Páginas

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Marrocos elimina Espanha nos pênaltis e avança às quartas pela 1ª vez na história

 


Marrocos protagonizou mais uma surpresa na Copa do Mundo. Após derrotar a Bélgica na fase de grupos, a seleção africana bateu favorita Espanha, nesta terça-feira (6), pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A classificação veio nos pênaltis, com o goleiro Bono defendendo três cobranças. Marrocos agora espera pelo vencedor do duelo entre Portugal e Suíça, logo mais, às 16h.

Após de três dias com vitórias dos favoritos, o último dia das oitavas de final da Copa do Mundo abriu com o duelo entre uma das principais candidatas ao título contra uma seleção que já havia surpreendido na fase de grupos. Primeira colocada em uma chance com a atual vice-campeã do mundo Croácia e com a badalada Bélgica, Marrocos impôs dificuldades para a Espanha.

O jogo no Estádio da Cidade da Educação teve o cenário esperado desde os primeiros minutos. A Espanha dona da posse de bola — terminou a etapa inicial com 70% — diante de um Marrocos apostando em marcação baixa e tentando encontrar o gol em uma jogada de contra-ataque ou bola parada.

Foram três oportunidades para os africanos dessa forma. Aos 10, Hakimi teve uma falta na entrada da área para cobrar, mas mandou fora. Depois, Ziehch recebeu e demorou para finalizar. Já nos minutos finais, o zagueiro Aguerd recebeu um cruzamento de Boufal na medida e acabou cabeceando para fora.

Dona da bola, a Espanha conseguiu ter apenas uma oportunidade no primeiro tempo. Ela veio em um raro momento que Marrocos adiantou sua marcação. Alba encontrou Asensio em um belo lançamento, mas o camisa 10 finalizou para fora. O jogo foi para o intervalo em 0 a 0 e com a proposta de Marrocos funcionando melhor que a da favorita Espanha.

A Espanha voltou tentando acelerar os passes para chegar com mais força à área de Marrocos. No entanto, essa estratégia também não funcionou e a equipe europeia seguiu com dificuldades ofensivas.

Sem espaço para chegar com bola rolando, a chance espanhola veio em uma falta. Dani Olmo soltou a bomba e obrigou Bono a fazer sua primeira defesa na partida, apenas aos 9 do segundo tempo.

Vendo seu time ique. O garoto entrou bem e deu bom passe para Morata aos 36. O atacante do Atlético de Madrid, porém, perdeu ângulo e chutou para fora.

Em uma atuação quase perfeita defensivamente, Marrocos perdeu seu principal zagueiros faltando sete minutos para o término do tempo regulamentar, Aguerd precisou sair para a entrada de Al Yamiq. 

Aos 40, Marrocos levou em cruzamento de Hakimi, que Cheddira não aproveitou. A Espanha ainda teve uma última oportunidade, novamente em cobrança de falta. Aos 50, Olmo cobrou uma falta lateral, a bola passou por todo mundo e o goleiro Bono fez a defesa. A partida, de raras chances, terminou sem gols nos 90 minutos.

O tempo extra prolongou por mais 30 minutos o que havia acontecido no tempo normal. A Espanha seguiu martelando contra um Marrocos fechado e eficiente na marcação. Os garotos Ansu Fati, de 20 anos, e Balde, 19, foram as últimas alternativas de Luis Enrique. 

O primeiro tempo da prorrogação teve apenas uma chance clara de gol. E ela foi marroquina. Aos 14, Cheddira recebeu de Ounahi na área e perdeu. Ele chutou em cima de Unai Simón, que salvou a Espanha.

No segundo tempo, mais 15 minutos de um jogo pouco atrativo. Marrocos fez valer sua marcação diante de uma Espanha pobre de ideias. Apenas nos cinco minutos finais, a partir da entrada de Sarabia, a Espanha conseguiu levar perigo. O camisa 22 acertou no último minuto a trave deixando a impressão de que Luis Enrique errou ao esperar até os 10 minutos do segundo tempo da prorrogação para colocá-lo em campo. A decisão foi mesmo para os pênaltis.

A decisão foi mesmo para os pênaltis e Marrocos levou a melhor. Bono brilhou pegando as cobranças de Soler e Busquetes. Sarabia ainda acertou a trave. Com seu goleiro como herói, Sabiri, Ziyech e Hakimi garantiram a classificação africana com 3 a 0 nos pênaltis.


 

 

Nenhum comentário: