Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

II JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA

Por: Halyson Rodrigo de Araújo Dantas
Professor e Coordenador do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCST

  
Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. Em função dessa conceituação, proveniente do Plano Nacional de Extensão Universitária, a Faculdade Católica Santa Teresinha (FCST) tem procurado cada vez mais desenvolver atividades que provoquem mudanças significativas na sociedade na qual está inserida. Partindo desses pré-supostos, e atendendo aos princípios básicos da instituição, a Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCST projetou o evento denominado 2ª JORNADA DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FCST.  

Pretende-se que o evento tenha uma continuidade nos anos seguintes, de forma que seja inserido no calendário de atividades acadêmicas da FCST e seja constantemente aprimorado. 

O evento, além de proporcionar a instituição consistência como Faculdade Regional, pretende atender aos princípios e atividades norteadoras de sua política Científica, Técnica e Acadêmica (CT&A), prevista no seu Programa Institucional de Pesquisa e Extensão, que diz que “o estreitamento da relação Faculdade-Comunidade será concretizado através de programas onde a cultura seja difundida, havendo entrelaçamento da cultura popular e acadêmica.    

Eventos como exposições, feiras, competições esportivas e outras formas de integração farão o chamamento da população para uma participação mais efetiva na vida acadêmica”. Para o ano de 2012, a 2ª Jornada de Pesquisa e Extensão da FCST será realizada de 25 a 27 de abril, nas suas dependências na cidade de Caicó, localizada na Rua Visitador Fernandes, nº 78, Centro.  

Integram a 2ª Jornada de Pesquisa e Extensão o 1º Concurso de Artigo Científico da Instituição, que se caracteriza pela apresentação dos resultados de estudos e pesquisas desenvolvidos pelos docentes e discentes dos cursos de graduação da FCST, além de um conjunto de atividades destinadas aos públicos interno (docentes, técnico-administrativos e discentes) e externo, como apresentação de palestras, de seminários, de ciclo de debates e de mini-cursos. 

Aliado as atividades técnico-científicas serão realizados eventos relacionados às artes e culturas em geral. A 2ª Jornada de Pesquisa e Extensão da FCST objetiva contribuir para que nossa comunidade acadêmica dê mais um passo ao encontro da materialização das diretrizes contidas em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sejam pela mostra de resultados da aplicação de conhecimentos científicos adquiridos por nossos alunos e professores, resultantes da aplicação do princípio de indissociabilidade entre ensino e pesquisa, seja pela impacção da comunidade por meio de nossas atividades de extensão, primando a todo tempo pela responsabilidade social, econômica, ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: