Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Almada em Portugal acessa o blog do Paulo Júnior

Almada é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal, região de Lisboa e sub-região da Península de Setúbal, sendo a sexta cidade mais populosa de Portugal, com cerca de 101 500 habitantes.[2]


Almada é sede de um pequeno mas densamente povoado município com 70,2 km² de área e 173 298 habitantes (2011),[3] subdividido em 11 freguesias. Algumas das freguesias que fazem parte da cidade de Almada são o Feijó, Cacilhas, Cova da Piedade, Almada, Laranjeiro e Pragal, que constituem uma área urbana de 13,74 km². O município é limitado a leste pelo município do Seixal e a sul por Sesimbra, e possui uma longa costa a oeste para o Oceano Atlântico, e a norte e nordeste abre-se para o Estuário do Tejo, frente aos municípios de Lisboa e Oeiras. O rio Tejo, o maior da Península Ibérica desagua entre Almada e Oeiras.

O concelho recebeu foral de Dom Sancho I em 1190. Almada foi elevada à categoria de cidade em 1973. Outra localidade do município de Almada com estatuto de cidade é a Costa da Caparica, esta elevada a cidade em 2004.

A designação de Almada é proveniente da palavra árabe المعدن (transliteração:al-ma'adan), «a mina», pelo motivo de que, aquando do domínio árabe da Península Ibérica, os árabes procediam à exploração do jazigo de ouro da Adiça, no termo do Concelho. A zona de Almada foi igualmente escolhida pelos árabes para a construção de uma fortaleza no promontório natural, sendo esta destinada à defesa e vigilância da entrada no rio Tejo, em frente de Lisboa, desenvolvendo-se a povoação nos domínios da defesa militar, da agricultura e da pesca.

Almada, uma das principais praças militares árabes a sul do Tejo, foi conquistada pelas forças cristãs de D. Afonso Henriques em 1147, ficando posteriormente na posse dos Cavaleiros de Santiago, por carta assinada por D. Sancho I, em 26 de Outubro de 1186.
Fantasiosamente o Padre António Carvalho da Costa (1706-1712), no vol. 2º página 59 da sua "Corografia Portuguesa", quando aborda Pombalinho, refere-se que: os "Almadas têm a sua origem num cavaleiro inglês, mestre de campo de Guilherme Longa Espada, que veio de socorro a Lisboa, quando El-Rei D. Afonso Henriques a ganhou aos mouros e este rei lhe fez mercê da Vila de Almada, que uns dizem que dele tomou o nome, por se chamar "ALMADÃO", outros que a dita vila deu o apelido".

O mesmo autor e na mesma obra, página 309 do vol. 3º, quando se refere à "Vila de Almada" diz que esta: "foi doada por D. Afonso Henriques em 1147. Chamaram-lhe primeiro VIMADEL, que significa "povoação de todos". Depois se chamou Almada, por ser conquistada aos mouros por um cavaleiro deste apelido".

No entanto, mesmo muito depois essa versão ainda se manteve nos meios estatais e académicos por muito tempo, pois um documento de confirmação do título nobiliárquico de Conde de Almada a D. Lourenço José Boaventura de Almada, supostamente representante desse tal cruzado, quando é nomeado por despacho de Sua Majestade D. Maria I, em 29 de Abril de 1793, diz: " que deverá usar do Título da Vila de Almada, de que tem o apelido, em honra da memória do Primeiro dos seus Avós, que adoptou como Conquistador e Povoador, pelo Senhor Rei D. Afonso I de Portugal".


Em 1190, D. Sancho I outorgou o primeiro foral aos moradores de Almada. No entanto, em 1191 ocorre uma nova invasão árabe sob o comando de Yusuf al-Mansur, com origem em Sevilha. Esta invasão adquire lentamente uma expressão significativa, alcançando e tomando Alcácer do Sal, marchando sobre Palmela e Almada, sendo esta abandonada pelos cavaleiros da Ordem Militar. A povoação ficou grandemente destruída pela acção das forças árabes.

Mais tarde, El-Rei D. Diniz a encorporou na Coroa, dando aos ditos Cavaleiros, em troca, as Vilas de Almodova e Ourique, com os castelos de Marachique e Algezur".


O povoamento de Almada é realizado de forma lenta mas contínua, reconstituindo-se parcialmente o modo de vida praticado anteriormente. No início do século XIII, a sociedade vive um período de organização e estabilização segundo os direitos e deveres consignados no código foraleiro, complementados pelos antigos usos e costumes do direito consuetudinário.

Local de falecimento de Fernão Mendes Pinto, escritor português, autor de Peregrinação, em 1583.

Freguesias

As onze freguesias do concelho de Almada são as seguintes:


As freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Feijó, Laranjeiro e Pragal são freguesias urbanas e formam conjuntamente a cidade de Almada. As freguesias da Sobreda, Trafaria e Caparica são vilas e a freguesia da Costa da Caparica é cidade.

[editar] Cultura



Música

Almada tem sido berço de grandes grupos musicais e cantores a nível nacional. Alguns exemplos são as bandas UHF, Da Weasel, a cantora Sara Tavares e mais recentemente, os O'queStrada e parte dos Melech Mechaya.

Personalidades


Almada é o lugar de nascimento de:



Nenhum comentário: