Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Igreja Católica está sensibilizada e reconhece legado de Dom Eugênio

Margareth Grilo - repórter especial
Tribuna do Norte 
"Todos nós estamos unidos. A Arquidiocese de Natal está sensibilizada e reconhecida por todo um legado, uma história, uma contribuição marcante de Dom Eugênio para o Rio Grande do Norte e para a Igreja", afirmou o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha (na foto ao lado). O arcebispo se pronunciou, agora a pouco, sobre a morte do arcebispo emérito do Rio de Janeiro, cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, aos 91 anos, ocorrida ontem às 22h30.

Dom Jaime disse que "fica uma lacuna, mas permanecem todos os seus feitos, como legado para a vida da igreja e da sociedade". O arcebispo de Natal lembrou que Dom Eugênio foi "um cardeal da igreja que se destacou como um dos homens mais influentes da história eclesiástica do Rio Grande  do Norte e do Brasil".

"Do ponto de vista de visibilidade", disse Dom Jaime, "era um cardeal muito discreto, mas também um homem de presença, de muita ação". Eleito bispo aos 34 anos e cardeal aos 48 anos, Dom Eugênio Sales ergueu iniciativas pioneiras na década de 60. "Ele viveu a época do regime militar e passou para a história como homem que contribuiu muito não só para a defesa da dignidade humana, mas  a promoção humana e social", acrescentou Dom Jaime. 

Dom Eugênio chegou a abrigar no Palácio São Joaquim, no Rio, mais de 4 mil refugiados políticos do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos. Dom Eugênio encampou iniciativas como a criação dos sindicatos rurais, da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura, do movimento da educação de bases e das escolas radiofônicas. Além disso, foi idealizador da Campanha da Fraternidade, que nasceu no Rio Grande do Norte, na época em que era administrador apostólico de Natal.

Nascido em Acari (RN), em 11 de novembro de 1920, Dom Eugênio Sales foi ordenado bispo aos 33 anos, em Natal, com apenas 11 anos de sacerdócio. Em 1968, tornou-se arcebispo de Salvador e, em 1971, arcebispo do Rio. Ás 11h, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, celebra missa na Catedral (avenida Deodoro).

Nenhum comentário: