Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Começa a entrega de vacinas para imunização de crianças de 3 a 11 anos

 


Cerca de 740 mil doses da vacina CoronaVac começaram a ser distribuídas, nesta segunda-feira, a todos os estados e no Distrito Federal para reforçar a imunização das crianças de 3 a 11 anos contra covid-19. A previsão do Ministério da Saúde é de concluir a entrega dos novos lotes nesta terça-feira, dia 17.

A nova remessa faz parte de um contrato complementar firmado pelo atual governo federal com o Instituto Butantan. Em breve, o Ministério da Saúde deve assinar um novo aditivo totalizando a compra de 2,6 milhões de doses para vacinação de crianças.

Vale lembrar que o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças entre 5 e 11 anos inclui a dose de reforço, quatro meses depois da segunda dose. Neste caso, a vacina aplicada é a da Pfizer.

Também nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde revogou portarias assinadas pela gestão passada que não tinham sido pactuadas com estados e municípios, nem atendiam a preceitos básicos do SUS. É o caso da obrigatoriedade de apresentação de prescrição médica eletrônica para retirar medicamentos do programa Farmácia Popular. 

Outra medida que deixa de valer trata da orientação dada a médicos de comunicarem à polícia casos de aborto por estupro. 

De acordo com comunicado do governo federal, as revogações também consideraram as sugestões feitas pelo grupo de trabalho da saúde estabelecido durante a transição de governo, com ampla representação de especialistas e autoridades em saúde pública.


 

Nenhum comentário: