Maurício Bezerra, 33, define-se como uma pessoa extremamente curiosa e intensa. “Quando eu decido fazer uma coisa, eu vou de cabeça”, conta. Foi o que ocorreu em 2017, depois que uma amiga dona de uma loja de alimentos naturais comentou que os clientes estavam pedindo pasta de amendoim, mas ela não encontrava nenhuma para comprar. Mesmo sem ter experiência na cozinha, o paraibano Bezerra decidiu testar sozinho, em casa, receitas da pasta que achou na internet. Em uma semana, já havia criado 12 sabores.
O sucesso foi quase imediato, e no começo do ano seguinte, Bezerra fundou a éNozes, marca de pastas de amendoim e castanhas sem açúcar ou conservantes. Hoje, a empresa fatura, em média, R$ 1 milhão por mês. Os itens são revendidos em 800 pontos de venda espalhados pelo Brasil, além do e-commerce próprio. Em 2020, o faturamento da marca atingiu R$ 6 milhões e, até o final do ano, o plano é abrir uma central distribuidora nos Estados Unidos e lançar mais produtos.
O empreendedorismo faz parte da vida de Bezerra desde cedo. Seu pai tem uma empresa especializada na coleta de resíduos, e o empreendedor acompanhava de perto a gestão do negócio. Pensando em seguir o exemplo do pai, Bezerra foi fazer faculdade de administração com foco em marketing nos Estados Unidos. Esse período foi decisivo: além de obter os conhecimentos acadêmicos, Bezerra começou a estudar sobre nutrição.
O objetivo inicial da pesquisa era o benefício próprio, já que Bezerra vinha buscando construir uma rotina mais balanceada e saudável. Durante a faculdade, ele chegou a perder 45 kg em quatro meses, mas ganhou o peso novamente quando passou férias no Brasil. Bezerra buscou conhecimentos em nutrição para redefinir seu estilo de vida. “Eu já pensava em aliar o empreendedorismo com o propósito de transmitir um estilo de vida saudável para as pessoas. Mas ainda não sabia exatamente como.”
Depois de se formar e voltar ao Brasil, Bezerra trabalhou na empresa do pai até 2017, quando se aventurou na produção de pastas de amendoim caseiras para a loja da amiga. Com o sucesso das vendas, o empreendedor distribuiu diversos sabores de pasta de amendoim para 40 amigos em João Pessoa e pediu um feedback completo. Após chegar ao sabor mais elogiado, ele investiu R$ 17 mil em um espaço para a produção e o estoque das pastas e abriu oficialmente a éNozes. Na época, contava com a ajuda da mãe de um amigo, que tinha experiência em gastronomia, e de mais uma funcionária.
Depois da produção artesanal, Bezerra colocava os produtos no carro e tentava vendê-los pelas lojas de alimentação em João Pessoa. Naquela época, a média de faturamento era de R$ 3 mil por mês. Em abril de 2018, ele conseguiu fechar negócio com o primeiro supermercado. “Era nosso maior pedido até então: R$ 40 mil em pastas para quatro supermercados”, conta o empreendedor. Em seguida, outros estabelecimentos da região começaram a solicitar o produto.
Em 2019, a éNozes ganhou um sócio-investidor, que aportou R$ 180 mil para a criação de um e-commerce e de uma distribuidora em São Paulo. Naquele mesmo ano, Bezerra fez uma promoção: na compra de qualquer produto, o cliente ganharia outro. A ideia foi um sucesso e, em um mês, a empresa faturou R$ 80 mil.
Na Black Friday de 2019, o empreendedor investiu R$ 10 mil em influenciadores digitais ligados à alimentação saudável e, só em novembro, teve R$ 150 mil de receita. Em 2020, com a chegada da pandemia, ele ampliou o investimento no e-commerce e nos influenciadores. Em setembro do mesmo ano, mudou a produção de uma fábrica terceirizada para uma própria em João Pessoa.
“Por já termos um e-commerce estabelecido e pela procura maior por alimentos saudáveis na pandemia, as vendas aumentaram. Começamos a faturar, em média, R$ 1 milhão por mês”, conta o empreendedor.
Atualmente, a equipe conta com 50 colaboradores diretos, 22 na linha de produção na fábrica e o restante no escritório, nas áreas de finanças, logística e atendimento. A marca produz e comercializa sete sabores de pasta: dois de amendoim, com chocolate belga e com chocolate branco; e cinco de castanha, com chocolate, churros, beiijinho, red velvet e cheesecake de frutas vermelhas. Todos os produtos são adoçados com stevia, não usam conservantes e são veganos.
No último mês, a éNozes realizou a primeira venda para o exterior e fechou negócio com um supermercado norte-americano. Ainda neste ano, a empresa pretende abrir um centro de distribuição nos Estados Unidos, para potencializar as vendas na região. Além disso, a marca quer diversificar os produtos e lançar leite de avelã, cappuccino em pó e milkshakes de cacau e morango.
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