Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PSDB quer ouvir envolvidos em denúncias de corrupção no Ministério da Agricultura

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) pode decidir, na terça-feira (23), se convidará três pessoas citadas nas reportagens da revista Veja de 3 e 10 de agosto que denunciaram suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O convite dependerá da aprovação do requerimento 70/2011, apresentado pelo senador Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado. 

O senador paranaense quer ouvir Milton Ortolan, ex-secretário executivo do ministério; Oscar Jucá Neto, ex-diretor financeiro da Conab, e Júlio Fróes, apontado por Jucá Neto como um lobista. 

Nas matérias de Veja, Jucá Neto, que é irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), denunciou corrupção, fraudes e pagamento de propinas no Ministério da Agricultura e na Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. As denúncias levaram o ministro da Agricultura Wagner Rossi a pedir demissão na última quarta-feira (17). Ele foi substituído por Mendes Ribeiro Filho.

No requerimento, o senador cita trechos da matéria de Veja, segundo a qual denuncia o lobista Júlio Fróes como atuante nas licitações da Agricultura, e, embora sem qualquer cargo no ministério, ele teria até uma sala para lá trabalhar: "O lobista cuida dos processos de licitação, redige editais, escolhe empresas prestadoras de serviço - e, ao fim de cada trabalho bem-sucedido, distribui pacotes de dinheiro aos funcionários. Em outras palavras, paga propina aos que o ajudam a tocar seus negócios escusos."

O líder do PSDB encerra o pedido dizendo que pretende buscar os esclarecimentos "sobre mais uma entre as inúmeras denúncias das graves irregularidades que se proliferam por toda estrutura da administração pública".

Milena Galdino / Agência Senado

Nenhum comentário: