Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Seminário debate estímulo à pesquisa sobre cannabis medicinal no RN

 

Foto: Internet

O 1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da Cannabis no RN acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 17h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Promovido pelo mandato da deputada estadual Isolda Dantas (PT), o evento é gratuito, aberto ao público geral, e dá direito a certificado para quem fizer inscrição prévia. 

Segundo Isolda Dantas, o seminário será uma oportunidade de trazer informações sobre a temática considerada delicada por muitos ainda. “Aprovamos a lei 11.055 de 2021, que estimula pesquisa e informação sobre a cannabis medicinal aqui no Estado. É uma luta da ciência contra o preconceito e a falta de informação. Este seminário será uma oportunidade de informar e quebrar mitos sobre o tema", diz a deputada. 

O debate contará com a participação de Sidarta Ribeiro, Professor do Instituto do Cérebro da UFRN; Lyane Ramalho, secretária adjunta da Sesap; Jucirema Ferreira, representante da Fapern; Mariana Muniz, Psiquiatra e Pesquisadora do Instituto do Cérebro; e o especialista Felipe Farias, da Associação Reconstruir Cannabis de Natal/RN.

Para Brisa Bracchi, vereadora de Natal e parceira da realização do seminário, trata-se de um debate ousado e necessário. “Isolda mostra mais uma vez que é ousada na sua maneira de construir políticas públicas e de pautar temas que são latentes na sociedade. A realização deste debate fortalece a ciência no nosso Estado e ajudará a avançarmos na assistência à saúde de várias pessoas que sofrem com alguns transtornos, síndromes e doenças”, afirma a parlamentar.

O 1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da Cannabis no RN acontece em parceria com a vereadora Brisa Bracchi (PT), a deputada federal Natália Bonavides, a Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern) e a Secretária de Saúde Pública do Estado (Sesap). Os interessados podem se inscrever por meio do link: https://bityli.com/ZyLSg

Cannabis medicinal
De acordo com dados da Revista Uningá Review, de 2014, o remédio de cannabis controla ansiedade, irritabilidade, melhora o desenvolvimento psicomotor, diminui crises convulsivas em pacientes de autismo, câncer, depressão, ansiedade, fibromialgia, epilepsia e etc. No entanto, desde que o uso terapêutico de cannabis foi autorizado pela Anvisa em 2015, o medicamento tem um custo muito elevado, o que dificulta e impede o acesso de muita gente.

Serviço
1º Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da Cannabis no RN
Data: Quinta-feira, 28 de abril
Horário: a partir das 17h
Local: Auditório da BCZM/UFRN
Inscrições: https://bityli.com/ZyLSg

Nenhum comentário: