Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Guararapes vai centralizar produção fabril no RN

 

O Grupo Guararapes anunciou, na terça-feira (10), que vai centralizar sua operação fabril em Natal. Com a decisão, a empresa encerrou as atividades em Fortaleza, capital do Ceará, e cerca de 2 mil funcionários foram desligados.

"A decisão faz parte do planejamento estratégico da companhia com foco em otimizar a operação fabril para intensificar eficiência, competitividade e diversificação de produtos. O modelo de negócio integrado do grupo permanece inalterado, preservando a cadeia de fornecimento nacional", afirmou o grupo em nota.

Ainda não há estimativa de quantos empregos no Rio Grande do Norte serão gerados com a mudança da empresa. A decisão da Guararapes foi avaliada positivamente para o estado pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec-RN), Jaime Calado.

"O Rio Grande do Norte não se alegra em ver o Ceará perder empregos, mas se alegra em ganhar empregos, e isso é consequência da nova política de incentivos fiscais implementados na gestão da governadora Fátima Bezerra, que garante vantagens para as empresas se firmarem aqui. Aquela política que fez o RN perder empregos está sendo revertida e não é só na Guararapes. São várias outras empresas. É só andar pelo estado para ver quantos atacarejos surgiram nesses quatro anos; uma verdadeira indústria de carnes começa a se formar, entre vários outros setores que estão se fortalecendo. Tudo isso se deve ao Proedi”, pontuou.

O discurso foi reforçado pelo secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier. "É o Rio Grande do Norte ganhando disputas pela manutenção de empresas. Isso era impensável há alguns anos. O Proedi e, posteriormente, a inclusão da indústria têxtil no segmento relevante, com certeza foram fundamentais nessa escolha”, considerou.

Confira a nota do Grupo Guararapes:

"O Grupo Guararapes informa que irá centralizar sua produção fabril em Natal, no Rio Grande do Norte. A decisão faz parte do planejamento estratégico da companhia com foco em

otimizar a operação fabril para intensificar eficiência, competitividade e diversificação de produtos. O modelo de negócio integrado do grupo permanece inalterado, preservando a cadeia de fornecimento nacional.

Vale frisar que a Guararapes preza, primordialmente, pelo cuidado e olhar humano, assim todos aqueles que foram afetados por essa decisão já estão recebendo a assistência devida juntamente com um pacote extra para auxiliar nesse período. 

A todos foi oferecido a extensão do plano de saúde pelo dobro do aviso prévio e o valor de meio piso salarial. As máquinas de costura industrial foram doadas às costureiras e aos demais foi fornecido um adicional de mais um salário. 

A Guararapes tem uma relação de longa data com o Ceará e seguirá atuando no estado por meio de suas lojas".

 

Nenhum comentário: