Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Geovani Borges destaca crescimento da participação dos jovens na sociedade

[senador Geovani Borges ]
O senador Geovani Borges (PMDB-AP) anunciou em Plenário nesta quinta-feira (18) a realização da Conferência Municipal de Juventude em Macapá, capital de seu estado, Amapá, marcada para setembro. O senador informou que o tema do encontro este ano será "Juventude e efetivação de direitos", com o objetivo de ampliar as políticas públicas para a juventude, tentando atender o maior número possível de municípios do estado.

Em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, Geovani Borges enumerou as vitórias que os jovens conquistaram ao longo dos últimos anos no país, em parte, avaliou, como resultado de sua própria atuação por meio de movimentos sociais. 

Segundo o senador, de 1996 a 2007, o crescimento da frequência de jovens entre 15 e 17 anos no Ensino Médio foi de 99,2% e daqueles entre 18 a 24 anos no ensino superior foi de 123,3%. No mercado de trabalho, o saldo também foi positivo. A parcela de jovens de 18 a 24 anos com carteira assinada subiu de 38,2% para 41,7% em dez anos. Já a participação dos de 25 a 29 anos foi de 40,3% para 47,2%.

Para Geovani Borges, o crescimento da participação dos jovens na sociedade levou o Brasil a tornar-se um das lideranças mundiais, como pode ser comprovado pelo papel de destaque que o país teve na reunião da ONU sobre juventude ocorrida em Nova York, em julho passado.

- Por outro lado os desafios são muitos. Os jovens brasileiros se desenvolvem de maneira desigual - alertou o senador.

O parlamentar disse que o nível de escolaridade dos jovens rurais é 30% inferior ao dos urbanos. A taxa de analfabetismo entre os jovens negros é mais do que duas vezes maior do que entre jovens não-negros. 

O desemprego juvenil é, ao longo dos levantamentos, quase três vezes maior do que a taxa entre adultos. A solução, diz Geovani Borges, é o país seguir com as ações que adotou nos últimos anos, incorporando políticas publicas para os jovens e os incluindo nas demais políticas nacionais.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário: