Páginas

sábado, 9 de julho de 2022

RN tem 15 municípios em estado de calamidade por causa das chuvas

 


As chuvas intensas que caíram ao longo da semana no Rio Grande do Norte deixaram pelo menos 15 municípios em estado de calamidade pública ou de emergência. O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (08) que vai publicar decreto de estado de emergência para permitir atuação menos burocratizada.

Os municípios que serão inseridos no decreto são: Natal, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Touros, Nova Cruz, Canguaretama, Montanhas, Várzea, Espirito Santo, Pedro Velho e Tibau do Sul.

Em reunião do Comitê Gestor de acompanhamento das chuvas foi decidida a intensificação das ações para retirada das pessoas em áreas alagadas e de risco, a fiscalização e manutenção em áreas de risco nas estradas, apoio técnico e operacional da Defesa Civil Estadual à Defesa Civil dos municípios, monitoramento das bacias hidrográficas e do clima.

As ações serão realizadas por Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretárias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Comunicação, Instituto de Águas do RN, DER, Idema.

Ainda dentro das medidas para mitigar os efeitos das chuvas o Governo do Estado obteve o apoio do Exército para a utilização de bombas, veículos e pessoal em apoio às ações. A gestão estadual vai ainda oficiar aos Ministérios da Defesa e Desenvolvimento Nacional a situação de emergência no estado visando apoio do Governo Federal.

A governadora Fátima Bezerra anunciou ainda que será realizado o monitoramento das bacias do estado, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com acompanhamento técnico do IGARN e Emparn.

O Comitê Gestor de acompanhamento das chuvas vai manter reuniões diárias na sede do GGI - Gabinete de Gestão Integrada, no Centro Administrativo em Natal.

 

Nenhum comentário: