Páginas

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Bolsonaro confirma mais 625 aprovados nos concursos PF e PRF

 


Após a promessa de mil a mais nos concursos PF e PRF, o presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que serão 625 vagas em cada corporação para a chamada de remanescentes. Os convocados farão parte de um novo CFP que deve acontecer ainda este ano.

O presidente confirmou a informação nesta terça-feira, 3, em conversa com apoiadores e com a imprensa no Palácio da Alvorada.

"Hoje foi acertado mais 625 vagas para cada força (PF e PRF). Foi o que deu para fazer. Os demais terão outra oportunidade, talvez esse ano ainda acabando as eleições", disse o presidente.

O presidente foi questionado sobre o decreto que embarreirava a convocação de excedentes e respondeu:

"Tudo o que eu podia fazer eu fiz. Vocês já são considerados excedentes."

Bolsonaro voltou a enfatizar para os aprovados que ambas as polícias são lucrativas e que por isso havia tentado um número maior e deseja contar com mais pessoal no quadro das corporações. 

Na última segunda, 2, o presidente ligou para o ministro Anderson Torres e pediu para que tentasse a convocação de mais mil em cada, totalizando 2 mil novas vagas. No entanto, este quantitativo, pelo visto, não foi possível. O próximo passo é a publicação do decreto no Diário Oficial da União.

Para solicitar o aumento das vagas, o presidente mencionou a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN). Na conversa com o Anderson Torres ele ainda deixou evidente a possibilidade de formar essas novas turmas ainda em 2022. 

Em abril, Bolsonaro já havia conversado com apoiadores e sinalizado que tinha acertado chamar mais mil, sendo 500 em cada polícia.

"O que está acertado são mais de 500 [candidatos a serem nomeados] para PF e 500 para PRF. Está fechado, acertei com a Economia, está tudo certo. Não tem como não dar certo”, disse Bolsonaro.

Tanto a Polícia Federal quanto a Polícia Rodoviária Federal já realizam curso de formação das primeiras turmas e, inclusive, já tiveram as suas primeiras formaturas de aprovados podendo tomar posse nos cargos.

A PRF, inclusive, anunciou um novo CFP com vagas remanescentes. Elas sobraram da primeira turma, que já foi concluída, de alunos não aprovados ou desistentes. Esses novos já estão em formação. O curso acontece de abril até 29 de junho de 2022.

Editais dos concursos PF e PRF ofertam 1.500 vagas cada

Divulgados em janeiro de 2021, os editais dos concursos PF e PRF oferecem 3 mil vagas, sendo 1.500 para cada corporação. Já na época do lançamento do edital, Bolsonaro prometeu chamar, pelo menos, 500 excedentes em cada polícia. 

"Concursos serão atendidos", afirma ministro Paulo Guedes

No concurso PRF, todas as oportunidades são para o cargo de policial rodoviário federal. A carreira é destinada aos candidatos com nível superior em qualquer área. É preciso, ainda, ter carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Já o concurso PF tem oferta de 1.500 vagas imediatas e efetivas. Além disso, a expectativa é que o presidente Jair Bolsonaro permita a chamada de 500 excedentes.

Os cargos possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais e a distribuição das vagas imediatas por cargo confirmada é a seguinte:

  • Agente de polícia  - 893 vagas
  • Escrivão de polícia  - 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  - 84 vagas;
  • Delegado de polícia  - 123 vagas.

Todas as vagas do concurso PF são para graduados, com nível superior.

Nenhum comentário: