Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Concurso Guarda de Fortaleza 'deve ser liberado já', diz prefeito

 


O concurso para a Guarda de Fortaleza CE deve ter novidades nas próximas semanas. Isso porque o prefeito José Sarto voltou a confirmar o edital para até o final de julho. 

A nova confirmação veio em evento que aconteceu na última quarta-feira, 8, quando entregou equipamentos e falou sobre a promoção dos novos agentes.

A informação foi noticiada pelo site O Povo. Em entrevista ao portal, o prefeito comentou sobre o concurso Guarda de Fortaleza CE:

"O edital da Guarda deve ser liberado já. A previsão é que até o final de julho a gente libere", ratifica Sarto.

Vale destacar que Sarto já havia dado a previsão de edital até o fim de julho no último mês.

Em entrevista concedida ao programa Conexão Assembleia da Rádio FM Assembleia, o chefe do município falou sobre o prazo e do avanço nos preparativos:

"A previsão é sair até o final de julho. Nós já fizemos o levantamento. Eu creio que até o final de julho já estamos lançando o edital."

Concurso Guarda de Fortaleza CE dever ter banca em breve

Após o prefeito confirmar por duas vezes que o edital do concurso deve sair até o fim de julho, a expectativa que fica é para os próximos passos. Isso porque a banca organizadora ainda precisa ser anunciada.

Com a iminência do lançamento do edital, isso deve ocorrer nas próximas semanas.

Além de definir a banca, os últimos ajustes também devem ser feitos, como: elaboração do edital e definição do cronograma do concurso.

Concurso Guarda de Fortaleza CE terá mais de mil vagas

Inicialmente, o concurso Guarda de Fortaleza CE foi anunciado no final de 2021 com a previsão de ofertar mil vagas para a carreira de guarda municipal. No entanto, essa oferta deve ser maior, segundo o prefeito.

Sarto prometeu novidades quanto ao número de vagas.

"Seriam mil vagas, mas devem ser um pouco mais porque além de guardas municipais nós vamos ter uma ampliação com um outro tipo de servidor."

Ele, no entanto, não especificou para qual cargo serão as novas vagas ou se podem contemplar mais de uma função.

Quando aconteceu o último concurso Guarda de Fortaleza CE?

A Guarda Municipal de Fortaleza não realiza concurso desde 2013. Na época, o edital publicado trouxe também uma oferta de 1.000 vagas. A banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Além do guarda municipal, a seleção também ofertou chances para agente de defesa civil e agente de segurança institucional. A jornada de trabalho era de 180 horas mensais, com salários variáveis de R$1.652 a R$1.923.

Em 2013, os candidatos foram avaliados por três etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação versou por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:

  • Língua Portuguesa - 15 questões;
  • Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
  • Atualidades - cinco questões;
  • Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
  • Legislação Municipal - sete questões; e
  • Legislação Específica - seis questões.

Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, o candidato é convocado para oa avaliação psicológica,  investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.


Nenhum comentário: