Páginas

sábado, 9 de julho de 2022

Ex-presidente de Angola, José Eduardo dos Santos morre aos 79 anos

 


O ex-presidente de Angola José Eduardo dos Santos, que governou o segundo maior produtor de petróleo da África por quase quatro décadas, morreu aos 79 anos nesta sexta-feira (8), disse o gabinete da Presidência do país.

Dos Santos morreu na clínica Teknon, em Barcelona, na Espanha, onde estava sendo tratado de uma doença de longa data, segundo o comunicado.

Um dos líderes mais longevos da África, Dos Santos renunciou cinco anos atrás. Seu governo foi marcado por uma guerra civil de quase três décadas contra os rebeldes da Unita, apoiados pelos Estados Unidos, que ele acabou vencendo em 2002, e por um boom alimentado por petróleo na sequência.

Seu sucessor, o presidente João Lourenço, declarou cinco dias de luto nacional e descreveu Dos Santos como um “personagem único da pátria angolana".

Apesar de ter sido escolhido a dedo por Dos Santos para sucedê-lo, Lourenço rapidamente começou a investigar alegações de corrupção na casa dos bilhões de dólares durante a era do ex-presidente.

O jornalista angolano e ativista de direitos humanos Rafael Marques de Morais, crítico declarado de Dos Santos, escreveu no começo desta semana em um site anti-corrupção que o legado político de Dos Santos "não deixará saudade, mas deixa sofrimento".

 

Nenhum comentário: