Páginas

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Concurso Caixa: presidente reconhece falta de empregados

 


A nova presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Rita Serrano, tomou posse em cerimônia realizada na última quinta-feira, 12, em Brasília. Durante o discurso, ela reconheceu a falta de empregados no banco. 

"Eu sei que faltam empregados, eu sei que faltam equipamentos, e essa, com certeza, será a nossa grande batalha. Mas é fundamental que a Caixa abra agências. Vamos batalhar para dar estrutura adequada e atender a essa população", disse a nova presidente (confira aqui ).

Rita Serrano promete fazer mudanças na Caixa, valorizando os empregados. Isso porque, além de construir uma carreira de 33 anos na estatal, desde 2017 ocupava o assento na mais alta administração do banco, o Conselho de Administração (CA).

No CA, ela pautou seu trabalho com foco na defesa da integridade e sustentabilidade da Caixa, além da melhoria das condições de trabalho dos empregados.

Aprovados aguardam convocações do concurso Caixa 2014

Por ter sido representante dos empregados, muitos aprovados no concurso Caixa 2014 esperam que Rita Serrano dê atenção para o processo de chamada desses candidatos.

O concurso segue válido por conta das diversas ações judiciais, que ainda aguardam por suas conclusões. Na época, a seleção contou com vagas para os seguintes cargos:

Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva. O concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.

Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe. A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um.

Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros. 

No entanto, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade da seleção para ter mais tempo de convocar os aprovados.

Em resposta à Folha Dirigida, a Caixa explicou que há uma determinação que prorroga esse prazo e, por isso, permite a convocação dos aprovados de 2014.

"A convocação dos candidatos do cadastro reserva ocorre em decorrência da prorrogação da validade do concurso público de 2014, por prazo indeterminado, proferida em sentença na Ação Civil Pública nº 00059-10-2016-5-10-0006", disse a estatal.

Concurso Caixa 2021 ofereceu 1.100 vagas

Sem poder realizar uma seleção para a ampla concorrência, em 2021 foi realizado um novo concurso Caixa, com 1.100 vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs).

Desse total, mil foram imediatas e 100 para a formação de um cadastro reserva. As oportunidades foram distribuídas pelos cargos de técnico bancário tradicional e da área de Tecnologia da Informação (TI).

Neste último caso, foram oferecidas 100 vagas imediatas e dez para o cadastro de reserva, no polo do Distrito Federal. Já as demais oportunidades foram distribuídas por todo país.

Para concorrer, era preciso ter apenas o nível médio completo, além de se enquadrar, legalmente, na condição de pessoa com deficiência.

Os candidatos do concurso da Caixa Econômica Federal foram avaliados em diversas etapas. No exame de múltipla escolha, foram cobradas 60 questões, sendo 30 de Conhecimentos Básicos e 30 questões Específicos, com a seguinte distribuição:

Técnico bancário tradicional

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Probabilidade e Estatística (cinco questões, com valor de um ponto cada);
  • Conhecimentos de Informática (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Atendimento Bancário (15 questões, com valor de um ponto cada).

Técnico bancário de TI

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa (dez questões, com valor de um ponto cada);
  • Matemática Financeira (dez questões, com valor de um ponto cada); e
  • Conhecimentos Bancários (dez questões, com valor de um ponto cada).

Conhecimentos Específicos

  • Tecnologia da Informação (30 questões, com valor de um ponto cada).

Para ser aprovado, era preciso obter 50% ou mais dos pontos, tanto no conjunto da prova quanto em cada conhecimento (Básico e Específico). 

Foram considerados habilitados para a correção da redação somente os candidatos classificados, na objetiva, em uma posição até o triplo do somatório total do número de vagas e do cadastro reserva.

 

Nenhum comentário: