grave. “Temos no plano nacional um governo com perfil desenvolvimentista que tem dado demonstração de compromisso com a educação. Estamos às vésperas de aprovar um novo PNE (Plano Nacional de Educação) que tem como uma das suas metas elevar a taxa de acesso ao ensino superior dos atuais 14% para 33%”, ressalta Fátima.

“Portanto, não podemos desperdiçar está oportunidade. Temos que ousar. Apresentando ao MEC um projeto consistente que consolide o campus central e não perca de vista a necessidade de acelerar o seu processo de interiorização. Há muito que investir nos Campi de Santa Cruz, Nova Cruz. Caicó, Currais Novos, Macau, etc. Acredito muito nessa luta que deve ser abraçada pela comunidade acadêmica e pela sociedade”, acrescenta a deputada.

Na audiência foi tratada ainda a liberação de recursos para a realização das obras complementares do REUNI (fase-01), bem como dos demais projetos da UFRN que estão em analise no MEC.


Nenhum comentário: