Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Vereadora Júlia Arruda presta homenagem à professora Eleika Bezerra


Educadora recebeu o título de cidadã natalense pelo seu relevante trabalho na área da educação

Dona de um currículo admirável e de uma trajetória repleta de contribuições valorosas aos cidadãos de Natal e do Rio Grande do Norte, a educadora Eleika Bezerra recebeu, durante sessão solene na noite desta terça-feira (8), a maior honraria do Legislativo Municipal, o título de cidadã natalense. Fruto de uma iniciativa do então vereador Hermano Morais, a homenagem foi entregue pela vereadora Júlia Arruda (PSB) e teve o objetivo de ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pela professora.

“É uma honra conceder esse título à professora Eleika, que é uma das mais importantes figuras do nosso Estado na área de Educação. Tenho certeza de que, assim como eu, muitos natalenses consideram esta homenagem justa e legítima pelo fato de reconhecer o trabalho de alguém que contribui tanto para a evolução da educação de nossa capital e estado”, observou a vereadora.

Natural de Ceará-Mirim, Eleika se mudou para Natal ainda na década de 60, quando iniciou sua formação na área do magistério e começou a trilhar o caminho que a levaria ao posto de autoridade em educação. Com o avançar dos anos, passou a acumular cargos de ainda mais destaque, que incluíam o posto de secretária adjunta da Secretaria Estadual de Educação e titular da Secretaria Municipal de Educação dos municípios de Natal e Ielmo Marinho. 

Afora isso, ainda fundou, em parceria com outros colegas educadores, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), que tem o nobre objetivo de promover e realizar ações que contribuam para garantir uma educação escolar de qualidade e que favoreçam o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, criando condições fundamentais para a inclusão social.

Entre as várias contribuições que Eleika deu para a melhoria da Educação na capital e no estado, destacam-se ações como o programa Pré-Escola Para Todos, que possibilitou a garantia de cerca de cinco mil vagas para crianças com idade entre 4 e 6 anos nas escolas municipais de Natal, aumentando em 110% o percentual de matrículas de uma ano para o outro. Através de estas e outras medidas, a professora foi capaz de transformar positivamente a cara da educação potiguar.

Após receber o título de cidadã natalense, a professora relembrou passagens marcantes de sua trajetória e situações que a fizeram optar por seguir uma carreira no magistério. “Entendo que sou uma privilegiada num país como o Brasil, que ainda não pode oferecer uma educação digna a todos os seus habitantes, e, desta forma, sinto que devo dar algo em troca e contribuir para a mudança deste cenário”, disse ela, ressaltando alegria que o reconhecimento de seu trabalho por parte da Câmara lhe trouxe. “Jamais deixarei de dignificar este título”.

Ao final de sua fala, a educadora aproveitou para fazer um apelo aos parlamentares presentes pedindo-lhes para olhar mais pela área da educação. “Cuidemos melhor da nossa educação e ultrapassemos, de fato, os discursos segundo os quais ela é prioritária”, afirmou. 

Participaram da solenidade o deputado Hermano Morais os vereadores Ney Lopes Júnior  e  Assis Oliveira, além do secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca  e a professora Magna França da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que representou a reitora, Ângela Cruz.

Crédito da imagem: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário: