Páginas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Rosalba Ciarlini garante agilidade para que IDEMA libere licenças ambientais de obras no Seridó


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) se reuniu nesta segunda-feira (18) com prefeitos dos municípios seridoenses contemplados com a emenda de 20 milhões de reais, destinada pelo deputado federal João Maia (PR). Além do deputado, participaram da reunião os diretores da ADESE, Dom Delson e Galvão Freire, os prefeitos Francisco Medeiros (Parelhas), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Geraldo Gomes (Currais Novos), Alexandre Dantas (Carnaúba dos Dantas), José Sally (Cruzeta), Genilson Medeiros (São Fernando), e os representantes das prefeituras de Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas e Cerro Corá, secretários do Governo, o diretor do IDEMA, Jamir Fernandes e José Marcelo Ferreira Costa, consultor-geral do RN.

Na reunião, a governadora garantiu que o Governo do Estado dará prioridade máxima no IDEMA, para que as licenças ambientais necessárias para os projetos sejam liberadas. Rosalba enfatizou que a região precisa dessas ações e o governo não pode deixar de ajudar, através da parceria com a ADESE, prefeitos e o deputado João Maia. Rosalba ainda chamou a atenção para o curto prazo que tem, até o dia 07 de julho, para que as emendas sejam empenhadas em Brasília, e a saída encontrada foi conceder licenças prévias simplificadas pelo IDEMA, que já determinou uma comissão para passar a semana no Seridó. 
São obras importantes para toda a região, ainda mais agora que estamos em situação emergencial. É um momento de aquecer a economia, são 20 milhões que vão circular no Seridó, gerando emprego. Estamos de mãos dadas para agilizar as licenças e fazer com que os recursos cheguem logo no Seridó”, prometeu a governadora.

Na reunião, o diretor do IDEMA Jamir Fernandes explicou que os projetos passarão pelo Comitê de Emergência do RN, e serão contemplados com uma licença simplificada, que já englobaria as licenças, prévia, de instalação e de operação. “As atividades de alto impacto ambiental terá que seguir a norma atual. É uma determinação da governadora e o IDEMA vai cumprir, para que os municípios não sejam prejudicados, e tenham seus recursos liberados antes do período das eleições. Esta semana ainda os técnicos estarão se dirigindo aos municípios para concluir as análises”, explicou Jamir.

Já o deputado João Maia destacou a importância que a audiência com a governadora teve, para agilizar o empenho das emendas, que por se tratar de um ano eleitoral, existem prazos a serem cumpridos. 

Foi muito prática a reunião. Eu disse para a governadora que lutamos muito por essa emenda, e estávamos tendo um empecilho grande que era a falta de licenças ambientais. A governadora chamou o IDEMA, disse que vai fazer uma força-tarefa e que vai dar as licenças, onde não tiver grande impacto, em cinco dias e eu acho que com isso, resolveremos essa questão. Eu vi a governadora com um carinho muito especial com o Seridó”, finalizou João Maia. 

Por Marcos Dantas 
Assessoria de imprensa 


Nenhum comentário: