Páginas

domingo, 5 de janeiro de 2014

Aos 71 anos, Eusébio morre de parada cardiorrespiratória

Portugal amanheceu em luto. Eusébio, um dos maiores jogadores da história da seleção portuguesa, morreu na madrugada deste domingo. O ex-jogador, que completaria 72 anos no próximo dia 25, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.
De acordo com informações do jornal local Record, o antigo atacante do Benfica veio a óbito em Lisboa, capital do país, às 4h30 da manhã do horário local (2h30 de Brasília).
Conhecido como a "Pantera Negra" pelos portugueses, Eusébio já vinha tendo alguns outros problemas de saúde desde 2012, quando foi internado no Hospital da Luz, em Lisboa, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Apesar de ser um ídolo de Portugal, Eusébio nasceu em Moçambique, em Lourenço Marques (atual Maputo), quando o local ainda era uma colônia do país europeu.
Eusébio fez carreira no Benfica, um dos times mais tradicionais do país. O atacante defendeu as cores do time de Lisboa durante 15 anos e disputou mais de 600 jogos, tendo feito também mais de 600 gols.
É lembrado até hoje por ter levado a seleção portuguesa no terceiro lugar da Copa do Mundo de 1966, melhor colocação do país no torneio. Nessa mesma competição, ganhou a Bola de Ouro, por ter terminado como artilheiro, com 9 gols. Ele era conhecido pela velocidade, técnica apurada e pelos potentes chutes com a perna direita.

Saiba mais sobre Eusébio

Nascido no bairro da Mafalala, em Lourenço Marques, atual Maputo, em Moçambique, no ano de 1942, Eusébio começou a jogar futebol minimamente "a sério" a partir de 1957, altura em que começou a debutar nas fileiras do Sporting de Lourenço Marques. A qualidade era tão evidente que vários clubes portugueses de nomeada começaram desde logo a estarem interessados na compra do dianteiro. Essas equipas eram, Sporting, Benfica e FC Porto (os "três grandes") e o Belenenses (um dos melhores clubes Luso daquele tempo). 

O Sporting, por o emblema de Eusébio ter o mesmo nome dos lisboetas acreditava que, legitimamente, seriam eles o dono do passe do "King". Nada mais errado, o Benfica fez uma proposta mais vantajosa que os "leões" e Eusébio rumou à Luz. 23 de Maio de 1961, dia em que o "Pantera Negra" se estreia com a camisola benfiquista no estádio da Luz. Marca três dos quatro golos ao Atlético num jogo de caráter amigável (reservas). O grande momento de Eusébio sucedeu-se em 1962. 

O Benfica marca, pela segunda vez consecutiva, presença na final da Taça dos Campeões Europeus, ante o favorito Real Madrid. Todavia o vencedor foi outro, o Benfica. A vitória dos encarnados ocorreu por 5-3, com dois golos do melhor jogador português de todos os tempos e uma exibição incrível do mesmo. Eusébio representou as águias desde a temporada de 1960/61 a 1974/75. Ao todo apontou 462 golos em 437 jogos pelo Benfica, marca que continua difícil de alcançar para qualquer jogador. Relativamente à seleção nacional, o "Pantera Negra" realizaou 61 jogos e marcou 41 golos, sendo o segundo melhor marcador de sempre da seleção de todos nós. Um dos momentos mais marcantes vividos por Eusébio foi precisamente pela seleção das quinas, em 1966. 

Ano de Mundial na Inglaterra, a seleção de Portugal marca presença e obtém um resultado final espetacular, com o terceiro lugar. Eusébio foi, portanto, a estrela desta competição, ao marcar 9 golos, sendo coroado como melhor artilheiro da prova. Antes de terminar a carreira, o atacante ainda jogaria no México, Estados Unidos e voltaria a Portugal, sem grande relevância.

O "King" teve uma carreira recheada de títulos, tais como futebolista europeu do ano (1965), duas vezes Bota de Ouro (1968, 1973), melhor marcador da taça dos Campeões Europeus, por duas vezes (1965, 1966, 1968), e ainda, segundo a IFFHS, 9º melhor jogador de futebol do século passado. A imagem caraterística de Eusébio era a velocidade estonteante e o remate fortíssimo, que o consagrou como um dos melhores jogadores da história do futebol.


Do UOL, em São Paulo

Nenhum comentário: