Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Médico potiguar festeja

O médico potiguar Tarcísio Gurgel de Souza, pediatra e perito aposentado do INSS, está em West Chicago, Estados Unidos, para um evento marcante em sua vida. Comemora durante esta semana o 45º aniversário da formatura da sua turma do High School, resultante do intercâmbio estudantil promovido pelo American Field Service – AFS. Tarcísio foi escolhido orador oficial da turma e falará para os seus colegas e membros da família americana que o hospedou durante um ano - de 1965 a 1966.

Para marcar as comemorações, o médico potiguar resolveu escrever um livro bilíngüe – português e inglês - relatando a sua experiência como estudante do intercâmbio, que lançará na mesma ocasião. O livro traz muitas fotos e ilustrações da época, na qual suas atividades como brasileiro residindo nos Estados Unidos foi assunto de mais de 50 publicações, inclusive os jornais de maior circulação. Publica também o texto do discurso que proferirá, com uma forte carga de emoção, pelas importantes lembranças que resgatou.

“Janela aberta para o mundo” é o título da publicação, cuja apresentação ganhou o título de “Uma viagem de 45 anos”. Por conta da sua fluência na língua inglesa, Tarcísio Gurgel foi também professor e intérprete no Navio Hospital Hope, que permaneceu por um ano em Natal, na década de 70. Ele exerce a medicina desde 1975, mas o intercâmbio parece que lhe abriu mesmo uma janela para o mundo, pois em todas as férias ele aproveitou bem para viajar e hoje já conhece mais de 50 países, de todos os continentes. Aliás, trata-se do seu segundo livro. Em 2007 ele lançou “Batendo asas”, onde fala sobre suas viagens por 32 países.

Texto: Walter Medeiros – DRT/RN 468

Nenhum comentário: