Páginas

sábado, 7 de maio de 2022

Natal terá 115 quilômetros de faixas para bicicletas até 2024, diz prefeitura

 


A estrutura cicloviária de Natal está sendo ampliada. Atualmente, a cidade conta com 90 quilômetros entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. Até o final de 2024, após a finalização dos projetos que estão sendo executados pela Prefeitura, os ciclistas terão à disposição mais de 115 quilômetros de áreas adequadas para pedalar de forma segura. É na Zona Norte onde estão concentrados os principais investimentos da gestão no setor. Os canteiros centrais das principais avenidas da região passarão a contar com ciclovias.

Serão aplicados R$ 6,2 milhões na execução desse projeto que pretende aumentar em mais 15 quilômetros a malha cicloviária da capital potiguar em até 12 meses. O prefeito Álvaro Dias dará a ordem de serviço para este projeto na próxima terça-feira, dia 10. Os espaços serão instalados nas Avenidas das Cirandas; Pico do Cabugi, Florianópolis; Guararapes, Nosso Senhor do Bonfim e Itapetinga. As ciclovias serão de mão dupla e vão contar com sinalização horizontal e vertical. Além disso, serão executadas melhorias no entorno das vias para trazer mais conforto, melhorar a acessibilidade e gerar mais segurança para pedestres e ciclistas.

“As principais cidades em todo mundo estão investindo para melhorar as condições de trafegabilidade e segurança para os ciclistas. Não poderíamos deixar de fazer isso aqui em Natal. Esse é um modal de transporte alternativo muito prático, econômico, ambientalmente sustentável, traz saúde e qualidade de vida e melhora a mobilidade urbana, diminuindo o tráfego de veículos. A capital potiguar caminha para ser referência em matéria de respeito aos ciclistas”, destaca Álvaro Dias. Ainda na Zona Norte, a Prefeitura está executando a requalificação da rua Maruim, na Redinha. A via também contará com uma ciclofaixa moderna e sinalizada.

Na Zona Sul, a estrutura cicloviária será reforçada com a continuidade do projeto de modernização da avenida Praia de Ponta Negra. A ideia da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) é criar um anel cicloviário na região, alcançando a Rota do Sol, conectando as principais ruas e avenidas do bairro. Já na Zona Leste, a avenida Rio Branco, principal corredor de mobilidade da região, também passou a contar com uma ciclovia na semana passada. Esse benefício está inserido no projeto de requalificação viária que a STTU está executando na região, melhorando as condições das calçadas da avenida.

Atualmente, Natal conta com ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas em todas as regiões. Existem espaços do gênero nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton Senna, Café Filho, Omar O´Grady, no Viaduto do Baldo, Ponte Newton Navarro, seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael Fernandes (também conhecida como avenida do Contorno). Além disso, existem ciclovias na avenida Dr. Solon Miranda de Galvão, interligando a avenida Roberto Freire ao Anel Viário do Campus Universitário; Capitão-Mor Gouveia; Amintas Barros; Miguel Castro; Deodoro da Fonseca; Hermes da Fonseca e Roberto Freire.

“Essa gestão tem uma sensibilidade enorme e vem investindo na adaptação da cidade para oferecer melhores condições e segurança para os ciclistas. São avanços inegáveis e significativos. Só quem tem a ganhar com isso é a cidade. Vamos diminuir a circulação de veículos, a presença de gases poluentes oriundos da queima de combustível dos carros também será menor e a vida útil da malha viária da cidade será maior. Quando o Poder Público investe nesse tipo de política pública, incentiva cada vez mais pessoas a trocarem o carro pela bicicleta”, observa Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU e membro da Associação dos Ciclistas do RN.

Ciclo Natal promove lazer aliado a conhecimento

Além de meio de transporte ambientalmente correto, o ciclismo é uma atividade que vem a cada dia ganhando mais adeptos em Natal. Seja como forma de deslocamento dentro da cidade ou por atividades de lazer e física. Uma prova disso são as edições do projeto Ciclo Natal, realizadas mensalmente pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), sempre aos domingos e que atraem sempre um bom público. A última edição, realizada neste último domingo (01), atravessou toda a Via Costeira, saindo da Escadaria de Mãe Luiza em direção a Ponta Negra. E foi sucesso de público.

Nesta última edição, a terceira de 2022, foi lançada também a Campanha de Paz no Trânsito, em parceria com a STTU, chamando a atenção para o assunto, discutido mundialmente.

A primeira edição deste ano foi realizada na Zona Sul da cidade, em fevereiro, percorrendo um trajeto de 10km, a média de distância das edições. A cada Ciclo Natal realizado, é montada estrutura de segurança com a participação da STTU, animação e participação de grupos de ciclistas, chamando a população a participar dos passeios. Muitos iniciantes e crianças participam com segurança. A segunda edição foi realizada entre as Zonas Oeste e Leste.

De acordo com a secretária Municipal de Esporte e Lazer, Jódia Menezes, a ideia é de unir o esporte à exploração de roteiros turísticos da cidade, a exemplo da edição de retomada do projeto, após suspensão devido à pandemia, realizada em agosto do ano passado, com o passeio no Centro Histórico de Natal.

“Nossa ideia, junto com a Setur, é unir os ciclos. Antes tínhamos apenas o passeio, agora vamos juntar com o roteiro do turismo para termos sempre algo a mais. A ideia é que tenhamos sempre um guia explicando tudo para os participantes”, afirma Jódia.

O Ciclo Natal é realizado pela Prefeitura do Natal através das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SEL), de Mobilidade Urbana (STTU), de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom), com o apoio de parceiros como associações de ciclistas.


 

Nenhum comentário: