Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atleta de Judô do CUCA vai representar o RN no Brasileiro Regional II de Judô

O jovem atleta Renato Rômulo Ferreira Barbosa que integra a equipe de Judô do CUCA, participou recentemente do XVIII – Torneio Herbert Luís – 2012 Seletiva para o Brasileiro Regional de Judô, em Natal, no Colégio Marista, no dia 03 de março de 2012. Na mesma competição, a cidade de Caicó classificou dois para a Seleção B de Judô do RN: Hudson Lucena (categoria -53) e Mônica Sátiro (categoria -63). Esses atletas irão treinar com a Seleção do RN e tem possibilidade de ir para o Brasileiro Regional de Judô, em João Pessoa-PB.


Na categoria pré-juvenil (-53) Renato Rômulo foi campeão e com a pontuação obtida, ele ganhou a vaga para a Seleção A do Estado do RN, para representar o mesmo no Brasileiro Regional II, em João Pessoa-PB, nos dias 14 e 15 de abril.


Renato Rômulo agradece o apoio do Colégio e Curso CUCA, na pessoa do Professor Pierre Pinto, do atual diretor Manoel Medeiros e do Coordenador Técnico Desportivo, José Elson, sem falar do apoio irrestrito da ACJ – Associação Caicoense de Judô, na pessoa do Presidente Neif Nagib e do vice Edson Antunes.


Renato Rômulo deu início a sua carreira judoísta no Colégio CUCA, através do Professor Suédson Relva Nogueira e dando continuidade aos treinos com o Professor Diego Assunção que assumiu o Judô do Colégio CUCA a partir do ano de 2012.


“Achei muito boa a competição, conheci amigos e será uma oportunidade única de representar o Estado e a cidade de Caicó nesta importante competição”, afirmou o atleta Renato Rômulo. Ele agradece aos amigos de treino e ressalta que sem eles não chegaria ao nível em que está no Judô.


O jovem Renato reconhece que o Judô trouxe mais responsabilidade para sua vida, além da ética e moral.


Aluno Bolsista do CUCA, aos 14 anos, o atleta Renato Rômulo confirmou que pretende seguir no Judô e alcançar muitas vitórias, sempre procurando cada vez mais a determinação e seguindo o código moral do Judô: delicadeza, coragem, sinceridade, controlo de si, honra, modéstia, amizade e respeito.


Saiba mais sobre o Judô:
O Judô, um desporto, uma escola da vida e uma paixão é uma modalidade de elevado valor educativo para a juventude que lhe proporciona grandes sensações de prazer, de alegria, de conhecer vários amigos que os ajudarão a progredir, a melhorar, a tornar-se mais perfeito, mais destro, mais ágil, mais forte. O Judô é uma actividade que se pode praticar de várias maneiras, é uma grande família, é um treino e uma educação que permite realizar progressos físicos e mentais. Através desta actividade a juventude torna-se mais forte, mais flexível, mais ágil, mais rápida. Aumenta o domínio que os jovens têm sobre eles próprios, sobre o seu espírito de decisão, a sua tenacidade face às dificuldades ou à fadiga.


Origem do Judô e Valores
O Judô é uma invenção puramente japonesa que data do final do século XIX. O seu fundador, Mestre Jigoro Kano, pretendeu criar um instrumento de progresso físico e mental, de amizade e de entreajuda nas nossas relações com os outros. A educação, no Japão, tinha encontrado a sua expressão mais nobre no Budo, o ideal dos samurais.


O próprio Mestre Kano tinha estudado em duas escolas de jiu-jitsu que reclamavam desse mesmo ideal, tendo recolhido no seu país a herança das técnicas de combate tradicionais e das preocupações de educação total do indivíduo, tanto na sua vertente física como mental. Soube dar-lhe uma forma adaptada à vida moderna, sem perda de originalidade e sem o abandono do valor das tradições. Soube impor ao Japão, e depois ao mundo inteiro, esta nova disciplina. Foi graças a ele que o Judô se tornou o único desporto de origem não ocidental praticado hoje em dia em todo o mundo.


Os lemas através dos quais exprimiu os objectivos essenciais da prática,"máxima eficácia mínimo esforço" "prosperidade e benefícios mútuos", permanecem actuais. Os valores do domínio individual, de tenacidade no esforço, de cortesia, de igualdade de espírito na vitória e na derrota, que devemos procurar no tatami, contribuem largamente para desenvolver uma personalidade apreciada por todos. 


Reportagem: Paulo Júnior
Jornal Correio do Seridó 
A máquina da notícia

Nenhum comentário: