Páginas

sábado, 9 de julho de 2022

PIX Garantido: serviço será uma ameaça aos cartões de crédito?

 


Muito tem se falado sobre o PIX Garantido. O serviço ainda não tem previsão oficial de lançamento pelo Banco Central, mas a possibilidade de permitir as compras parceladas – e com garantia dos bancos – surge como uma ameaça aos cartões de crédito.

Para os comerciantes, o PIX Garantido será mais uma oferta como forma de pagamento. O que, no fim das contas, pode dar uma guinada maior nas vendas. E para os clientes, ele chega como uma chance de fazer uma compra com transferência imediata, mesmo que não haja nenhum saldo na conta.

PIX Garantido é uma ameaça aos cartões de crédito?

Com o serviço, o cliente poderá garantir a compra com o meio de pagamento PIX, mas ainda conseguirá fazer o parcelamento do valor. As compras poderão ser parcelas em até 24 vezes, mas com juros.

Em outras palavras, esse é um meio de pagamento seguro para ambos os envolvidos, não é para menos que as pessoas estão ansiosas. A previsão é de que o PIX Garantido seja lançado pelo Banco Central ainda em 2022.

O serviço deverá ser um grande concorrente dos cartões de crédito, o que pode ser bom para os clientes, caso haja a possibilidade de os bancos promoverem uma redução nas taxas de juros.

Na prática, o serviço irá permitir o mesmo que os cartões de crédito, pois as pessoas vão ganhar mais tempo para pagar a dívida por causa dessa possibilidade de parcelamento.

Hoje o PIX permite somente as compras à vista. A facilidade que o ferramenta proporciona fez com que muitos brasileiros adotassem essa forma de pagamento. Já o novo serviço ainda depende de mais informações por parte do Banco Central, pois ainda não foi divulgado o limite disponível, por exemplo.

A expectativa é que o serviço seja lançado nos próximos meses. Sendo assim, mantenha-se atento às notícias, pois novidades devem ser compartilhadas sobre o novo meio de pagamento parcelado e seguro muito em breve.


 

Nenhum comentário: