Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Criação do Programa “RN sem Lixão” é discutido na Assembléia Legislativa

O deputado estadual Gustavo Carvalho, defendeu durante a instalação da Assembléia Legislativa em Mossoró, a criação do Programa Rio Grande do Norte sem Lixões, projeto que trará enormes benefícios para a saúde da população potiguar.

Em seu pronunciamento o parlamentar mostrou a viabilidade do importante programa ser executado através de uma parceria que poderia ser formada entre os Governos Estadual, Federal e Municipal, que juntos construiriam aterros sanitários ou controlados para melhorar o destino dos lixos gerados nas cidades potiguares. 

“Infelizmente hoje nos deparamos em praticamente todos os municípios do RN com lixões instalados em sua maioria as margens das rodovias, proporcionando mau cheiro e contribuindo para a destruição da natureza e principalmente gerando problemas para a saúde da população”, comentou.

Com a construção de Aterros Controlados ou Sanitários nos municípios potiguares a população principalmente da região do Médio e Alto Oeste a onde se encontra o maior numero de lixões passariam a ter uma local específica e adequada para destinar o seu lixo.
A reportagem apurou que dos mais de 40 municípios do Médio e Alto Oeste, existem apenas Aterros Controlados nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, isso porque foram construídos através de uma parceria entre as prefeituras destas cidades com a PETROBRAS.

A proposta da criação do Programa Rio Grande do Norte sem Lixões, foi aprovada por unanimidade e foi encaminhada para á governadora Rosalba Ciarline (DEM) e ao diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do RN – IDEMA, Marcelo Toscano e ao Ministério do Meio Ambiente.      

Por Assessoria de imprensa

Nenhum comentário: