Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Começa nesta terça-feira Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas

 


Consumidores de todo o país vão poder renegociar dívidas com bancos e instituições financeiras, durante o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que acontece de 1º a 30 de novembro.

A ação é promovida pelo Banco Central, Febraban, Federação Brasileira de Bancos; Secretaria Nacional do Consumidor e Procons, com a presença de mais de 160 instituições.

De acordo com o Banco Central, podem participar pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia. O interessado deve acessar a página do Mutirão, em "meubolsoemdia.com.br", onde vai encontrar orientações sobre como negociar a dívida. No site, o cidadão também encontra informações sobre como organizar as finanças, melhorar a saúde financeira, além de dicas sobre como identificar o superendividamento.

Neste ano, o superendividamento é um alerta da campanha. Por lei, cidadãos superendividados têm direito à renegociação global, com todos os credores simultaneamente, o que, segundo o Banco Central, possibilita acordos mais adequados.

Por isso, a orientação é que as pessoas com suspeita de superendividamento não negociem as dívidas pelo Mutirão, mas busquem ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

 

Nenhum comentário: