Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Empresário caicoense confirma que o PRP terá candidatos nas eleições 2012 em Caicó

O empresário caicoense Iran Lucena, atualmente exercendo suas atividades profissionais em Brasília, concedeu entrevista ao Jornal Notícias da Semana, no domingo, na Rádio Seridó AM e disse ao repórter Roberto Medeiros que o Partido PRP - Partido Republicano Progressista terá candidatos para disputar as eleições do próximo ano, tanto para Prefeito quanto para a Câmara de Vereadores.

“Nós estamos organizando o PRP e realizando reuniões com o nosso grupo em Caicó. Em 2012, temos que ir para uma nova direção na cidade. O nosso partido terá candidato a Prefeito, Vice-Prefeito e a Vereador. Estamos com um grupo e já temos 12 pré-candidatos a Vereador. Convido a todos para se filiarem no PRP. O nosso partido tem espaço. Toda sexta-feira, o PRP se reúne para discutir os direcionamentos do Partido e organizar um projeto para a cidade de Caicó”, disse Iran Lucena.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PRP
A história do PRP funde-se à própria história do nosso País. No início do Século XIX, a monarquia era o sistema ideal de governo. Sessenta anos depois, entretanto, seus argumentos pareciam estar esquecidos.

O trono já não contava com o apoio do grupo de elite. Alguns dos idealistas que acreditaram em uma nova forma de governo ─ a República ─e lutaram por ela, formaram o Partido Republicano. Dentre eles, podemos destacar: Campos Sales, Prudente de Moraes, Francisco Glicério, Quintino Bocaiúva, Júlio de Castilho, Rodrigues Alves, Bernardinho de Campos, Marechal Floriano, Benjamim Constant e outros.

Em 1870, no Rio de Janeiro, foi lançado o jornal A República, marco importante de um processo de amadurecimento nas fileiras dos liberais radicais, que vinham já há algum tempo posicionando-se na luta contra os governos conservadores, em franco questionamento quanto à monarquia.

Nas páginas do primeiro número do jornal A República, estampava-se o Manifesto Republicano, pois o novo período definia-se com a voz de um partido que se alça para falar ao País.

Os ideais e as ideias do manifesto, impregnados em defesa das liberdades de consciência, imprensa, associação e ensino, atacavam a falta de igualdade social e de oportunidade, os privilégios e a escravidão, e propunham uma constituinte.

Tendo-se desencadeado um processo de intensas discussões, a opinião pública começou a perceber que o documento trazia definitivamente a ruptura com o regime monárquico, as manifestações de apoio eclodiam nos principais centros do País e os clubes radicais passaram a intitularem-se Republicanos em todo o Brasil.

Campos Sales havia sido eleito deputado provincial e, como Republicano Histórico, foi um dos organizadores da Convenção de Itu (1873). Esta foi a primeira convenção do Partido Republicano Paulista (PRP). Até aquele momento, não existia propriamente um partido republicano unificado e sob uma mesma direção; a Convenção de Itu traduziu-se no primeiro movimento de centralização. A Comissão Permanente, verdadeiro órgão dirigente do Partido foi criada em 1º de junho de 1873.

Ao longo dos anos, propondo a descentralização do País, o regime Republicano operou transformações profundas no interior da sociedade.

Por Paulo Júnior - mais detalhes no Jornal Correio do Seridó

Nenhum comentário: