Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Detran orienta sobre gratuidade no processo de agendamento de serviços

 


A Coordenadoria de Habilitação de Condutores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) está reforçando junto ao público e aos Centros de Formação de Condutores que os agendamentos dos serviços de habilitação acontecem de maneira gratuita, utilizando o Portal de Serviços do órgão (portal.detran.rn.gov.br). A medida se faz necessária para orientar os usuários que qualquer cidadão pode acessar o Portal e fazer seu agendamento sem custo adicional.

A Controladoria Regional de Trânsito do Detran, informou que cada processo de habilitação segue um protocolo, e que é importante que o próprio usuário faça o seu registro, sem necessidade de se utilizar de terceiros, pagando valores adicionais por um serviço que é totalmente gratuito, como é o agendamento.

Outro ponto importante é referente a renovação de CNH, onde o cidadão deve fazer tudo dentro do sistema, pagamentos de boletos, agendamento, e ter acesso ao endereço exato da clínica médica credenciada pelo Detran para a realização do exame de aptidão.

Na situação da primeira habilitação, onde são gerados os boletos para cada serviço que é realizado, desde a abertura do processo, exames médicos e psicológicos, provas teórica e prática, é importante que o cidadão não terceirize o pagamento dos boletos, ou seja, que ele mesmo imprima e pague de acordo com a data de cada serviço, dessa maneira o usuário tem o controle e conhecimento de todo o processo.

Dentro dessa orientação, o usuário que vai em busca de serviços oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores, como a primeira habilitação e outros, é importante que ele separe o valor do CFC e o que é direcionado aos serviços do Detran, realizando ele mesmo a quitação das taxas do Detran, de acordo com as datas dos boletos.

Para realizar o agendamento dos serviços de Habilitação, Veículos ou exames médico e psicológico o cidadão acessa o Portal do Detran (portal.detran.rn.gov.br) na aba “Veículos”, clica em “Agendamentos de Serviços”, escolhe a área do serviço e em seguida o tipo do serviço solicitado, escolhendo por fim, o dia e local disponíveis na agenda online do Detran.

O acesso às dependências do Detran somente poderá ser feito por usuários que tenham em mãos o documento comprobatório de agendamento do serviço.

 

Nenhum comentário: