Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2022

30 municípios do RN estão em alerta para chuvas nesta quinta-feira

 


O Instituto Nacional de Meteorologia volta a emitir alerta para acumulado de chuvas em municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o aviso publicado nesta quinta-feira (21), 30 cidades do estado podem ser atingidas.

De acordo com o comunicado do Inmet, as localidades podem ter chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. "Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco", diz o alerta que é válido até as 23h59 desta quinta-feira.

Em Natal, as chuvas começaram ainda na noite de quarta-feira (20) e se estenderam pela madrugada desta quinta-feira. Pela manhã e início da tarde, as precipitações deram uma trégua. Contudo, pela tarde, mais chuvas estão sendo registradas.

No início do mês, a capital e municípios do Leste e do Agreste foram atingidas por fortes precipitações que provocaram inúmeros estragos. Em Nísia Floresta, moradores da praia de Barreta ficaram ilhados após uma enxurrada. Em situação de emergência, o município recebeu recursos do governo federal.

Situação parecida foi vivida por moradores de Touros, onde as ruas ficaram alagadas. Recursos federais também foram destinados para o município. Em Canguaretama, a cheia do rio Curimataú provocou alagamentos, incluindo um ponto de interdição na BR-101 no sentido João Pessoa, na altura do município. 

Em Natal, a chuva do dia 3 de julho abriu uma cratera na rua Mirassol, no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste. Mais de 30 casas foram afetadas e interditadas pela Defesa Civil municipal. Os moradores foram alojados em casas de parentes.

Além dos problemas na zona Oeste, as demais áreas da cidade também foram afetadas. No cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Alagoas, a lagoa de captação transbordou e o trânsito ficou bloqueado por cerca de 10 dias. Na Rota do Sol, outro ponto de alagamento se formou após a Estação de Tratamento de Esgotos da Caern transbordar. 

Em Parnamirim, moradores de Emaús ficaram ilhados após a lagoa de captação da rua Dom Bosco encher. Em Pium, ainda no município, o rio Pium encheu e quase superou o nível da ponte na RN-313, que chegou a ser interditada para a remoção de árvores, mas o DER-RN disse que não havia risco de desmoronamento.

Confira os 30 municípios em alerta:

Arez
Baía Formosa
Brejinho
Canguaretama
Espírito Santo
Extremoz
Goianinha
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa Salgada
Macaíba
Montanhas
Monte Alegre
Natal
Nísia Floresta
Nova Cruz
Parnamirim
Passa e Fica
Passagem
Pedro Velho
Santo Antônio
São Gonçalo do Amarante
São José de Mipibu
Senador Georgino Avelino
Serrinha
Tibau do Sul
Várzea
Vera Cruz
Vila Flor

 

Nenhum comentário: