Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2023

Dilma Rousseff é eleita presidenta do banco dos Brics até 2025


A ex-presidenta Dilma Rousseff foi eleita por unanimidade presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, bloco que reúne, além do Brasil, a Rússia, China, Índia e África do Sul. Ela fica no comando da instituição até julho de 2025, quando acaba o mandato rotativo entre os países fundadores da instituição.

Em nota, o NDB lembrou o trabalho de Dilma em busca da estabilidade econômica e do combate à pobreza e na ampliação dos programas sociais, o que resultou na retirada do país do mapa da fome. A instituição destacou também o trabalho internacional da ex-presidenta na questão do desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Ela entra no lugar do também brasileiro Marcos Troyjo (TROÍRRO). Segundo o comunicado oficial, a sucessão obedece à governança e aos procedimentos da instituição.

O NDB foi criado em 2014 como forma de mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no bloco. Com US$ 32 bilhões em projetos aprovados desde 2015, o banco atualmente investe US$ 4 bilhões no Brasil, principalmente em rodovias e portos.

A cerimônia de posse deverá ocorrer nos próximos dias, durante a viagem de Lula à China.

 

Nenhum comentário: